NOTA DE FALECIMENTO – Ramon Villar Paisal

Faleceu na tarde deste domingo, dia 19, no Hospital Antônio Moreira da Costa, o grande professor Ramón Villar Paisal, aos 91 anos.

Deixou a esposa, Eudy Vasconcelos Villar, uma filha, Natália Vasconcelos Vilar e um neto, Lucas Villar Borsato.

Nascido na Espanha, viveu desde os 20 anos no Brasil, quando veio para o país em missão episcopal, como padre Jesuíta. Viveu em Santa Rita do Sapucaí como padre por alguns anos, mas deixou o celibato logo depois. Retornou para a nossa terra quando foi Secretário de Recursos Humanos da prefeitura de Santa Rita do Sapucaí no segundo governo do prefeito Ronaldo Carvalho, função que acumulou com a presidência da Academia de Ciências e Letras. Ramón foi um dos maiores nomes da educação do Brasil no século XX, fundando e dirigindo diversas instituições de ensino.

Foi Diretor da Universidade Estadual de Minas Gerais e também da Fundação João Pinheiro. Fundou e foi o primeiro pro-reitor de adminsitração da Universidade Federal de Rondônia, na década de 80, e logo depois foi trabalhar na Universidade do Vale dos Sinos. Antes, havia dirigido o Inetec. Presidiu a importante Fundação Renato Azeredo, quando já tinha mais de 80 anos. Em Santa Rita do Sapucaí também fundou e dirigiu a Faculdade de Adminsitração de Informática – FAI. Foi um homem de vasta cultura; falava fluentemente diversas línguas, incluindo latim e grego.

Sempre foi apaixonado pela educação e cultura. Viveu uma vida altamente profícua e vitoriosa.

Seu corpo será velado na Funerária Santa Rita e cumprindo um desejo seu, seu sepultamento será em São Sebastião da Bela Vista, onde foi pároco por muitos anos de década de 70, amanhã, dia 20.

Sairá às 14h00 da Funerária Santa Rita para São Sebastião da Bela Vista.

Esse post foi publicado em Nota de Falecimento. Bookmark o link permanente.

2 respostas para NOTA DE FALECIMENTO – Ramon Villar Paisal

  1. Rogerio Tófoli Kezerle disse:

    Ramon foi nosso vizinho atrás do Inatel um bom tempo. Lembro dele gritando da casa dele: Guará, tem cachaça aí???? Aí vinha para nossa casa e o papo era longo e divertido demais. Um cara sensacional.

  2. Ricardo Carvalho Rennó disse:

    Transmitimos aos familiares do nosso saudoso amigo professor Ramón nossos votos de pesar pelo seu falecimento. Ricardo Carvalho Rennó e Família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s