Publicado em Geral | 53 Comentários

🙏 CORRENTE DO BEM – SUA AJUDA PODE FAZER A DIFERENÇA

Uma família de nossa comunidade está passando por um momento muito difícil.

Uma senhora de idade cuida sozinha do esposo, de 56 anos, cadeirante e com sequelas de um AVC. Após o corte do auxílio que recebiam, eles estão enfrentando dificuldades até mesmo para adquirir as fraldas geriátricas, indispensáveis para os cuidados diários.

Foi realizado um orçamento, e o pacote de fraldas geriátricas tamanho G (com 30 unidades) custa R$ 59,99. Na compra de dois pacotes, o valor fica em R$ 110,98.

Toda ajuda é bem-vinda, seja com a doação de fraldas, qualquer quantia em dinheiro ou compartilhando esta mensagem para que ela alcance mais pessoas.

As doações podem ser entregues na Sala de Monitoramento da rodoviária.

Quem desejar contribuir via PIX:

📲 PIX: 35 9842 37526

Vamos mostrar, mais uma vez, a força da nossa Corrente do Bem. Um gesto de solidariedade pode levar esperança e dignidade a quem tanto precisa.

Que Deus abençoe abundantemente cada pessoa que puder estender a mão. ❤️🙏

Publicado em Corrente do Bem | Deixe um comentário

🙏 CORRENTE DE ORAÇÕES 🙏

Pedimos a todos que se unam em uma grande corrente de orações pela jovem Monique Urbano, de 18 anos, que está internada na UTI, em Pouso Alegre, enfrentando sérios problemas cardíacos.

Neste momento tão delicado, toda oração é um gesto de amor, esperança e fé. Que Deus coloque Suas mãos sobre a Monique, concedendo força, cura e conforto, iluminando também toda a equipe médica responsável pelo seu tratamento.

Que Deus cuide dela e que sua família encontre serenidade e esperança para enfrentar este momento.

Vamos todos dedicar alguns minutos do nosso dia por essa intenção. A fé move montanhas. 🙏❤️

Publicado em Pedidos de Oração | Deixe um comentário

Polícia Militar reforça esquema de segurança para a Festa da Fogueira 2026 em Cachoeira de Minas

A Polícia Militar de Minas Gerais divulgou orientações de segurança para a Festa da Fogueira 2026, em Cachoeira de Minas, destacando o compromisso em proporcionar um evento marcado pela alegria, cultura e segurança para toda a população.

Como parte do esquema de segurança, a cidade estará sendo monitorada durante a realização da festa.

De acordo com o Comandante da PM, SGT Gouveia, serão utilizadas câmeras com tecnologia de reconhecimento facial em todo o entorno do evento, com o objetivo de ampliar a prevenção, auxiliar na identificação de pessoas com pendências judiciais e garantir mais tranquilidade aos participantes.

A Polícia Militar reforça que o trabalho será pautado na prevenção, no respeito e na conscientização, buscando assegurar que moradores e visitantes possam aproveitar a tradicional Festa da Fogueira com segurança.

A orientação é para que o público colabore com as equipes de segurança, respeite as normas do evento e, em caso de qualquer situação suspeita, acione imediatamente a Polícia Militar.

Publicado em Notícias Policiais | Deixe um comentário

NOTA DE PESAR – Patrícia Ferrari

Publicado em Nota de pesar | Deixe um comentário

COMUNICADO DA FAMÍLIA ARAÚJO

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Mensagem Espírita

Publicado em Mensagem Espírita | Deixe um comentário

Quer ser visto? Venha anunciar com a gente!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anuncie mensalmente conosco e tenha sua logo abaixo das matérias!
Entre contato pelo WhatsApp 9 9847 7244

Publicado em Geral | 1 Comentário

A mulher que transformou uma cidade do Sul de Minas no Vale da Eletrônica

Em 1907, nascia em Santa Rita do Sapucaí uma menina chamada Luzia Rennó Moreira, conhecida por todos como Sinhá Moreira. Sobrinha do então Presidente da República, Delfim Moreira, ela teve uma formação incomum para a época. Viajou por diversos países, conheceu diferentes culturas e enxergou muito além do seu tempo.

Aos 22 anos, por decisão da família, casou-se com um diplomata. Foi justamente durante as viagens pelo Japão e por vários países da Europa que surgiu a ideia que mudaria para sempre a história de sua cidade: a eletrônica seria o futuro da humanidade.

Quando retornou a Santa Rita do Sapucaí, em 1942, encontrou uma realidade que a incomodava profundamente. Como resumiu, anos depois, um diretor da Escola Técnica de Eletrônica:

“Ela queria que os jovens que nascessem aqui pudessem construir seu futuro na própria cidade. Naquela época, quem não tinha recursos praticamente só encontrava trabalho nas lavouras.”

Determinada a transformar essa realidade, Sinhá fundou, em 1959, a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE), a primeira escola técnica de eletrônica de nível médio da América Latina e uma das pioneiras do mundo.

Para tornar esse sonho possível, doou parte das terras que havia herdado da família e negociou pessoalmente com o Governo Federal a construção de um complexo de mais de 22 mil metros quadrados.

Sua personalidade firme era conhecida até pelos presidentes da República. Durante uma visita, Juscelino Kubitschek perguntou:

— “Como está a nossa escola?”

Sem perder a elegância, Sinhá respondeu:

“O senhor me desculpe, presidente… mas nossa, não. Minha.

Essa resposta traduzia sua determinação e o compromisso que tinha com o projeto.

Mas sua grandeza não se limitava à educação. Pensando nas famílias mais humildes, criou bairros, abriu ruas e loteou terrenos, vendidos a preços simbólicos para que trabalhadores pudessem conquistar a casa própria.

Seu último gesto de generosidade emocionou toda a cidade. Ao falecer, em 1963, aos apenas 55 anos, deixou em seu testamento uma única determinação:

“Está perdoada a dívida de todo mundo.”

Mais de seis décadas depois, o legado de Sinhá Moreira continua vivo.

Santa Rita do Sapucaí tornou-se nacionalmente conhecida como o Vale da Eletrônica, reunindo centenas de empresas de tecnologia, instituições de ensino de excelência, centros de pesquisa e inovação, além de formar milhares de profissionais que impulsionam o desenvolvimento do Brasil.

Tudo começou com o sonho de uma mulher que acreditou que a educação seria capaz de transformar uma cidade inteira.

E transformou.

Publicado em Geral | Deixe um comentário

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DA CIDADE REÚNE 21 CONSELHEIROS E DEFINE COMISSÕES ESPECIAIS

Na tarde de ontem foi realizada a Reunião Extraordinária do Conselho da Cidade de Santa Rita do Sapucaí, com a participação de 21 dos 24 conselheiros que compõem o colegiado.

Durante a reunião, foram apresentados e encaminhados dois requerimentos para análise por comissões especiais.

O Requerimento nº 07, que trata da interligação da Estrada do Vintém (trecho entre a Fazendinha e o Loteamento Interlagos), teve sua Comissão Especial formada pelos conselheiros:

  • Presidente: Eduardo Henrique Capistrano Cunha Júnior;
  • Vogal: Juliana Campos Mendonça de Carvalho;
  • Relatora: Luana Aparecida Ribeiro Pivoto.

Também foi recebido o Requerimento nº 09, referente às áreas institucionais e ao parcelamento do solo. A comissão responsável pela emissão do parecer ficou composta por:

  • Presidente: César Sodré Moreira de Alckmin;
  • Vogal: Francisco Eduardo de Carvalho Costa;
  • Relator: Ricardo Vitor Justo.

Já o Requerimento nº 08 foi indeferido pela Presidência do Conselho, por tratar de matéria que, segundo a justificativa apresentada, já está contemplada no Plano Diretor do Município.

Ao final da reunião, foi informado que a próxima reunião ordinária do Conselho da Cidade deverá ocorrer, provavelmente, no mês de agosto, em data a ser confirmada.

Publicado em Cidade | Deixe um comentário

ALUGA-SE PONTO COMERCIAL

Publicado em Geral | Deixe um comentário

♻️ Cadastro dos Catadores de Materiais Recicláveis

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está realizando o cadastro dos catadores de materiais recicláveis de Santa Rita do Sapucaí.

Esse cadastro será utilizado para organizar e fortalecer a futura Cooperativa de Catadores, valorizando o trabalho dos profissionais da reciclagem e promovendo melhores condições para a categoria.

Os interessados devem procurar:

CRAS

CREAS

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

📍 Rua Juca Castelo, nº 91

📄 Para realizar o cadastro, é necessário apresentar:

Documentos pessoais

Comprovante de residência

Sua participação é fundamental para a construção da futura cooperativa e para o fortalecimento da reciclagem em nosso município.

Catador, participe! Seu cadastro é muito importante.

ASCOM PMSRS

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Veja funcionamento de serviços do Governo de Minas durante jogo do Brasil na segunda-feira (29/6)

UAIs terão atendimento até o meio-dia; escolas podem decidir suspender o dia letivo ou atividades nos turnos da tarde e noite

Na próxima segunda-feira (29/6), quando a Seleção Brasileira enfrenta o Japão pela Copa do Mundo FIFA 2026, alguns serviços do Governo de Minas terão o funcionamento alterado:

Escolas estaduais: as unidades estão autorizadas a suspender o dia letivo e/ou atividades escolares dos turnos tarde e noite nos dias em que as partidas da Seleção Brasileira ocorram às 14h e/ou 16h. A decisão, no entanto, é facultativa a cada escola e a reorganização do calendário terá que ser feita mediante autorização da Superintendência Regional de Ensino (SRE) e apresentação de cronograma de reposição.

UAIs: todas as Unidades de Atendimento Integrado do estado funcionarão até às 12h. Após esse horário, os atendimentos presenciais serão encerrados. Na capital, as UAIs abrem às 7h e, no interior, às 8h. Diversos serviços também continuam disponíveis de forma on-line no Portal MG e no MG App.

Farmácia de Minas: a Farmácia de Minas – Unidade Regional de Belo Horizonte terá funcionamento normal das 7h às 18h30. Também terão funcionamento normal as unidades de Itabira e Montes Claros.

Já as unidades de Alfenas, Diamantina, Ituiutaba, Januária, Passos, Patos de Minas, Pedra Azul, Pirapora, Sete Lagoas e Uberlândia funcionarão até 13h. Manhumirim e Varginha funcionarão até 13h30. Divinópolis, Ponte Nova e Ubá terão atendimento até 12h, e Uberaba, até 11h30.

Não haverá funcionamento nas unidades de Barbacena, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Juiz de Fora, Leopoldina, Pouso Alegre, Teófilo Otoni e Unaí. Em São João del-Rei, a unidade não funcionará em razão do feriado municipal de São Pedro.

Hemominas: todas as unidades estarão abertas normalmente na segunda-feira. A única alteração será no Hemonúcleo de Patos de Minas, que funcionará no período da manhã, das 7h às 11h, em vez do atendimento habitual à tarde. Os demais horários permanecem inalterados.

Equipamentos culturais

– Biblioteca Pública Estadual: aberta das 8h às 12h

– Centro de Arte Popular: fechado

– Museu Casa Alphonsus de Guimaraens: fechado

– Museu Casa Guignard: fechado

– Museu Casa Guimarães Rosa: fechado

– Museu Mineiro: fechado

– Museus dos Militares Mineiros: fechado

– Palácio das Artes: funcionamento apenas do balcão de informações, das 9h30 às 12h; galerias fechadas

– Palácio da Liberdade: fechado

Agência Minas

Publicado em Noticias de Minas Gerais | Deixe um comentário

Homem é condenado por tentativa de homicídio em casa de eventos na Pampulha

Pena por crime cometido no bairro Bandeirantes foi fixada em 11 anos e 1 mês em regime fechado

Um homem foi condenado por tentativa de homicídio em uma briga na saída de uma casa de eventos no bairro Bandeirantes, região da Pampulha, em Belo Horizonte. Ele agrediu outro homem com uma facada no peito. A vítima passou por cirurgia no coração e sobreviveu.

Como o Conselho de Sentença considerou o réu culpado, a juíza presidente do 2º Tribunal do Júri da Comarca da Capital, Maria Beatriz Fonseca da Costa Biasutti Silva, fixou a pena em 11 anos e um mês de reclusão em regime fechado.

O crime ocorreu em março de 2016. A vítima alegou que foi atingida por não ter cumprimentado o agressor. Mesmo ferido, conseguiu entrar no carro de um amigo, perdeu os sentidos e acordou no hospital. O homem ficou 21 dias internado, sendo 12 em Centro de Terapia Intensiva (CTI), e passou por várias cirurgias.

O Conselho de Sentença do 2º Tribunal do Júri da Comarca de Belo Horizonte considerou o réu culpado pela tentativa de homicídio (Crédito: TJMG / Divulgação)

Já o réu negou ter desferido facada. Alterando depoimento que havia prestado durante o processo, alegou que era responsável pela conservação e fechamento do local da festa e se deparou com a vítima e outros dois homens usando drogas no estacionamento, perto de seu carro. Ele afirmou que pediu para que fossem embora, mas foi cercado por um dos homens, que o agrediu. Nesse momento, o réu o teria sido agredido com uma garrafa de uísque e, nesse momento, a vítima teria se cortado com estilhaço dessa garrafa.

A defesa alegou que o funcionário agiu por legítima defesa e pediu a desclassificação do crime para lesão corporal.

No entanto, o Conselho de Sentença considerou o réu culpado pela tentativa de homicídio com as qualificadoras de motivo fútil e emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima.

Cabe recurso da decisão.

O processo tramita sob o nº 0901401-41.2016.8.13.0024.

ASCOM TJMG

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Oportunidade de Estágio

 

🌟 Oportunidade de Estágio no SEBRAE Minas – Unidade Santa Rita do Sapucaí 🌟

Você é estudante de Administração, Ciências Contábeis ou Gestão Comercial e busca desenvolver sua carreira em um ambiente dinâmico e inovador? Então essa vaga é para você!

🔹 Atividades do estágio:

  • Atendimento ao cliente
  • Apoio operacional
  • Suporte em eventos
  • Orientação ao público MEI

📍 Local: SEBRAE Minas – Santa Rita do Sapucaí
📅 Inscrições abertas até 30/06

👉 Garanta sua participação pelo link:
Inscreva-se aqui

Não perca a chance de fazer parte de uma instituição que transforma ideias em negócios de sucesso! 🚀

Publicado em Empregos | Deixe um comentário

Dra. Hellen Gruezo – Faça uma avaliação gratuita para depilação definitiva

Publicado em Geral | 2 Comentários

Problemas na iluminação da sua rua?

Entre em contato com a empresa responsável no 0800 276 5020, também é WhatsApp.

Ao solicitar novo serviço, por favor, indicar o endereço da rua, número e bairro, sempre indicar uma referência ou explicação adicional para melhor identificação do local específico.

ASCOM PMSRS

Publicado em Cidade | 7 Comentários

OPORTUNIDADE DE EMPREGO – Auxiliar de Agente Funerário

Publicado em Empregos | Deixe um comentário

Descarte vidros e materiais perfurocortantes corretamente

Não maltrate quem cuida de você!

Vamos descartar vidros e materiais perfurocortantes corretamente.

Existem várias maneiras de descartar esses materiais de forma que os catadores não corram risco de se ferir.

Publicado em Geral | 3 Comentários

Evite Fake News

Publicado em Geral | 1 Comentário

Pipa é legal, vender ou usar Cerol e Linha Chilena é crime

Não deixe uma brincadeira tão saudável e divertida se transformar em tragédia!

Soltar pipa é legal, vender e usar cerol ou linha chilena é crime!

As punições estão previstas em Lei, Estadual e Municipal.

Contamos com a colaboração de todos!

 

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Você sabe a onde ir quando precisa de atendimento médico?

 

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais vão integrar força-tarefa brasileira para ações de busca e salvamento na Venezuela

Treze militares se unem a equipes de São Paulo e Paraná para atuar em resposta a desastres, apoio humanitário e outras ações no país vizinho, atingido por terremotos nesta semana

CBMMG

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) vai integrar uma força-tarefa brasileira mobilizada para apoiar a Venezuela após os terremotos que atingiram o país. Ao todo, 13 militares mineiros serão empenhados na missão humanitária, atuando juntamente com bombeiros militares dos estados do Paraná e de São Paulo. O embarque foi nesta sexta-feira (26/6).

A missão é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), responsável pela cooperação humanitária do Governo Federal, com o apoio do Governo de Minas.

A equipe brasileira será composta por militares especializados em operações de busca e salvamento urbano, resposta a desastres, gestão operacional, atendimento pré-hospitalar, logística e apoio humanitário. Os bombeiros mineiros integram o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), unidade do CBMMG especializada no atendimento a grandes ocorrências e desastres.

A mobilização ocorre diante dos danos causados pelos abalos sísmicos registrados na Venezuela, que provocaram colapso de edificações, interrupção de serviços essenciais e necessidade de reforço nas ações de busca e salvamento. As áreas de La Guaira e Caracas estão entre os pontos de maior atenção para atuação de equipes internacionais.

Os militares do CBMMG seguirão preparados para operar com autonomia, levando equipamentos e materiais específicos para atuação em estruturas colapsadas. Entre as capacidades previstas estão busca técnica, localização de vítimas, escoramento emergencial, rompimento e corte de estruturas, elevação de carga, extração de vítimas, atendimento médico inicial, apoio logístico e integração com os mecanismos de coordenação internacional.

A missão reforça a capacidade do Brasil de prestar apoio humanitário em situações de desastre e evidencia a experiência do CBMMG em ocorrências de alta complexidade. A corporação já possui histórico de atuação em grandes emergências nacionais e internacionais, como em Moçambique, Haiti e Turquia, além de respostas a desastres em Minas Gerais e em outros estados brasileiros.

Atuação integrada

Os 13 militares de Minas Gerais atuarão de forma conjunta com integrantes dos Corpos de Bombeiros Militares do Paraná e de São Paulo, compondo a equipe brasileira BRA-01, em formação para atuação internacional em operações “USAR”, sigla em inglês para busca e salvamento urbano.

A equipe deverá se integrar às estruturas de coordenação estabelecidas pelas autoridades venezuelanas e pelos organismos internacionais, respeitando as prioridades definidas pelo país afetado. A atuação será voltada, principalmente, para locais com edificações colapsadas e possibilidade de vítimas presas em escombros.

O emprego dos bombeiros será realizado de forma coordenada com os órgãos federais brasileiros responsáveis pela cooperação internacional e pela resposta humanitária, conforme os trâmites diplomáticos e operacionais necessários para o envio da equipe.

Equipamentos

Devido às características do desastre, os militares seguirão com equipamentos voltados para operações em estruturas colapsadas, incluindo ferramentas de corte e rompimento, equipamentos de iluminação, materiais para escoramento, sistemas de elevação de carga, equipamentos de busca técnica, comunicação, atendimento emergencial e suporte logístico.

A equipe será preparada para atuar em ambiente de risco, com possibilidade de réplicas, instabilidade estrutural, dificuldade de acesso, interrupção de serviços essenciais e necessidade de operação prolongada. Por isso, o planejamento prevê autonomia operacional e logística durante o período de empenho.

Apoio humanitário

Além das ações de busca e salvamento, os bombeiros poderão contribuir com atividades de avaliação de danos, planejamento operacional, georreferenciamento, apoio à coordenação de equipes, organização de áreas de trabalho, suporte à população afetada e integração com equipes locais e internacionais.

A presença dos militares mineiros na missão representa o compromisso do CBMMG com a cooperação humanitária, a solidariedade internacional e a proteção da vida em situações de desastre.

Agência Minas

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Mulher é presa suspeita de matar companheiro em Itajubá

Uma mulher de 48 anos foi presa em flagrante nesta quinta-feira (25), suspeita de assassinar o companheiro, de 47 anos, no bairro Santa Clara, em Itajubá (MG). O caso é investigado pela Polícia Civil.

A Polícia Militar foi acionada por volta das 7h20 e encontrou a vítima caída no quarto da residência. O Samu constatou o óbito e identificou um corte no pescoço do homem, descartando a hipótese inicial de suicídio.

Segundo relato da suspeita, ela havia retornado para casa às 5h, após dois dias fora, e disse ter encontrado o companheiro enforcado na cozinha. A versão, porém, não foi confirmada pela perícia, que apontou indícios de homicídio.

A mulher foi encaminhada para atendimento médico e, em seguida, levada à delegacia. Após análise dos elementos, a Polícia Civil confirmou a prisão em flagrante por homicídio.

Ela foi transferida para o sistema prisional e permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam para esclarecer as circunstâncias do crime.

Publicado em Notícias Policiais | Deixe um comentário

Seja Solidário Doe Sangue

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Programa Rede do Agro chega a São Gonçalo do Sapucaí

O Sindicato dos Produtores Rurais de São Gonçalo do Sapucaí recebeu a reunião de sensibilização para a implantação do Rede do Agro, programa do Inaes e do Sistema Faemg Senar, na última semana. Os produtores rurais conheceram como funciona a iniciativa, que tem o propósito de adquirir insumos e produtos agrícolas, de forma coletiva e em grandes volumes, possibilitando escolha de melhores fornecedores e negociação de preços.

Em Minas Gerais, até o momento, 204 produtores já participaram do programa. No total, foram 87 compras coletivas de quase três toneladas de insumos, avaliados em R$ 2,8 milhões, resultando em uma economia média de 11%.

Para participar, o produtor precisar fazer o cadastramento e assinar o termo de adesão. a partir de então, ele passa a receber ofertas de condições de compras. Já o sindicato é responsável pelo envio das demandas dos produtores ao Inaes, além de cotações e envio dos boletos para os produtores. Já o Inaes negocia com os fornecedores.

“Muitas vezes, o produtor compra ‘gato por lebre’, ou costuma comprar só de uma única pessoa. Então, acredito que o programa vai abrir a mente para um número maior de fornecedores diferentes, de outras cidades e estados, possibilitando a oportunidade de melhores negócios”, disse o presidente do Sindicato Rural de São Gonçalo do Sapucaí, Leonardo Brandão.

Na região, além de São Gonçalo do Sapucaí, Itamonte e Passa Tempo também receberam a reunião de sensibilização. “São Gonçalo tem uma atividade agropecuária muito forte, pujante, que cabe exatamente dentro dos parâmetros que a gente está trazendo com o programa do compras coletivas”, explicou o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira.

ASCOM FAEMG

Publicado em Noticias de Minas Gerais | Deixe um comentário

Sete presos em operação contra tráfico com “delivery” em Itajubá

Sete homens, entre 19 e 31 anos, foram presos temporariamente nesta sexta-feira (26) em Itajubá (MG), suspeitos de integrar um esquema de tráfico de drogas que usava uma empresa de motoboys para realizar entregas na modalidade delivery.

PCMG

A ação, chamada Operação Serviço Indisponível 2, foi conduzida pela Polícia Civil e Polícia Militar, com cumprimento de nove mandados de busca e apreensão.

Segundo as investigações, usuários encomendavam drogas por aplicativos de mensagens, e os entregadores eram acionados para a distribuição. Durante as buscas, foram apreendidos entorpecentes, celulares, documentos, veículos e dinheiro.

Os materiais recolhidos passarão por análise técnica e devem subsidiar o avanço das investigações, que seguem em andamento para identificar outros envolvidos.

Os sete detidos foram indiciados por tráfico e associação para o tráfico. Após os trâmites legais, foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.

Publicado em Notícias Policiais | Deixe um comentário

COMUNICADO IMPORTANTE – Responsabilidade civil e criminal em seus comentário

cOMUNICADO URGENTEO Vale Independente comunica a todos seus leitores que a RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL pelos comentários feitos é INTEIRAMENTE dos autores dos mesmos.

E que se alguém se sentir lesado ou acusado pelos comentários o IP e email de onde os comentários partiram serão fornecidos mediante solicitação por escrito ou através do email: contato@valeindependente.com.br.

Publicado em Cidade | 2 Comentários

ANIVERSARIANTE DO DIA – Heverton Oliveira

Hoje é dia de celebrar a vida de uma pessoa muito querida e admirada por todos que têm o privilégio de conhecê-la.

Parabéns ao nosso grande amigo Heverton Oliveira, ou simplesmente Oliveira!

O Oliveira da banda, que leva alegria por meio da música. O Oliveira do Escoteiro, que ensina valores como cidadania, respeito e solidariedade às novas gerações. O Oliveira da Guarda Civil Municipal, sempre comprometido em servir e proteger a nossa comunidade. Enfim, o polivalente Oliveira, que desempenha cada uma de suas missões com dedicação, responsabilidade e muito amor pelo que faz.

Sempre presente, sempre disposto a ajudar e, como diz o lema escoteiro, “Sempre Alerta!”, ele é um amigo de todos e uma figura muito querida em nossa cidade.

Que Deus continue iluminando seus caminhos, concedendo muita saúde, paz, sabedoria e forças para seguir fazendo a diferença por onde passa. Que esta nova etapa de sua vida seja repleta de conquistas, alegrias e momentos inesquecíveis ao lado da família e dos amigos.
Receba o nosso abraço carinhoso e os mais sinceros votos de um feliz aniversário.

Parabéns, Oliveira! Que Deus o abençoe hoje e sempre!

Família Vale Independente

Publicado em Aniversariante do Dia | Deixe um comentário

ANIVERSARIANTE DO DIA – Leonardo Rezeck

Hoje é um dia muito especial, pois celebramos a vida de uma pessoa por quem tenho enorme carinho, respeito e admiração.

Tive o privilégio de acompanhar sua trajetória praticamente desde o nascimento, vendo de perto cada etapa de sua caminhada, seu crescimento, sua dedicação aos estudos e a construção de uma carreira sólida, até se tornar um dos mais respeitados e renomados advogados de nossa cidade.

Mas, acima de todas as conquistas profissionais, também tive a alegria de acompanhar a construção de uma linda família, ao lado de sua esposa e de seus dois lindos filhos. Um lar edificado com amor, respeito e união, que é motivo de orgulho para todos que o conhecem.
Parabéns, Dr. Leonardo Rezeck! Ou simplesmente Rezeck, ou Léo para aqueles que têm o privilégio de chamá-lo assim.

Que Deus continue abençoando sua vida com muita saúde, sabedoria, paz e felicidade. Que Ele proteja sua família, fortaleça seus sonhos e continue guiando seus passos com sucesso, serenidade e fé.

Receba meu abraço fraterno e os mais sinceros votos de um novo ciclo repleto de realizações, alegrias e muitas bênçãos.

Feliz aniversário, Léo! Que sua história continue sendo marcada por grandes conquistas, tanto na vida profissional quanto na vida familiar. 🎉🎂👏

Giácomo Costanti e Família Vale Independente

Publicado em Aniversariante do Dia | Deixe um comentário

Mensagem Espírita

Publicado em Mensagem Espírita | Deixe um comentário

NOTA DE FALECIMENTO – Benedita de Paula

 

Publicado em Nota de Falecimento | Deixe um comentário

Descanse em paz, Evaldo

Após meses de espera e incerteza, foi confirmada a identidade da ossada encontrada em uma área de mata no bairro Chalé. O laudo emitido pelo Instituto de Identificação do Estado de Minas Gerais confirmou que os restos mortais pertencem ao nosso querido amigo Evaldo.

A confirmação veio cerca de cinco meses após a localização da ossada, encerrando um período de angústia para familiares e amigos. Agora, a família poderá realizar o sepultamento e prestar a última homenagem, proporcionando um desfecho digno à sua despedida.

Neste momento de profunda tristeza, nos solidarizamos com todos os familiares e amigos. Que Deus conceda força e conforto a cada coração enlutado.

Descanse em paz, Evaldo Ruy de Araújo. Sua lembrança permanecerá viva na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Nota de Falecimento – Tereza Maria Domiciano

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Nota de Falecimento – Ana Izabel Coelho

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento de Ana Izabel Coelho.

Filha do saudoso casal João Bertolino e Doroti Ferreira dos Santos.

 Ana Izabel deixa os filhos Emerson Eugênio da Silva (Pena), Elen Cássia da Silva e Érica Coelho (Creche Santa Rita).

Deixa também os netos Rita de Cássia, João Paulo, Gabriel e Isabela Coelho (manicure), além dos irmãos Coelho (Bar), Rosa Maria, Maria Aparecida, Berenice Coelho, Helenice e João Coelho, demais familiares e inúmeros amigos que hoje lamentam sua partida.

O velório acontece na Funerária Santa Rita. O féretro sairá às 16h30 em direção ao Cemitério Municipal Luiz Villela Bernardes, onde será realizado o sepultamento.

Neste momento de dor, manifestamos nossos mais sinceros sentimentos e rogamos a Deus que conceda conforto e força aos familiares e amigos.

Descanse em paz, Ana Izabel.

 

Publicado em Nota de Falecimento | Deixe um comentário

FESTA DA FOGUEIRA EM CACHOEIRA DE MINAS

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Trabalhador morre em acidente durante desmontagem de rodeio em Careaçu

 

Um trabalhador morreu na tarde desta quinta-feira (25) enquanto participava da desmontagem da estrutura do Careaçu Rodeio Show, no Sul de Minas. O acidente ocorreu por volta das 14h, na praça de eventos da cidade, durante a retirada do palco e equipamentos após o encerramento da festa.

Redes Sociais

A vítima era funcionária de uma empresa terceirizada contratada para o serviço. A identidade ainda não foi divulgada.

As circunstâncias do acidente permanecem sob investigação. A Polícia Civil foi acionada e abriu inquérito para apurar os fatos. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Pouso Alegre.

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Oportunidade de Emprego

Publicado em Empregos | Deixe um comentário

ATeG impulsiona colheita recorde de azeitonas

Uma cultura milenar que chegou à Maria da Fé, no Sul de Minas, há quase cem anos, vive uma fase de expansão e de confiança. Pelo menos para 30 produtores de oliveiras, que integram o primeiro grupo de olivicultura do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar em Minas Gerais.

Na safra 2026, o grupo colheu mais de 74 toneladas de azeitonas, em uma área de 46 hectares. O crescimento é mais significativo se comparado à safra de 2025, que foi prejudicada em consequência do clima, quando foram colhidas apenas 2 toneladas em 16 hectares. O dobro de aumento em relação à colheita de 2024, em que a produção chegou a pouco mais de 35 toneladas em uma área de 45 hectares. Os dados são do levantamento feito pelo técnico de campo do ATeG e responsável pelo grupo de olivicultura, Daniel Fernandes Miranda.

O primeiro grupo do estado na cadeia de olivicultura iniciou em janeiro de 2025, em Maria da Fé e outros 13 municípios, que ficam na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas. “Quando cheguei, os produtores estavam bem desanimados. Não havia manejo e o controle de pragas e de doenças estava interrompido; as podas não eram realizadas. O suporte técnico aos produtores era feito por consultores particulares”, lembrou.

Clima favorável

Daniel tem experiência de 13 anos na olivicultura e explica que o manejo é importante, mas o crucial para garantir uma boa safra de azeitonas é o clima. De acordo com o especialista, as plantações precisam de, pelo menos, 400 horas – o que daria quase 17 dias – em um clima abaixo de 12 graus, com baixa amplitude térmica, pouca diferença entre a temperatura máxima e a mínima.

Maria da Fé tem histórico de temperaturas baixas no inverno e é considerada a cidade mais fria do estado. Mas, de acordo com o técnico, em anos em que o frio não é intenso, quase não há produção de azeitonas, como aconteceu na safra 2024/2025. Situação vivida pelo produtor Márcio Heleno Junqueira, que tem um olival em Dom Viçoso, também no Sul do estado, situado entre 1.300 a 1.450 metros de altitude. Na safra de 2024/2025, ele quase não teve produção. Já na colheita deste ano, o olival produziu 2,6 toneladas.

“Eu estava quase desistindo, quando apareceu o ATeG Olivicultura. Gostei, desde a primeira visita, e começamos o trabalho. Acreditei e fui fazendo o que o técnico mandava. Então vi que realmente dá resultado. Foi uma grata surpresa eu ter colhido duas toneladas, depois de colher quase nada, no ano passado, e pouco no ano anterior. Só tenho que agradecer”, destacou.

Caso de sucesso

Outra história de evolução é a da Carla Vilela e da sua mãe Marinêz Santos Vilela de Almeida, que produzem azeitonas no Sítio Machu Picchu, no município de Cristina, no Sul do estado. A família começou o plantio em 2016 e teve a primeira produção em 2022. Na safra de 2024, elas colheram 5 toneladas; no ano seguinte, 1,4 tonelada; já na safra atual atingiram 15 toneladas.

“Sob a orientação do Senar, mudamos o manejo: fizemos poda na hora certa; colocamos gesso e calcário; trocamos os fertilizantes; pulverizamos, manuseamos a cobertura de forma diferente e tivemos uma boa contribuição do clima. O resultado foi um incremento na produção de 200%, com 15 toneladas, sem contar que deixamos um talhão, com quase quatro toneladas, no pé, porque não conseguiram colher”, comemorou.

O gerente da regional Varginha do Sistema Faemg Senar, Caio Oliveira, ressalta a importância do programa para a atividade, que está em crescimento.  “Com o ATeG, podemos levar a esses produtores orientações técnicas e gerenciais, bem como disponibilizar um especialista na área para que, junto com o produtor, adotem as melhores práticas de produção e fabricação dos seus produtos”, pontuou.

Berço do azeite brasileiro

Em Maria da Fé, a colheita de azeitonas, que ocorre entre fevereiro e abril, é focada especialmente na extração do azeite. Atividade em que a cidade se tornou pioneira há 18 anos, quando a Estação Experimental da Epamig realizou a primeira extração de azeite extravirgem brasileiro.

O início dessa história teria ocorrido com a chegada de um imigrante português que decidiu se mudar para Maria da Fé na década de 1930. Após notar semelhanças do clima da cidade com o de Portugal, ele teria pedido para que a esposa trouxesse as primeiras mudas da planta. Pouco tempo depois, elas foram usadas em pesquisas experimentais, que permitiram a propagação delas na região.

Hoje, a produção de azeite transformou a economia e o turismo da cidade, considerada berço do azeite brasileiro. Com a criação da “Rota do Azeite e do Café”, turistas podem visitar olivais, acompanhar a extração nos lagares e fazer degustações de azeites.

ASCOM FAEMG

Publicado em Noticias de Minas Gerais | Deixe um comentário

Oportunidades de Emprego

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Três homens são presos após assalto a supermercado em Maria da Fé

Três homens, de 32, 33 e 38 anos, foram presos na noite de quarta-feira (24) após um roubo a um supermercado na Avenida Luiz Corrêa Cardoso, em Maria da Fé (MG). A Polícia Militar recuperou R$ 1,5 mil levados pelos criminosos, além de apreender o veículo e objetos usados no crime.

PMMG

Segundo a PM, o gerente do estabelecimento foi rendido por dois homens encapuzados e levado ao escritório, onde foi obrigado a entregar o dinheiro do cofre. Antes da fuga, os funcionários foram trancados no local. Um terceiro suspeito aguardava do lado de fora em um carro preto para dar suporte ao grupo.

O veículo foi localizado e interceptado na rodovia MG-383, em Itajubá. Os três homens foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.

A investigação também apura a participação de um quarto suspeito, de 21 anos, apontado como responsável por fornecer informações sobre a rotina financeira do supermercado. Ele se apresentou espontaneamente à polícia, negou envolvimento e foi liberado após prestar depoimento.

Publicado em Notícias Policiais | Deixe um comentário

Oportunidades de Emprego

Publicado em Empregos | Deixe um comentário

Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí recebe denúncia contra vereador e instaura Comissão Processante

A Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí aprovou, em sessão realizada nesta semana, o recebimento de uma denúncia com pedido de cassação do mandato do vereador Benedito Raimundo Ribeiro (Dito Pistola).

De acordo com o documento protocolado sob o nº 2520/2026, de autoria do eleitor Janilton Prado, o parlamentar é acusado de utilizar um suposto “laranja” para desviar recursos públicos destinados ao Carnaval de 2026, que seriam repassados ao Bloco das Piranhas. A denúncia requer a cassação do mandato por supostos atos de corrupção e quebra de decoro parlamentar.

A admissibilidade da denúncia foi aprovada pelo plenário por 6 votos a favor, 5 contra e uma abstenção.

Após a votação, foram sorteados os três vereadores que irão compor a Comissão Processante, responsável por conduzir os trabalhos de apuração. Os escolhidos foram os vereadores Fábio, Taty e Longuinho. Em reunião entre os integrantes, ficou definida a seguinte composição:

Presidente: Fábio;
Relatora: Longuinho;
Vogal: Taty.

A Comissão Processante terá o prazo de até 90 dias para concluir os trabalhos, período em que serão analisadas as provas, garantidos o contraditório e a ampla defesa ao vereador denunciado. Ao final da investigação, a comissão emitirá um parecer que será submetido ao plenário da Câmara, responsável por decidir sobre a eventual cassação do mandato.

Até o momento, a denúncia foi apenas admitida para apuração e ainda não representa uma condenação ou comprovação das acusações. O vereador denunciado terá direito de apresentar sua defesa durante todo o processo.

Conheça a denúncia na sua íntegra – Clique Aqui

 

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Mensagem Espírita

Publicado em Mensagem Espírita | Deixe um comentário

🙏❤️ PEDIDO DE AJUDA – CORRENTE DO BEM ❤️🙏

A Corrente do Bem está mobilizando ajuda para uma senhora acamada que necessita com urgência de duas calças plásticas geriátricas.

Infelizmente, a família não possui condições financeiras para adquirir o material.

Cada unidade custa R$ 50,00, totalizando R$ 100,00.

Qualquer contribuição, por menor que seja, fará uma enorme diferença e ajudará a proporcionar mais conforto e dignidade para essa senhora neste momento tão delicado.

💰 Chave PIX para doações:
📱 35 99847-8244

Quem não puder ajudar financeiramente, compartilhe esta mensagem. Juntos podemos fazer a diferença na vida de quem mais precisa.

🤝 Corrente do Bem – Desde 2009 levando solidariedade a quem precisa.

Publicado em Cidade | Deixe um comentário

Pedido de cassação contra vereador é protocolado na Câmara Municipal

Uma denúncia com pedido de cassação do mandato do vereador Benedito Raimundo Ribeiro, conhecido como “Dito Pistola”, foi protocolada junto ao Legislativo municipal e deve movimentar o cenário político local nos próximos dias.

O documento, registrado sob o protocolo nº 2520/2026, foi apresentado pelo eleitor Janilton Prado. Na denúncia, o autor acusa o parlamentar de supostamente utilizar um “laranja” para desviar recursos públicos destinados ao Carnaval de 2026, especificamente ao evento conhecido como “Bloco das Piranhas”.

Segundo o resumo do processo, o denunciante requer a cassação do mandato do vereador sob alegações de corrupção e quebra de decoro parlamentar.

A apresentação da denúncia não significa condenação ou comprovação dos fatos relatados. O caso deverá seguir os trâmites legais e regimentais, garantindo ao vereador o direito à ampla defesa e ao contraditório.

Até o momento, não há informações sobre a manifestação oficial do vereador Benedito Raimundo Ribeiro acerca das acusações. A Câmara deverá analisar a admissibilidade da denúncia antes de decidir sobre a abertura de eventual processo de investigação.

O caso promete gerar debates e acompanhar os próximos capítulos da política municipal, uma vez que envolve acusações graves relacionadas ao uso de recursos públicos.

Publicado em Cidade | Deixe um comentário

Nota de Falecimento – Alziro Romildo Silvério

Publicado em Nota de Falecimento | Deixe um comentário

DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas

Durante os 90 dias de execução dos serviços trecho vai ficar interditado para qualquer tipo de veículo

Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) alerta aos motoristas para interdição total do tráfego no km 368, na rodovia MGC-383, no trecho entre Maria da Fé e Itajubá, Sul de Minas. A restrição começa a vigorar a partir das 12 horas, da próxima sexta-feira (26/6). A previsão é que o local permaneça totalmente interditado por 90 dias.

A restrição para todo tipo de veículo possibilitará a execução dos serviços de estabilização de um talude do aterro, recomposição do sistema de drenagem, pavimentação do segmento e colocação de nova sinalização horizontal e vertical. O problema no local ocorreu em durante o mês de janeiro de 2025 e devido ao porte da obra foi necessário realizar um projeto de engenharia que resolvesse a questão de modo definitivo.

O DER-MG orienta aos motoristas que fazem o trajeto entre Itajubá e Maria da Fé que utilizem uma rota alternativa seguindo pela MGC-383, sentido Cristina, depois a MG-347, rumo à Pedralva e São José Alegre até Santa Barbara. Após esse trecho, trafegar pela BR-459 até Itajubá, passando por Piranguinho, num trajeto de aproximadamente 85 quilômetros”.

Agência Minas

Publicado em Noticias de Minas Gerais | Deixe um comentário

Secretaria de Educação divulga resultado da atribuição de vagas para remoção estadual de servidores efetivos

Profissionais contemplados devem assinar o Termo de Aceite no Sistema de Movimentação de Pessoal até às 23h59 desta quarta-feira (24/6)

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) divulgou, nesta quarta-feira (24/6), a listagem de atribuição de vagas referente ao processo de remoção estadual dos servidores efetivos do Quadro do Magistério.

O resultado está disponível no Sistema de Movimentação de Pessoal para consulta dos profissionais que participaram da etapa de escolha de vagas dentro do prazo estabelecido.

Com  a divulgação da listagem, os servidores contemplados precisam estar atentos para assinar o Termo de Aceite dentro do prazo: até as 23h59 desta quarta-feira (24/6). A assinatura deve ser realizada no Sistema de Movimentação por meio deste link.

Após a assinatura do termo, os profissionais deverão aguardar a publicação do ato oficial de remoção no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, prevista para o dia 26/6. Somente após essa publicação os servidores poderão se apresentar à unidade escolar para a qual foram removidos.

As novas lotações passam a vigorar a partir do primeiro dia letivo do segundo semestre de 2026, em 10/7, garantindo que os profissionais iniciem as atividades em suas novas unidades escolares desde o início do período letivo.

Todas as informações sobre o processo, incluindo o cronograma completo e os horários das etapas, podem ser consultadas no Sistema de Movimentação de Pessoal da SEE/MG.

Agência Minas

Publicado em Noticias de Minas Gerais | Deixe um comentário

Oportunidades de Emprego

Publicado em Empregos | Deixe um comentário

Reunião de Apresentação e Mobilização para a futura Cooperativa de Catadores de Santa Rita do Sapucaí

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, convida todas as famílias que atuam como catadores e recicladores para participarem da Reunião de Apresentação e Mobilização para a futura Cooperativa de Catadores de Santa Rita do Sapucaí.

Este será um importante momento de diálogo, organização e construção de uma iniciativa que busca fortalecer a reciclagem, gerar mais oportunidades, promover melhores condições de trabalho e valorizar quem desempenha um papel fundamental na preservação do meio ambiente.

📅 Data: 25 de junho de 2026 (quinta-feira)

🕖 Horário: 19h00

📍 Local: Auditório da IME – Prointec

📝 Ao final da reunião será realizado o cadastro dos interessados em participar da futura cooperativa e haverá um café de confraternização para todos os presentes.

🌱 Sua participação é muito importante! Vamos construir juntos um futuro com mais dignidade, renda e reconhecimento para os catadores e recicladores de nosso município.

ASCOM PMSRS

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Avião faz pouso forçado em Senador Amaral

Um avião monomotor precisou realizar um pouso de emergência na manhã de sábado (20) em uma propriedade rural de Senador Amaral, no Sul de Minas. O piloto e o passageiro saíram ilesos.

Redes Sociais

O incidente ocorreu por volta das 9h30 no Sítio São Benedito, a cerca de 11 km da área urbana. Segundo relatos, a aeronave sofreu pane no motor durante um voo de instrução entre Bragança Paulista (SP) e Pouso Alegre (MG). O monomotor pertence a uma escola de aviação civil paulista. Poucas horas depois, o avião foi retirado do local por um caminhão.

A Força Aérea Brasileira (FAB) classificou o episódio como “incidente aeronáutico” e informou que já iniciou os protocolos de investigação para apurar as causas da falha mecânica. Até o momento, a escola responsável pela aeronave não se pronunciou.

Publicado em Geral | Deixe um comentário

MISSA DE SÉTIMO DIA – Terezinha Lopes

Publicado em Missa de Sétimo Dia | Deixe um comentário

Ajudem a encontrar a “Pantera”

Desapareceu do Bairro Maristela.

Publicado em Achados e Perdidos | Deixe um comentário

Mensagem Espírita

Publicado em Mensagem Espírita | Deixe um comentário

A Corrente do Bem precisa da sua ajuda mais uma vez!

Fomos procurados pela família de um senhor que passou por uma cirurgia extremamente delicada. Desde então, ele vem enfrentando sérias complicações com o controle da glicose, que tem apresentado níveis preocupantes, variando entre 400 e 600 mg/dL.

Diante desse quadro, o médico responsável recomendou o uso do Sensor de Glicose FreeStyle Libre, um equipamento que permite o monitoramento contínuo da glicemia, proporcionando mais segurança e qualidade de vida ao paciente.

Infelizmente, a família não possui condições financeiras para adquirir o sensor e arcar com os custos necessários para o tratamento.

Por isso, recorremos mais uma vez à solidariedade de nossa comunidade. Qualquer contribuição, independentemente do valor, fará a diferença e poderá ajudar a preservar a saúde e o bem-estar desse senhor que tanto precisa de apoio neste momento.

 

❤️ Quem puder colaborar, segue a chave PIX:

📲 35 98423-7526

Que Deus abençoe cada pessoa que puder ajudar, compartilhar esta mensagem ou incluir esta família em suas orações. Juntos, podemos transformar a preocupação em esperança e mostrar que a força da solidariedade continua viva em nossa comunidade.

Corrente do Bem – Há 17 anos levando esperança a quem!!

Publicado em Cidade | Deixe um comentário

Setor de Achados e Perdidos 24h00

A nossa Rodoviária Leonel Ribeiro está com um setor de Achados & Perdidos funcionando 24h00 por dia.

Se alguém encontrar algum documento ou algo perdido, pode deixar na Sala de Monitoramento da rodoviária, com um dos nossos vigilantes.

O item será catalogado e iremos divulgar.

 

Publicado em Geral | Deixe um comentário

ALUGA-SE PONTO COMERCIAL

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Viva São João! Viva Dona Lupércia!

O dia 24 de junho é uma data especial. É dia de São João, de fogueiras acesas, de alegria, de encontros e de celebração.

Mas para Santa Rita do Sapucaí, esta data também guarda uma lembrança muito especial.

Foi em 24 de junho de 1902 que nasceu uma menina destinada a deixar sua marca na história de nossa cidade: Lupércia Martínez Morón, carinhosamente conhecida por muitos como Madame.

Hoje, se estivesse entre nós, Dona Lupércia completaria 124 anos. No entanto, existem pessoas cuja passagem pela vida é tão intensa, tão significativa e tão cheia de amor, que o tempo jamais consegue apagar suas lembranças.

Filha dos espanhóis Antonio Morón e Maria Morón Martinez, Dona Lupércia foi uma mulher muito à frente de sua época. Elegante, determinada e apaixonada pela vida, construiu uma linda história ao lado de seu esposo, Dante de Marchi, formando uma família que teve como frutos seus filhos Lívia e Rossio de Marchi.

Amante da natureza, encantava-se com a beleza das flores, das árvores e das paisagens. Na culinária, encontrava uma forma de expressar carinho, especialmente através dos doces que preparava com dedicação. Mas uma de suas maiores paixões era, sem dúvida, a fotografia.

Ao lado de Dante e, posteriormente, de seu filho Rossio, registrou milhares de momentos que hoje ajudam a contar a história de Santa Rita do Sapucaí. Graças ao olhar sensível dessa família, muitas memórias foram preservadas e atravessaram gerações, permitindo que o passado continue vivo em cada imagem.

Dona Lupércia também era uma torcedora apaixonada do tradicional Ride Palhaço, vivendo intensamente as manifestações culturais da cidade. Juntamente com sua irmã mais velha, Maria Hespanha Martinez del Castillo, esteve à frente de grandes festas, eventos sociais e memoráveis desfiles carnavalescos, contribuindo para a alegria e a cultura de toda uma comunidade.

Hoje, ao recordarmos sua trajetória, celebramos não apenas a data de seu nascimento, mas o legado de uma mulher extraordinária. Uma mulher que amou sua família, sua cidade, suas tradições e seu povo. Uma mulher que ajudou a construir a memória afetiva de Santa Rita do Sapucaí e que permanece viva no coração daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la e nas páginas da história que ajudou a registrar.

Neste dia de São João, que as fogueiras iluminem também a lembrança de Dona Lupércia. Que sua história continue inspirando novas gerações e que seu legado jamais seja esquecido.

Parabéns, Dona Lupércia. Sua luz continua brilhando entre nós.

Publicado em Cidade | Deixe um comentário

Novo sistema de radiocomunicação amplia cobertura e otimiza atendimentos do Corpo de Bombeiros em Minas Gerais

Primeiros meses da implantação da tecnologia refletem em maior segurança das guarnições e mais eficiência na gestão dos recursos operacionais no Triângulo Mineiro e Zona da Mata

Os primeiros meses de funcionamento do novo sistema de radiocomunicação digital do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) no Triângulo Mineiro e Zona da Mata já demonstram avanços importantes na capacidade de resposta da corporação.

Baseada na plataforma TRBOnet/Mototrbo, a nova tecnologia integra comunicação por voz, transmissão de dados, georreferenciamento e acompanhamento das guarnições em tempo real, proporcionando mais agilidade no atendimento às ocorrências e maior segurança para as equipes em campo.

A principal mudança está na substituição do antigo modelo analógico por uma rede digital mais robusta, estável e inteligente. Com a nova ferramenta, o Centro de Operações (Cobom) passou a identificar, em tempo real, a localização das viaturas, permitindo o acionamento da equipe mais próxima da ocorrência e o acompanhamento do deslocamento até o local do atendimento.

Levantamento do Cobom da região do Triângulo Mineiro sobre os primeiros 30 dias de operação demonstram que inovação representa uma otimização significativa do serviço prestado à população, desde a implantação em março deste ano, anunciada em Uberlândia, então capital provisória do Estado.

A melhoria na coordenação operacional permite o emprego mais racional dos recursos disponíveis, reduzindo deslocamentos desnecessários e ampliando a capacidade de gerenciamento das ocorrências.

Além disso, a comunicação mais clara e estável possibilita o repasse de informações com maior rapidez e precisão, contribuindo para decisões operacionais mais eficientes.

Outro ganho importante é a ampliação da cobertura do sistema de comunicação. A nova infraestrutura digital reduziu áreas com deficiência de sinal, aumentou a confiabilidade das transmissões e promoveu a padronização das comunicações entre as unidades da região, fortalecendo a integração operacional do Corpo de Bombeiros.

Na área do 2º Comando Operacional de Bombeiros, sediado em Uberlândia, foram investidos R$ 12,9 milhões, sendo R$ 2,5 milhões destinados ao município no Projeto de Implantação de Radiocomunicação Crítica.

A área de abrangência do projeto contempla os municípios de Uberlândia, Araguari, Ituiutaba, Tupaciguara, Araxá, Frutal, Iturama, Sacramento, Campos Altos, Patos de Minas, Patrocínio, Unaí, Paracatu e João Pinheiro.

Zona da Mata também conta com nova tecnologia

A modernização chegou também à Zona da Mata com o lançamento do novo sistema de radiocomunicação digital no 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Juiz de Fora, em abril deste ano.

Além de Juiz de Fora, a nova estrutura atende a outros 12 municípios da área de atuação do 3º Comando Operacional dos Bombeiros de Minas Gerais: Ubá, Leopoldina, Muriaé, Viçosa, Além Paraíba, Cataguases, Astolfo Dutra, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, São João del-Rei, Congonhas e Carandaí.

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 7,4 milhões na implantação da ferramenta na região.

Mais segurança e agilidade nas operações

Com maior cobertura de sinal, redução de falhas e comunicação criptografada, as equipes passam a atuar com mais precisão e segurança. O sistema também permite o monitoramento das viaturas por GPS, possibilitando o direcionamento mais ágil das guarnições e contribuindo para a redução do tempo de resposta nas ocorrências.

A tecnologia também trouxe avanços significativos para a segurança das guarnições, como destaca o destacou o tenente Richele Raniere Silvino, do Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, em Uberlândia.

“O monitoramento das equipes por meio do georreferenciamento proporciona maior consciência situacional ao Cobom, especialmente em ocorrências de maior complexidade, em áreas rurais, rodovias ou locais de difícil acesso. O acompanhamento em tempo real permite uma resposta mais rápida diante de eventuais necessidades de apoio”, afirma.

Os primeiros resultados apontam ainda benefícios no planejamento estratégico e na gestão logística da corporação. A plataforma registra chamadas, deslocamentos e eventos operacionais, criando uma base de dados que poderá subsidiar futuras análises sobre emprego de recursos, distribuição de equipes e aperfeiçoamento contínuo da resposta operacional.

Governo Presente

O lançamento do novo sistema de radiocomunicação no Triângulo Mineiro e Zona da Mata ocorreram durante as agendas de entregas do projeto itinerante Governo Presente nas regiões.

A iniciativa promove a transferência provisória da capital para diferentes municípios mineiros, aproximando o Governo de Minas da população, fortalecendo a presença do Estado no interior e no acompanhamento mais próximo das demandas locais.

Agência Minas

 

Publicado em Noticias de Minas Gerais | Deixe um comentário

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Publicado em Empregos | Deixe um comentário

RIFA BENEFICENTE

35 98701-3608
Adquira seu número👍🏽
Restam poucos números🙏🏽

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Corrente do Bem – Uma conquista que enche nossos corações de esperança! ❤️

Hoje celebramos muito mais do que a chegada de uma cadeira motorizada. Celebramos o amor, a solidariedade e a força da Corrente do Bem em apoio ao garotinho Carlinhos.

Graças ao gesto generoso de um casal de amigos, Carlinhos receberá a cadeira que tanto precisa para ter mais conforto, mobilidade e autonomia em sua rotina. É um presente que representa dignidade, independência e a oportunidade de viver momentos simples que fazem toda a diferença.

Cada oração, cada mensagem de apoio, cada compartilhamento e cada contribuição foram fundamentais para que esse sonho se tornasse realidade. Quando uma comunidade se une por uma causa, milagres acontecem.

E hoje estamos vendo um deles acontecer diante dos nossos olhos.

Mas nossa missão continua. Agora, toda a arrecadação da campanha e da rifa será destinada às adaptações necessárias na casa do Carlinhos, garantindo que ele possa utilizar sua nova cadeira com segurança e qualidade de vida. Rampas de acesso, adequações nos ambientes e melhorias estruturais serão os próximos passos dessa caminhada de amor.

A história do Carlinhos nos mostra que a verdadeira riqueza está na capacidade de estender a mão ao próximo. Em um mundo onde tantas notícias difíceis nos cercam, essa conquista nos lembra que a bondade ainda transforma vidas.

Que Deus abençoe imensamente o casal que fez essa doação tão especial e cada pessoa que faz parte dessa corrente do bem.

O sorriso do Carlinhos é a maior prova de que todo gesto de amor vale a pena.

Seguimos juntos, porque a cadeira foi conquistada, mas o sonho de oferecer mais independência, acessibilidade e qualidade de vida ao Carlinhos continua.

E com a força de todos vocês, temos certeza de que vamos chegar ainda mais longe. ❤️🙏

Publicado em Cidade | Deixe um comentário

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

 

📌 Vaga: Assistente Administrativo

Local: Santa Rita do Sapucaí, MG
Horário: 07h30 às 17h30 (1h de intervalo para almoço)
Remuneração: R$ 2.010,00 + Vale Refeição + Vale Transporte


🎯 Perfil desejado

  • Formação mínima: Ensino Médio completo
  • Formação ideal: Técnico ou Graduação em Administração (em andamento)
  • Experiência: Mínimo de 2 anos em escritório
  • Informática:
    • Básico: Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint)
    • Desejável: Excel avançado (fórmulas, planilhas, macros)

📚 Conhecimentos necessários

  • Emissão e lançamento de notas fiscais
  • Controle de fluxo de caixa e conciliações bancárias
  • Processos administrativos em geral
  • Organização de arquivos e documentos
  • Elaboração e atualização de planilhas
  • Noções de controle de estoque e compras

🛠️ Principais atividades

  • Atendimento telefônico e via WhatsApp
  • Comunicação com clientes e fornecedores
  • Lançamento e emissão de notas fiscais
  • Conferência e lançamento de boletos e pagamentos
  • Apoio no controle de estoque e conciliações bancárias
  • Cobrança de clientes (telefone e e-mail)
  • Organização e arquivamento de documentos
  • Realização de orçamentos e pequenas compras
  • Conferência de holerites e cartões de ponto
  • Envio de documentos e relatórios à contabilidade
  • Follow-up de orçamentos e análise de clientes
  • Geração de boletos e envio de remessas bancárias
  • Pesquisas de mercado e agendamento de reuniões

✅ Requisitos comportamentais

  • Organização como prioridade
  • Boa comunicação verbal e escrita
  • Facilidade com números e informática
  • Agilidade e eficiência nas tarefas
  • Postura profissional e comprometimento

📩 Envie seu currículo para: rhcurriculosele@gmail.com


Publicado em Empregos | Deixe um comentário

Protesto na Midea após denúncia de agressão

Trabalhadores da multinacional chinesa Midea, em Pouso Alegre, realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (23) em frente à fábrica da empresa. O ato, iniciado por volta das 4h30, bloqueou a entrada da planta industrial, que emprega cerca de 2.500 pessoas.

Sindicato dos Metalúrgicos de Pouso Alegre e Região

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a mobilização foi motivada por uma denúncia de agressão física cometida por um gerente de qualidade contra um funcionário brasileiro, ocorrida em 15 de junho. O caso foi registrado em boletim de ocorrência e encaminhado ao Ministério Público do Trabalho. A categoria exige investigação rigorosa e ameaça entrar em greve caso não haja providências em até 72 horas.

O protesto contou com apoio de entidades como a CUT-MG e a Federação Estadual dos Metalúrgicos, e atrasou em cerca de uma hora o início das atividades na fábrica.

Em nota, a Midea informou que o gestor envolvido foi afastado e que abriu processo interno de apuração. A empresa reforçou que não tolera violência, assédio ou discriminação.

 

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Quatro homens são presos por estupro em Bom Repouso

Quatro homens, de 19, 23, 38 e 64 anos, foram presos em flagrante nesta segunda-feira (22) em Bom Repouso, Sul de Minas, suspeitos de estuprar uma mulher de 42 anos. A vítima foi resgatada em estado grave e segue internada no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre.

PMMG

De acordo com a investigação, a mulher teria oferecido abrigo a um conhecido e acabou mantida em cárcere privado, sofrendo abusos sexuais repetidos nos últimos dias. Moradores acionaram o socorro ao perceberem movimentação suspeita na residência. Equipes de saúde encontraram a vítima debilitada e constataram lesões recentes e antigas compatíveis com violência sexual.

Durante o atendimento, a mulher identificou os agressores e entregou à polícia registros de imagem que podem ajudar na apuração. Os suspeitos foram localizados pela PM e encaminhados à Delegacia de Pouso Alegre.

Peritos estiveram no imóvel para coletar evidências, e a Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso.

 

Publicado em Notícias Policiais | Deixe um comentário

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Publicado em Empregos | Deixe um comentário

Estudante de 17 anos morre em escola de Congonhal

Uma adolescente de 17 anos faleceu na manhã desta terça-feira (23) após passar mal dentro da Escola Estadual Mendes de Oliveira, em Congonhal, Sul de Minas.

Redes Sociais

Aline Geysielle Rezende, aluna do 3º ano do ensino médio, foi encontrada desacordada no banheiro por colegas. O socorro médico foi acionado imediatamente, mas a jovem já estava sem vida quando a equipe chegou.

As causas da morte ainda não foram divulgadas. Em razão do ocorrido, as aulas do período da tarde foram suspensas.

Em nota, a Prefeitura de Congonhal e a direção da escola lamentaram profundamente o falecimento e manifestaram solidariedade à família e aos amigos da estudante.

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Mensagem Espírita

Publicado em Mensagem Espírita | Deixe um comentário

NOTA DE FALECIMENTO – Oliveiros Soares Pereira

Publicado em Nota de Falecimento | Deixe um comentário

🚔 Homem é morto a pauladas em Campo Belo

 

Na noite de domingo (21), um homem foi assassinado dentro de casa, no bairro Vila São Jorge, em Campo Belo (MG). Segundo a Polícia Militar, ele foi atacado por volta das 22h30 e morreu no local após sofrer golpes na cabeça. Pedaços de madeira usados no crime foram apreendidos.

Durante buscas, os militares prenderam dois suspeitos, que confessaram participação e já tinham antecedentes por tráfico de drogas. A principal linha de investigação aponta para vingança: dias antes, a vítima teria ameaçado e agredido um parente de um dos envolvidos.

Os detidos foram encaminhados à delegacia e o caso seguirá sob investigação da Polícia Civil.

Publicado em Notícias Policiais | Deixe um comentário

Histórico escolar da rede estadual passa a contar com autenticação digital via gov.br  

Tecnologia desenvolvida pela Prodemge agiliza processos e reduz necessidade de deslocamentos e uso de papel 

A rede estadual de ensino de Minas Gerais passa a contar com uma evolução para emissão, assinatura e entrega do Histórico Escolar dos alunos: a assinatura digital, autenticada via gov.br. Já disponível, a funcionalidade integra o Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) e o e-DOC, plataformas voltadas à gestão acadêmica, arquivamento, assinatura e disponibilização de documentos administrativos e da vida escolar dos alunos.

Com a integração, a escola solicita o Histórico Escolar pelo Simade e encaminha o documento ao e-DOC, onde ele é assinado digitalmente por servidores habilitados, com autenticação pelo gov.br. O processo reduz a necessidade de impressão, assinatura manual e retirada presencial na unidade escolar. Após a emissão, o documento pode ser enviado diretamente ao e-mail do estudante.

Lucas Araújo, superintendente de Sistemas, Dados e Avaliação da SEE/MG, destaca que o histórico escolar é o documento mais importante na vida escolar do estudante. “É a comprovação de que ele já se formou, quando ele concluiu as etapas e as notas e frequência em todas as matérias”, pontua. “A assinatura via gov.br no histórico escolar representa um grande avanço, pois agora temos a possibilidade de fazer esse documento digital e assinado”.

 Agilidade  

Para as escolas, a mudança traz mais agilidade ao trabalho administrativo. Diretores, vice-diretores, secretários e assistentes técnicos de Educação Básica (ATB), conforme os perfis habilitados no sistema, podem assinar os documentos digitalmente mediante autenticação pelo gov.br.

“É importante ressaltar que esses perfis são habilitados de forma automatizada via integração com o Simade. Esta solução contribuiu para que a entrega correspondesse à expectativa da SEE, gerando valor efetivo para os envolvidos” explica Jacqueline Ribeiro, scrum master do e-Doc.

Segundo o assessor de Tecnologia da Informação da Gerência de Sistemas Especializados em Educação (GSE) na Prodemge, Marlon dos Santos, a novidade simplifica uma etapa importante da rotina escolar. “Antes, a emissão do Histórico dependia do documento físico e da presença dos responsáveis pela assinatura. Agora, o fluxo pode ser concluído de forma digital, inclusive quando os assinantes não estão na escola”, explica.

O Histórico Escolar reúne informações detalhadas sobre matrículas, etapas concluídas, níveis de ensino e certificações. É um documento frequentemente utilizado em processos de ingresso em instituições de ensino, participação em concursos e comprovação de escolaridade. Além do Histórico Escolar, outros documentos já tramitam pelo sistema, como Declaração de Escolaridade, Declaração de Conclusão, Declaração de Transferência e Ficha Individual do aluno. Cada um atende a uma necessidade específica da vida escolar, da confirmação de matrícula ao registro dos componentes curriculares cursados.

Organização  

O e-DOC, que foi desenvolvido pela equipe da Gerência De Sistemas Administrativos e De Apoio Da Educação – GEA, também organiza os registros em pastas digitais. Na Pasta do Aluno, por exemplo, ficam reunidos os documentos assinados referentes à trajetória escolar, que podem ser visualizados, baixados ou enviados por e-mail. Já a Pasta da Escola concentra documentos administrativos, dados básicos da unidade e atos autorizativos.

Agência Minas

Publicado em Noticias de Minas Gerais | Deixe um comentário

🚨 Motorista embriagado é preso após perseguição em Sapucaí Mirim

Na noite de sábado (20), um motorista de 50 anos foi preso em flagrante após fugir da Polícia Militar Rodoviária por 11 km na rodovia MG-173, em Sapucaí Mirim (MG).

PMRv

Segundo a corporação, o homem havia consumido 12 latas de cerveja e dirigia sob efeito de álcool. Durante a perseguição, registrada em vídeo, ele invadiu a contramão diversas vezes, colocando outros motoristas em risco.

O condutor foi interceptado e submetido ao bafômetro, que apontou 0,61 mg/L, índice que configura crime de trânsito. Após avaliação médica em Paraisópolis, foi encaminhado à Delegacia de Itajubá.

O veículo, com placas de São Paulo, foi autuado pelas infrações cometidas.

Publicado em Notícias Policiais | Deixe um comentário

Francisca – Faxina e Diarista

Publicado em Geral | Deixe um comentário

NOTA DE FALECIMENTO – João Donizete Garcia

Publicado em Nota de Falecimento | Deixe um comentário

Mensagem Espírita

Publicado em Mensagem Espírita | Deixe um comentário

Santa Rita do Sapucaí abre inscrições para o Programa Municipal de Castrações 2026 com 1.400 vagas

A Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí anunciou a abertura das inscrições para o Programa Municipal de Castrações 2026, que contará com 1.400 vagas gratuitas ou subsidiadas, divididas em duas etapas ao longo do ano.

A iniciativa tem como objetivo promover o controle populacional de cães e gatos, além de contribuir para a saúde pública e o bem-estar animal no município.

📅 Cronograma das castrações

  • 1ª etapa: 07, 08 e 09 de agosto de 2026
  • 2ª etapa: 04, 05 e 06 de dezembro de 2026

📝 Período de inscrições

As inscrições estarão abertas entre 22 de junho e 03 de julho de 2026, podendo ser realizadas de forma online ou presencial.

💻 Inscrição online

O cadastro pode ser feito pelo link:
🔗 https://tally.so/r/A7xvge

🏢 Atendimento presencial

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
📍 Alameda José Cleto Duarte, 57 – Centro – Santa Rita do Sapucaí/MG
🕗 Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h

📞 Canais oficiais de contato

  • WhatsApp: (35) 9 8438-7688
  • Telefone fixo: (35) 3473-3200

A Prefeitura reforça que o programa é uma importante ação de saúde pública e proteção animal, incentivando a participação dos tutores para garantir mais qualidade de vida aos pets e reduzir o abandono no município.

Publicado em Cidade | Deixe um comentário

DROGAS: INFORMAR PARA PREVENIR

Quando falamos de drogas, estamos falando de substâncias que alteram o funcionamento do organismo. Elas podem ser lícitas, como bebidas alcoólicas, cigarro e alguns medicamentos, ou ilícitas, como maconha, cocaína, crack e ecstasy.

Muitas pessoas acreditam que drogas legalizadas não oferecem riscos, mas isso não é verdade. O álcool e o cigarro, por exemplo, estão entre as substâncias que mais causam dependência e problemas de saúde.

O uso de drogas pode trazer sérias consequências, como:
❌ Problemas de saúde física e mental;
❌ Dependência química;
❌ Conflitos familiares e sociais;
❌ Dificuldades nos estudos e no trabalho;
❌ Problemas com a Justiça.

Mas a prevenção é possível!

✔️ Fortaleça seus laços familiares;
✔️ Valorize as amizades saudáveis;
✔️ Pratique esportes e atividades que lhe deem prazer;
✔️ Invista nos seus sonhos e projetos de vida;
✔️ Procure ajuda sempre que precisar.

Lembre-se: pedir ajuda é um ato de coragem. Existem profissionais, grupos de apoio, unidades de saúde e serviços especializados preparados para acolher quem enfrenta problemas relacionados ao uso de drogas.

🌟 Você é o autor da sua própria história. Faça escolhas conscientes, cuide da sua saúde e acredite no seu potencial.

Apoio: Polícia Militar de Minas Gerais e Batman do Sul de Minas.

Publicado em Geral | Deixe um comentário

🚮🌳 VAMOS MANTER SANTA RITA DO SAPUCAÍ LIMPA? 🌳🚮

Uma cidade bonita não depende apenas do trabalho das equipes de limpeza. Ela depende, principalmente, da consciência de cada cidadão.

Lembre-se:

“Cidade limpa não é a que mais se limpa, mas sim a que menos se suja.”

Cada papel jogado na lixeira, cada praça preservada, cada rua mantida limpa faz a diferença para todos.

Quando cuidamos da nossa cidade, demonstramos respeito pelos nossos vizinhos, pelas futuras gerações e pelo lugar que chamamos de lar.

Não jogue lixo nas ruas.
Não descarte entulho em locais inadequados.
Ajude a conservar praças, jardins e espaços públicos.

Uma cidade limpa gera mais qualidade de vida, mais saúde, mais orgulho e mais bem-estar para todos.

🌿 Santa Rita do Sapucaí é a nossa casa. Vamos cuidar dela juntos!

Porque a mudança que queremos ver na cidade começa com pequenas atitudes de cada um de nós.

Publicado em Cidade | Deixe um comentário

PRAÇA ANTÔNIO VILELA DE MAGALHÃES NO BAIRRO SÃO BENEDITO PASSA POR REVITALIZAÇÃO

A Praça Antônio Vilela de Magalhães no Bairro São Benedito está recebendo serviços de revitalização, com nova pintura, limpeza e melhorias na conservação do espaço público.

A ação tem como objetivo proporcionar um ambiente mais agradável, bonito e acolhedor para os moradores e visitantes, valorizando um importante ponto de convivência da comunidade.

A administração reforça a importância da colaboração da população para manter o local limpo e preservado, evitando atos de vandalismo e contribuindo para a conservação dos bens públicos.

Cuidar da praça é responsabilidade de todos.

Com a participação da comunidade, o espaço poderá continuar sendo um local de lazer, encontro e convivência para as famílias do bairro.

🤝 Juntos, podemos manter nossa cidade cada vez mais bonita e bem cuidada!

Publicado em Cidade | Deixe um comentário

NOTA DE FALECIMENTO – Geraldo Arlindo Gregório

Publicado em Nota de Falecimento | Deixe um comentário

JUCEMG escolhe Santa Rita do Sapucaí como cidade anfitriã da Junta Itinerante Sul de Minas

Santa Rita do Sapucaí foi escolhida pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG) como cidade anfitriã da edição Sul de Minas da Junta Itinerante, iniciativa que busca aproximar a autarquia dos empreendedores e profissionais que atuam com registro empresarial em diferentes regiões do estado.

O evento será realizado no dia 23 de junho, das 15h às 17h, em formato 100% online e gratuito, permitindo a participação de interessados de todo o Sul de Minas sem a necessidade de deslocamento.

Voltada para empresários, contadores, advogados, agentes públicos e profissionais ligados ao registro empresarial, a programação abordará temas estratégicos para a simplificação e modernização do ambiente de negócios mineiro.

Entre os assuntos em destaque estão os benefícios do programa Redesim + Livre, orientações sobre o preenchimento correto da Ficha Cadastral Nacional (FCN) e do Documento Básico de Entrada (DBE), além de uma apresentação prática sobre o Registro Automático, ferramenta que tem contribuído para reduzir burocracias e acelerar processos de abertura e alteração de empresas.

A abertura institucional será conduzida pela presidente da JUCEMG, Patrícia Vinte Di Iório e pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – SINDVEL, Roberto de Souza Pinto.

A escolha de Santa Rita do Sapucaí como cidade anfitriã da edição regional reforça o protagonismo do município, reconhecido nacionalmente por seu ecossistema de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Além de ampliar o acesso à informação, a iniciativa contribui para que empresas e profissionais conheçam mecanismos capazes de tornar os processos empresariais mais ágeis, eficientes e competitivos.

A participação é gratuita e pode ser realizada por meio do link https://bit.ly/43Kbnm1

Publicado em Geral | Deixe um comentário

Sul de Minas conta com 28 municípios em programa que agiliza abertura de empresas

Parceria entre Sebrae Minas, Governo de Minas e Jucemg amplia os efeitos da Lei da Liberdade Econômica e acelera a formalização de negócios no estado. Ao todo, 200 cidades do estado já possuem processos automatizados de licenciamento e formalização de negócios

Minas Gerais alcançou a marca de 200 municípios com processos automatizados para abertura e licenciamento de empresas por meio do Programa Redesim + Livre. Entre eles, 28 cidades do Sul de Minas aderiram à iniciativa, que vem contribuindo para tornar o ambiente de negócios mais simples, ágil e favorável ao empreendedorismo na região.

A ação é resultado da parceria entre o Sebrae Minas, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). O programa fortalece a implementação da Lei da Liberdade Econômica ao automatizar etapas como consulta de viabilidade locacional, inscrição municipal e emissão de alvarás, reduzindo o tempo e a burocracia para a formalização de empresas.

Com a modernização dos processos, atividades classificadas como de baixo e médio riscos podem iniciar suas operações imediatamente, sem a necessidade de licenças ou autorizações prévias. A medida reduz custos para os empreendedores, aumenta a segurança jurídica e contribui para tornar os municípios mais atrativos para investimentos e geração de empregos.

No Sul de Minas, 28 municípios já integram o Redesim + Livre. São eles: Alagoa, Andradas, Areado, Boa Esperança, Borda da Mata, Brazópolis, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Campestre, Campo Belo, Conceição do Rio Verde, Conceição dos Ouros, Delfim Moreira, Heliodora, Itanhandu, Jacutinga, Liberdade, Maria da Fé, Minduri, Monte Belo, Natércia, Perdões, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São José do Alegre, São Lourenço, São Sebastião da Bela Vista e Senador Amaral.

A atuação do Sebrae Minas ocorre por meio do programa Territórios Mais Atrativos, no eixo de Liberdade Econômica. A instituição apoia os municípios na revisão de legislações, na automatização dos sistemas e na simplificação dos procedimentos relacionados à abertura e ao funcionamento de empresas.

“Quando reduzimos a burocracia, criamos um ambiente mais competitivo, atrativo para investimentos e favorável à geração de emprego, renda e desenvolvimento local”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Parceria estratégica

Com o avanço da automatização, Minas Gerais mostra que desburocratizar é abrir caminho para que milhares de empreendedores realizem seus projetos com mais liberdade e menos barreiras. A iniciativa está alinhada ao programa Minas Livre para Crescer, do Governo de Minas, e fortalece a política pública de desburocratização no estado. O sucesso do modelo depende da cooperação entre o poder público municipal e as instituições parceiras, como a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

“A marca de 200 municípios automatizados comprova que Minas Gerais está transformando a forma de abrir empresas. Com menos burocracia e mais tecnologia, o empreendedor ganha tempo, os municípios ganham eficiência e o estado se torna cada vez mais atrativo para novos negócios”, ressalta a presidente da Jucemg, Patricia Vinte Di Iório.

“Chegar a 200 municípios aderidos ao Redesim + Livre é um marco que evidencia o compromisso das lideranças municipais com a modernização da gestão pública e a promoção da liberdade econômica. Essa conquista é resultado de uma parceria sólida entre o Governo de Minas, a Jucemg e o Sebrae Minas, que vêm trabalhando para eliminar entraves, simplificar a abertura e o funcionamento de empresas e estimular o empreendedorismo. Estamos construindo um estado mais competitivo, inovador e preparado para gerar oportunidades, renda e qualidade de vida para os mineiros”, destaca a Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa.

Sobre o Programa Territórios Mais Atrativos

Programa Territórios Mais Atrativos é uma iniciativa do Sebrae Minas para apoiar agentes públicos e lideranças locais em processos e estratégias para tornar os territórios mais atraentes aos negócios por meio da melhoria do ambiente empreendedor. São quatro frentes principais: Lei de Liberdade Econômica (LLE), Regularização Fundiária, Atração de Investimentos e Legislações Urbanísticas.

A LLE visa desburocratizar, agilizar e simplificar o processo de abertura e formalização de empresas, ofertar serviços e melhorar o ambiente de negócios. O Sebrae Minas disponibiliza consultoria para automatizar o processo de abertura de empresas.

A Regularização Fundiária objetiva potencializar o desenvolvimento econômico local por meio da organização territorial, da garantia da propriedade e do acesso ao crédito, bem como aumentar a renda e fomentar a construção civil.

A Atração de Investimentos é um projeto para capacitar as prefeituras para melhoria do ambiente de negócios e da jornada de prospectar empresas para o território. O Sebrae possui metodologia própria que, em conjunto com a Invest Minas, pretende tornar o território mineiro ainda mais competitivo.

E a frente de Legislações Urbanísticas inclui consultorias para Simplificação do Licenciamento do Código de Obras e Edificações (COE) e consultorias para Elaboração ou Revisão da Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo. O objetivo é fortalecer o ambiente de negócios, orientar sobre o crescimento urbano e o uso do solo nas cidades mineiras, e melhorar a gestão territorial, trazendo novas oportunidades de atração de investimentos e empreendimentos.

ASCOM SEBRAE MINAS

 

Publicado em Noticias de Minas Gerais | Deixe um comentário

Oportunidade de Emprego

Publicado em Empregos | Deixe um comentário

NOTA DE FALECIMENTO – Terezinha Pacífico

Publicado em Nota de Falecimento | Deixe um comentário

🚔 PRF apreende R$ 3 milhões em eletrônicos da Apple na BR-381

 

Na noite de quinta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 322 aparelhos da Apple, avaliados em cerca de R$ 3 milhões, durante fiscalização no km 900 da BR-381, em Cambuí (MG).

PRF

A carga — composta por 241 iPhones, 39 MacBooks, 28 AirPods e 14 smartwatches — era transportada sem nota fiscal em um utilitário adaptado para simular viatura policial descaracterizada. O veículo seguia para Belo Horizonte e estava ocupado por dois homens, de 54 e 58 anos.

Além dos eletrônicos, foram encontrados dispositivos luminosos vermelhos e azuis, de uso restrito a forças de segurança.

O automóvel e a mercadoria foram encaminhados à Receita Federal em Poços de Caldas. Os suspeitos foram detidos e responderão por descaminho.

Publicado em Notícias Policiais | Deixe um comentário

Mutirão reúne voluntários e poder público na revitalização do Parque Municipal Dr. Cyro de Luna Dias

Muitas pessoas ainda desconhecem que Santa Rita do Sapucaí abriga um importante patrimônio ambiental: o Parque Municipal Dr. Cyro de Luna Dias, onde está localizado o tradicional horto florestal da cidade. Destinado à educação ambiental, ao lazer e à realização de atividades compatíveis com a preservação da natureza, o espaço está passando por um processo de revitalização para voltar a receber a população.

Após permanecer fechado por muitos anos, o parque vem sendo preparado para sua reabertura ao público em geral. Atualmente, o acesso é restrito a escolas, atividades previamente agendadas e ações de voluntariado autorizadas.

No último sábado, 20 de junho, voluntários e agentes públicos participaram de um grande mutirão voltado à preparação de atividades de educação ambiental para os estudantes da rede municipal. A ação reuniu pessoas de diferentes idades, incluindo famílias com representantes de três gerações trabalhando lado a lado em prol da preservação ambiental e da recuperação do parque.

Entre as atividades desenvolvidas estiveram a confecção de ninhos para aves utilizando cabaças, que serão posteriormente pintados pelas crianças e instalados nas escolas, além da construção de hotéis para abelhas solitárias, importantes polinizadores para a manutenção dos ecossistemas. O projeto permitirá que os alunos conheçam mais sobre a importância dessas espécies e expressem o aprendizado por meio de desenhos em placas educativas.

O mutirão também contou com ações de paisagismo e outros trabalhos voltados à conservação e valorização do espaço. Como forma de integração entre os participantes, o almoço foi preparado especialmente por um chef local, fortalecendo o espírito de união e colaboração entre todos os envolvidos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Diferentemente da Reserva Biológica de Preservação Permanente Doutora Mitzi Brandão, destinada à proteção mais restrita dos ecossistemas, o Parque Municipal Dr. Cyro de Luna Dias foi concebido para aproximar a comunidade da natureza, conciliando preservação ambiental, educação e uso público ordenado.

A iniciativa reforça a importância da participação conjunta entre poder público e sociedade civil para fortalecer o sentimento de pertencimento e a valorização desse patrimônio natural. Segundo os organizadores, novas ações de voluntariado e educação ambiental já estão sendo planejadas e deverão ocorrer em breve, ampliando o envolvimento da comunidade no processo de recuperação do parque.

A expectativa é que, com o apoio da população, o Parque Municipal Dr. Cyro de Luna Dias volte a ocupar um papel de destaque na vida dos santarritenses, oferecendo um espaço de convivência, aprendizado e contato com a natureza para as futuras gerações.

Publicado em Geral | Deixe um comentário

TRÁFICO DE DROGAS É DESMANTELADO NO BAIRRO MARISTELA EM SANTA RITA DO SAPUCAÍ

Uma ação da Polícia Militar resultou na prisão de suspeitos envolvidos com o tráfico de drogas no bairro Maristela, em Santa Rita do Sapucaí. A ocorrência foi registrada durante patrulhamento, após denúncias apontarem que uma residência estaria sendo utilizada para armazenamento e comercialização de entorpecentes.

Segundo a PM, os denunciados já eram conhecidos no meio policial. Após monitoramento do local, os militares observaram movimentações típicas do tráfico, incluindo a troca de dinheiro entre suspeitos.

No momento da abordagem, um dos envolvidos tentou se desfazer de uma substância semelhante a droga, enquanto outra suspeita buscou ocultar entorpecentes dentro da residência. Diante do flagrante e das informações já levantadas, os policiais entraram no imóvel, onde encontraram uma grande quantidade de drogas, dinheiro e materiais utilizados para o preparo e distribuição dos entorpecentes.

Durante as buscas foram apreendidos:

💊 01 invólucro de cocaína
🔸 34 pedras de crack
☘️ 10 tabletes de maconha
📱 03 aparelhos celulares
💵 R$ 2.268,00 em dinheiro
⚖️ 01 balança de precisão

Os suspeitos foram presos em flagrante pelos crimes, em tese, de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Após atendimento médico, eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia, acompanhados por advogada, juntamente com todo o material apreendido.

A Polícia Militar reforça a importância das denúncias anônimas da população no combate ao tráfico de drogas e na promoção da segurança da comunidade.

Publicado em Notícias Policiais | Deixe um comentário

Mensagem Espírita

Publicado em Mensagem Espírita | Deixe um comentário

GRANDE APREENSÃO DE DROGAS E ARMAS TERMINA COM DOIS PRESOS E UM MENOR APREENDIDO EM SANTA RITA

Uma operação da Polícia Militar realizada na noite de sexta-feira (19) resultou na prisão de dois suspeitos e na apreensão de um adolescente de 16 anos por envolvimento com o tráfico de drogas no Bairro Margaridas, em Santa Rita do Sapucaí.

PMMG

A ação foi desencadeada após denúncias apontarem intenso comércio de entorpecentes em um imóvel da região. Durante monitoramento do local, militares da 114ª Companhia da Polícia Militar, com apoio das equipes do Tático Móvel de Pouso Alegre, flagraram uma negociação de drogas, confirmando as informações recebidas.

Na abordagem, foram presos uma mulher de 31 anos e um homem de 26 anos. Um adolescente de 16 anos também foi apreendido. Durante as buscas no imóvel, os policiais encontraram grande quantidade de drogas já fracionadas e prontas para comercialização, além de armas de fogo, munições, dinheiro e materiais utilizados no tráfico. Três aparelhos celulares também foram recolhidos e serão submetidos à perícia.

Material apreendido:

🔫 02 revólveres calibre .38 (um preto e um prata)

🍬 10 munições intactas e 01 deflagrada

🌿 224 buchas de maconha

📦 19 tabletes de maconha

🍃 01 porção de maconha tipo Colômbia Gold

🚬 06 cigarros de maconha

🪨 127 porções de crack

◻️ 128 pinos de cocaína

⚖️ 01 balança de precisão

📱 03 aparelhos celulares

💵 R$ 490,00 em dinheiro

📝 Anotações relacionadas ao tráfico de drogas

Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de plantão, onde permaneceram à disposição da Justiça. Conforme a Polícia Militar, a ocorrência resultou, em tese, nos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção de menores e posse irregular de arma de fogo.

A operação contou com a participação das equipes do Comando Tático, Tático Móvel Alfa e Bravo, além das guarnições de policiamento ostensivo de Santa Rita do Sapucaí.

A expressiva quantidade de drogas, armas e materiais apreendidos reforça o combate ao tráfico na região e representa mais um duro golpe contra a criminalidade no município. 🚔👮‍♂️💪

Vale Independente – 17 anos. Com o povo, onde o povo está!

Publicado em Notícias Policiais | Deixe um comentário

🚨 GRAVE ACIDENTE NA BR-459 DEIXA FERIDOS

Um grave acidente foi registrado por volta das 18h30 deste sábado (20), no km 111 da BR-459, nas proximidades do bairro Cidade Jardim, em Pouso Alegre. A ocorrência envolveu uma colisão frontal entre um Fiat Siena cinza e um Jeep Renegade preto, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da concessionária EPR Sul de Minas, responsável pela administração da rodovia.

Segundo o Corpo de Bombeiros, no Jeep Renegade estavam cinco ocupantes. A motorista, de 36 anos, e um passageiro, de 46 anos, sofreram ferimentos leves, estavam conscientes e conseguiram sair do veículo. Já outras três passageiras, de 66, 41 e 14 anos, apresentavam rebaixamento do nível de consciência e precisaram ser imobilizadas em prancha longa antes de serem encaminhadas para atendimento médico.

No Fiat Siena, o motorista era o único ocupante do veículo e ficou preso às ferragens devido ao travamento da porta. Para o resgate, bombeiros e funcionários da EPR removeram a porta do automóvel. A vítima apresentava rebaixamento do nível de consciência, ferimento corto-contuso na perna direita, fratura no braço esquerdo e trauma na região da face.

Após a estabilização das vítimas, todos os feridos, com exceção da condutora do Jeep Renegade, foram encaminhados ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio para avaliação e tratamento médico.

Concluído o atendimento, os bombeiros realizaram procedimentos de segurança no local, incluindo a desconexão das baterias dos veículos para evitar riscos de incêndio. A ocorrência foi deixada sob responsabilidade da Polícia Militar e da concessionária, que assumiram o controle do tráfego, a remoção dos veículos e as demais providências necessárias.

As causas do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.

⚠️Motoristas que trafegam pelo trecho devem redobrar a atenção devido à movimentação das equipes de atendimento e possível lentidão no trânsito.

Vale Independente Notícias
17 anos – Com o povo onde o povo está!

Publicado em Geral | Deixe um comentário

🖤 Adeus, D. Tereza Lopes 🖤

“Há pessoas que passam por este mundo deixando marcas tão profundas que o tempo jamais será capaz de apagar. Assim foi Dª. Tereza Lopes, uma mulher de fé, amor e simplicidade, que construiu uma história de mais de um século de vida, espalhando carinho e ensinamentos por onde passou.

Na última quinta-feira, tive o privilégio de visitá-la. Mesmo bastante debilitada, mantinha a lucidez, a serenidade e aquele olhar doce e acolhedor que sempre fizeram parte de sua essência. Ao me despedir, disse: “Fica com Deus”. E ela, com a firmeza de quem sempre confiou nos planos divinos, respondeu: “Amém”.
Foi um momento simples, mas que hoje carrega um significado imenso em meu coração.

Naquela mesma madrugada, antes da visita, tive um sonho especial. Vi D. Tereza ao lado de seu saudoso esposo, Tião Curiango. Os dois embarcavam em um caminhão Chevrolet azul. Com seu jeito carinhoso, ela me disse: “Estou com saudades de você, vem aqui em casa me visitar.” Foi esse sonho que me levou até ela, sem imaginar que seria nosso último encontro nesta vida.
E hoje, sábado, às 18h, chegou a notícia de sua partida.

Talvez agora tudo faça sentido.

O Chevrolet azul seguiu viagem. Não por estradas de terra ou caminhos deste mundo, mas rumo à eternidade. E nele, seguiram dois corações que o amor jamais separou.

Fica a saudade, ficam as lembranças e a gratidão por ter conhecido uma pessoa tão especial.

Que Deus a receba de braços abertos e conceda conforto a todos os familiares e amigos.

Descanse em paz, D. Tereza Lopes. Sua história permanecerá viva em nossos corações. 🙏❤️🖤”

Giácomo Costanti

Publicado em Geral | Deixe um comentário

NOTA DE FALECIMENTO – Rita Valéria Vilas Boas de Oliveira

Publicado em Nota de Falecimento | Deixe um comentário

O que considerar antes de jogar em um cassino online

Os cassinos online no Brasil estão se tornando cada vez mais populares graças à sua acessibilidade e variedade de jogos. Muitos usuários estão ansiosos para experimentar jogos caça níqueis valendo dinheiro, na esperança de ganhos rápidos e muita emoção, no entanto, antes de começar a jogar, é importante considerar alguns fatores que ajudarão você a evitar erros, economizar dinheiro e tornar a experiência de jogo a mais confortável possível.

Escolhendo uma plataforma confiável

O primeiro, e mais importante passo, é escolher um cassino online de boa reputação. O mercado no Brasil está se desenvolvendo rapidamente e, juntamente com as plataformas legais, surgem sites questionáveis.

Um cassino confiável sempre possui licença, termos de uso transparentes e uma boa reputação por entre os jogadores. Preste atenção à disponibilidade de informações da empresa, informações de contato e avaliações em fontes independentes.

Também sempre vale a pena verificar a facilidade de uso do site, pois tanto a velocidade de
carregamento, como a disponibilidade de uma versão mobile e a navegação clara desempenham um papel importante na experiência geral do usuário.

Critérios-chave para escolher um cassino

Antes de se cadastrar, recomendamos que sempre preste atenção para os seguintes aspectos:

● Licença e regulamentação;
● Segurança da conexão (HTTPS);
● Variedade de jogos e provedores;
● Métodos de pagamento convenientes;
● Qualidade do suporte ao cliente.

Esses critérios permitem que você forme uma impressão geral da plataforma e evite lidar com recursos não confiáveis. Após avaliar os parâmetros básicos, você pode passar para uma análise mais detalhada das condições do jogo.

Planejamento financeiro e gestão do orçamento

Um dos aspectos principais é a gestão financeira adequada. Cassinos online são, antes de tudo, entretenimento, não uma forma de obter renda estável, então, é importante determinar antecipadamente o valor que você está disposto a gastar. Recomendamos definir limites de depósito e cumpri-los, o que ajudará você a evitar decisões impulsivas e manter o controle sobre seus gastos. Além disso, sempre vale a pena considerar as taxas de depósito e saque, bem como os valores mínimos de transação. Esses detalhes podem impactar significativamente a experiência geral de uso da plataforma.

Bônus e requisitos de apostas

Quase todos os cassinos online oferecem bônus para jogadores novos e recorrentes. Estes podem incluir pacotes de boas-vindas, rodadas grátis ou Cashback, no entanto, é importante ler atentamente os termos e condições. Os bônus geralmente vêm com requisitos de apostas que devem ser cumpridos antes de sacar os fundos.

Não entender esses termos pode levar a decepções, por isso é sempre melhor se familiarizar com todas as regras e restrições atempadamente.

Pontos-chave a considerar

Para evitar situações desagradáveis, sempre considere:

● O valor e prazo de aposta;
● As restrições de apostas ao usar o bônus;
● A lista de jogos participantes da promoção;
● O valor máximo de saque do bônus;
● Os termos e exclusões adicionais.

Esses fatores ajudam você a avaliar corretamente a atratividade da oferta de bônus e evitar
mal-entendidos. Após revisar a política de bônus, você poderá usar as ofertas do cassino de forma mais consciente.

Segurança e proteção de dados

A segurança é outro aspecto importante que não pode ser ignorado. Ao se cadastrar, o usuário transmite informações pessoais e financeiras, então, é importante garantir que a plataforma utilize métodos de segurança modernos.

Cassinos confiáveis ​​usam criptografia de dados e sistemas de monitoramento de atividades, o que reduz o risco de invasão de contas e vazamento de informações. Também é recomendável usar senhas complexas e não compartilhar dados com terceiros. Medidas adicionais, como a autenticação de dois fatores, aumentam significativamente a segurança.

Jogo responsável e controle emocional

O jogo pode levar a decisões precipitadas, especialmente durante uma sequência de derrotas ou vitórias, então, é importante manter a calma e não se deixar levar pelas emoções.

Definir limites de tempo e financeiros ajuda a manter o equilíbrio e evitar gastos excessivos. Se o jogo deixar de ser divertido, o melhor é fazer uma pausa. Muitas plataformas oferecem ferramentas de jogo responsável, incluindo restrições autoimpostas e suspensões temporárias de contas.

Conclusão

Acreditamos que, antes de jogar em um cassino online, é importante considerar muitos fatores, desde a escolha da plataforma até o gerenciamento do seu orçamento. Uma abordagem responsável permite uma experiência de jogo segura e agradável. Para maximizar sua diversão sem riscos desnecessários, é sempre importante revisar cuidadosamente os termos e condições e jogar com responsabilidade, por isso, sempre determine o valor da sua aposta com antecedência, respeite os limites estabelecidos, faça pausas, analise suas ações e escolha sites licenciados e confiáveis ​​com regras transparentes.

Publicado em Geral | Deixe um comentário

FAMÍLIA PROCURA CÃOZINHO E PEDE AJUDA DA POPULAÇÃO

Um cãozinho de estimação está desaparecido e sua família pede a colaboração da população para ajudar a encontrá-lo.
O animal fugiu recentemente e, desde então, seus tutores estão mobilizados em buscas e divulgando informações para facilitar sua localização.
Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro do pet ou encontrá-lo, por favor, entre em contato pelos telefones:
📞 (35) 99829-8085
📞 (35) 98824-2729
A família agradece toda ajuda e pede que a população compartilhe esta informação para que o animal possa retornar para casa o mais breve possível.

Publicado em Geral | Deixe um comentário

CACHOEIRA DE MINAS REFORÇA PARCERIA COM A POLÍCIA MILITAR

A Prefeitura de Cachoeira de Minas recebeu nesta semana o Sgt PM Marcelo Gouvêia, que passa a assumir o comando da Polícia Militar no município.

Durante o encontro, a prefeita Maristela Costa e demais representantes da administração municipal deram as boas-vindas ao novo comandante e desejaram sucesso nesta nova etapa de sua trajetória profissional.

Na ocasião, também foi reafirmada a parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar, fortalecendo o trabalho conjunto em prol da segurança, da ordem pública e do bem-estar da população cachoeirense.

A expectativa é de que a cooperação entre os órgãos continue gerando resultados positivos para a comunidade, contribuindo para a manutenção da tranquilidade e da qualidade de vida no município.

Publicado em Noticias de Minas Gerais | Deixe um comentário

ÚLTIMA FRENTE FRIA DO OUTONO MUDA O TEMPO NO CENTRO-SUL DO BRASIL

A última frente fria do outono de 2026 começou a provocar mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do Centro-Sul do país.

Após vários dias de tempo seco e temperaturas mais baixas, o sistema frontal traz aumento da nebulosidade e previsão de chuva no decorrer do fim de semana.

No Sudeste, a frente fria avança pela costa e provoca mudanças principalmente em São Paulo. As instabilidades também alcançam áreas do centro-sul e Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, além de pontos do estado do Rio de Janeiro. No sul de Goiás, há previsão de pancadas isoladas ao longo do dia.

Para o domingo (21), primeiro fim de semana completo do inverno astronômico, a tendência é de enfraquecimento gradual das instabilidades. Ainda podem ocorrer chuvas fracas e isoladas em algumas regiões de São Paulo e Minas Gerais, especialmente durante a manhã.

Com o avanço da frente fria para o oceano, o tempo volta a apresentar características típicas do inverno, com redução das chuvas, temperaturas mais amenas e predomínio de tempo firme em grande parte do Centro-Sul do Brasil.

A recomendação é que a população acompanhe as previsões meteorológicas para se manter informada sobre possíveis mudanças nas condições do tempo.

Publicado em Geral | Deixe um comentário

ADEUS, DORA CABELEIREIRA

Junho tem sido um mês de lágrimas, saudades e despedidas. Um daqueles períodos em que o céu parece abrir suas portas com mais frequência e chamar para junto de si pessoas que deixaram marcas profundas em nossa cidade e em nossos corações.

Primeiro, Deus percebeu que seus cafezais celestiais precisavam de cuidados especiais e convocou o querido Sô Zé Daniel Ribeiro para cuidar deles.

Depois, chamou as educadoras Silvania Faria e Rita Lúcia para continuarem sua missão de ensinar e iluminar almas na eternidade. Em seguida, convidou Dona Dora Couto para confeccionar os mais belos cartuchos celestiais. Precisando de alguém especial para acolher aqueles que chegam ao Reino dos Céus, escolheu nossa querida Conceição Bernardes, com seu sorriso acolhedor e sua bondade sem limites.

E agora, sentindo falta de alguém para cuidar dos cachos dourados dos anjos, Deus chamou Dora Cabeleireira.

Por muitos anos, Dora fez parte da história e da memória afetiva de Santa Rita do Sapucaí. Em seu salão, na Rua Coronel Joaquim Neto, ela não transformava apenas cabelos. Transformava dias, elevava a autoestima, distribuía carinho, ouvia histórias e cultivava amizades que atravessaram gerações.

Mais do que uma excelente profissional, Dora foi uma mulher extraordinária. Generosa, alegre, acolhedora e dona de um coração imenso. Colega de infância e juventude da minha inesquecível mãe, Teresinha, construiu uma trajetória marcada pela simplicidade, pelo amor ao próximo e pela capacidade de fazer o bem sem esperar nada em troca.

Sua partida deixa um silêncio doloroso entre nós. Um vazio difícil de explicar. Mas deixa também um legado de amor, amizade, respeito e ternura que permanecerá vivo para sempre na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.

Hoje, imaginamos o céu um pouco mais bonito.

Conceição recebendo os recém-chegados com seu jeito carinhoso. Dora Couto preparando seus cartuchos com dedicação. Zé Daniel cultivando os melhores café no Céu, Silvania e Rita espalhando conhecimento e luz. E agora Dora, com seu talento e seu sorriso, deixando os anjos ainda mais belos e felizes.

Temos a certeza de que, ao cruzar as portas da eternidade, Dora foi recebida com abraços cheios de amor. Entre eles, certamente o abraço tão esperado do querido Sô Domingos, que a aguardava de braços abertos para um reencontro que o tempo apenas adiou.

Vá em paz, querida Dora.

Sua missão entre nós foi cumprida com amor, dignidade e dedicação. Você deixa saudades que jamais serão preenchidas, mas também lembranças preciosas que o tempo nunca apagará.

Hoje choramos sua partida, mas agradecemos a Deus pelo privilégio de termos convivido com você.

Até breve, querida amiga.

Que Deus a receba em Sua infinita glória e que os anjos celebrem sua chegada com a mesma alegria que você espalhou durante toda a sua vida.

🌹✨ Descanse em paz, Dora. Você será eternamente lembrada.

Publicado em Geral | Deixe um comentário

ACHADOS E PEDIDOS -Rodoviária Leonel Ribeiro

Foram entregues hoje na Sala de Achados e Perdidos na Rodoviária Leonel Ribeiro os seguintes itens:

  • Estão a procura dos seguintes itens:
  • Chave canivete da marca Fiat
  • Chave Canivete da Marca Chevrolet
  • 01 chave e controle de moto elétrica
  • Documentos de Maria Raimunda Beraldo Santos

    Caso alguém encontre favor deixar na Sala de Monitoramento da Rodoviária, funcionamento 24h.

Publicado em Geral | Deixe um comentário

TRB TV CONTRATA BINHO PARA AS TRANSMISSÕES DO FUTEBOL AMADOR

A TRB TV anunciou a contratação do locutor Binho para integrar a equipe responsável pelas transmissões do futebol amador da região.

Conhecido pela sua voz marcante, emoção nas narrações e grande identificação com o esporte, Binho chega para reforçar a cobertura das competições, levando ainda mais qualidade e dinamismo às transmissões ao vivo.

Com experiência e paixão pelo futebol, o narrador promete aproximar ainda mais os torcedores dos gramados, transmitindo cada lance com emoção, energia e profissionalismo.

A iniciativa faz parte do compromisso da TRB TV em valorizar o futebol da nossa terra, oferecendo uma cobertura completa dos campeonatos e fortalecendo o esporte amador regional.

🎤 Voz, emoção e paixão para transmitir cada lance do futebol amador!

⚽ TRB TV – Valorizando o futebol da nossa terra!

Publicado em Geral | Deixe um comentário