Fake News: Áudio que afirma caso de variante indiana em Itajubá é falso

Um áudio que circula pelos aplicativos de mensagens, diz que Itajubá tem um caso confirmado da “variante P1 indiana” do coronavírus.

A mensagem traz um grave erro de informação, já que não existe uma cepa “P1 indiana”. A variante P1 foi identificada em Manaus pela primeira vez em novembro de 2020, e foi renomeada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para “gamma”. Ela não causa mais problemas de saúde que o coronavírus “comum”, mas se espalha mais rapidamente.

Já a P4 foi identificada primeiro em, ao menos, 21 cidades do interior de São Paulo, e não tem relação com a variante indiana, que foi detectada no começo deste ano e já causou mais de 20 milhões de mortes na Índia. Por enquanto, não foi detectada nenhuma complicação de saúde adicional pelas duas variações, a não ser a rápida infecção coletiva.

“No caso de Itajubá, apenas a variante “P1 de Manaus” foi confirmada no município conforme divulgado oficialmente pela Prefeitura em 24 de abril, após estudo específico no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), em parceria com o Hospital de Clínicas”, afirma a administração, em nota.

Estado de Minas

clinica popular ofere

Esse post foi publicado em COVID 19. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s