Rodada de Negócios de Cafés Vulcânicos aproxima cafeicultores da região de potenciais compradores

Evento promovido pelo Sebrae Minas é realizado durante o 1º Seminário dos Cafés da Região Vulcânica, em Poços de Caldas

A colheita do café começou no Sul de Minas, período que movimenta as lavouras e toda a cadeia produtiva da região. E, neste clima propício, o Sebrae Minas promove a Rodada de Negócios dos Cafés da Região Vulcânica, na próxima quarta-feira (08/06), no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – campus Poços de Caldas. Cafeterias, empórios, mercearias, restaurantes, hotéis e negócios similares interessados em comprar o café de produtores da região podem se inscrever, gratuitamente, neste link.

Compradores inscritos na Rodada vão negociar com 10 produtores da região, cafés torrados e moídos, certificados com o  selo oficial da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica. “Na Rodada de Negócios os cafeicultores têm a oportunidade de ampliar mercado, além de divulgar a qualidade e origem dos cafés produzidos na região”, afirma o analista do Sebrae Minas Ivan Figueiredo. 

O Café da Região Vulcânica é produzido na cidade de Poços de Caldas e entorno, local onde, há milhares de anos, teria existido um vulcão. A região abrange uma área conhecida pelas altitudes que variam entre 700 e 1.300 metros acima do nível do mar e pela formação rochosa,  compreendendo 12 municípios:  Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, e Águas da Prata, Caconde, Divinolândia e São Sebastião da Grama, em São Paulo.

Desde 2018, o Sebrae Minas realiza em parceria com os produtores um trabalho estratégico de valorização da origem do produto e reconhecimento do potencial do setor cafeeiro na região. A partir desse trabalho, em 2020, foi criada a Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica e, lançada oficialmente a marca território ‘Cafés da Região Vulcânica’.

Seminário

A Rodada de Negócios acontece durante o 1º Seminário dos Cafés da Região Vulcânica. O evento oferece uma programação de capacitações técnicas e gerenciais que inclui: debates, palestras, workshop e Dia do Campo.

Na ocasião, haverá ainda o lançamento do sistema de rastreabilidade dos Cafés da Região Vulcânica, que permite identificar e resgatar a origem e a história do produto, desde a lavoura até o consumidor.

Seminário dos Cafés da Região Vulcânica é realizado pela Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, Sebrae Minas, IFSULMINAS , Prefeitura  de Poços de Caldas, Café Poços e Emater. O evento tem o apoio  da Palini Alves, SMC Specialty Coffees, Sicredi, Bourbon Specialty Coffees e Cooperativa Agrária de Machado (Coopama).

SERVIÇO:

1º Seminário dos Cafés da Região Vulcânica

Capacitações:  de 7 a 9 de junho

Rodada de Negócios dos Cafés da Região Vulcânica: 8 de junho

Local: Instituto Federal do Sul de Minas – Av. Dirce Pereira Rosa, 300, Jardim Esperança, em Poços de Caldas.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2o9uPFT88g9jWnL65F61z6li8lCG9cKtw3Fc5DHQ3ghb6iw/viewform

Vagas limitadas.

hellen-ofere-certo

 

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s