Uma jovem de Pouso Alegre está entre três brasileiros presos na Tailândia esta semana por suspeita de tráfico internacional de drogas. Mary Hellen Coelho, de 22 anos, foi detida ao desembarcar no aeroporto de Bangkok, na última segunda-feira (14/02). Ela tinha saído do Brasil pelo aeroporto de Curitiba (PR).
Segundo o G1 do Paraná, comunicados de autoridades tailandesas informam que foram aprendidos com os brasileiros 15,5 quilos de cocaína, com valor equivalente a cerca de R$ 7,5 milhões. As drogas estavam nas malas de cada um deles. Mary Hellen e um amigo, de 27 anos chegaram em um voo. Outro rapaz, de 24 anos, chegou em um segundo voo, logo depois, e também foi preso. Ele também saiu da capital paranaense.
Funcionários do aeroporto da Tailândia desconfiaram de itens mostrados no raio-X e as três malas levadas pela jovem de Pouso Alegre e o amigo foram revistadas. Foram encontrados 9 quilos de cocaína em um compartimento oculto.
Mais tarde, o outro paranaense, de 24 anos, foi preso com 6,5 quilos de cocaína em duas malas. Ainda não há confirmação se esse rapaz conhecia os outros dois brasileiros presos no mesmo dia.
Tailândia prevê pena de morte para alguns casos
A reportagem do Terra do Mandu conversou com uma amiga próxima da jovem de Pouso Alegre. Raylla Rodrigues está em contato com a família e pede que o caso seja divulgado para buscar ajuda para trazer a jovem para o Brasil.
O principal receio é com as leis da Tailândia, que prevê até pena de morte para casos de tráfico de drogas, dependendo da quantidade e circunstâncias em que o crime é cometido.
Ainda de acordo com Raylla, a amiga não avisou a família que iria sair do Brasil. Apenas falou que iria para Curitiba. A jovem só entrou em contato logo após ser presa, já desesperada, pedindo ajuda.
O Itamaraty acompanha a situação, através da embaixada brasileira em Bangkok.
Terra do Mandu
A pessoa sabe das leis do outro país e ainda se arrisca a esse ponto. Meu Deus.