Bombeiros de Minas Gerais atuam em força-tarefa de resgate e salvamento no Recife

Militares mineiros foram direcionados, neste domingo (29/5), para ações de suporte à região atingida por fortes chuvas no estado de Pernambuco

O Governo de Minas Gerais direcionou 11 militares do Corpo de Bombeiros (CBMMG), neste domingo (29/5), para ações de apoio a Recife e região metropolitana, no estado de Pernambuco. A área atingida por fortes chuvas contabiliza, até o momento, 44 vítimas fatais do desastre e 56 pessoas ainda não localizadas.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) informa que foram enviadas equipes de busca e salvamento, incluindo cães, para ações de resposta, recuperação e reconstrução e também suporte ao controle das atividades da força-tarefa no estado do Nordeste brasileiro.

“Onze militares atuarão na área de coordenação e de buscas, como padrão de resposta de ajuda mútua e cooperação de esforços, visando o breve restabelecimento da normalidade social”, detalha o CBMMG, em nota oficial. Bombeiros do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres – Belo Horizonte (Bemad) decolaram às 5h30 na aeronave Caravan. Outros estão a caminho por terra, em caminhonete que também transporta ferramentas estratégicas.

Além do conhecimento técnico profissional de atendimento, os Bombeiros de Minas Gerais levam ao Recife recursos específicos para atuação em apoio às vítimas desaparecidas/soterradas. São equipamentos como detector de vida sísmico, gerador, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento, salvamento em enchentes/veicular/terrestre/altura, escoras metálicas/hidráulicas/manuais, HTs digitais, bombas específicas para desmanche hidráulico, entre outros.

O apoio dos Corpos de Bombeiros Militares de outros estados está sendo articulado por intermédio do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), que já teve atuação integrada decisiva em outras desastres nacionais.

 CBMMG / Divulgação 

Desastre

Segundo informações mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Regional, as chuvas torrenciais na capital pernambucana também já deixaram 3.957 pessoas desabrigadas e 533 deslocadas das áreas em que vivem. Os dados foram reforçados e atualizados por comitiva de ministros do governo federal (Desenvolvimento Regional, Saúde, Cidadania e Turismo), enviada neste domingo para assistência aos prejudicados.

Neste momento de aparente trégua das chuvas, os trabalhos de busca por desaparecidos e resgate de pessoas isoladas por conta das tempestades foram retomado pelas forças de segurança locais. O Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais dará importante apoio na região, que registrou deslizamentos de terra, transbordamentos de rios e percursos de lama que destruíram tudo pelo caminho. Foram reportados, ainda, bloqueios em vários pontos das estradas pernambucanas desde a última segunda-feira (23/5).

Segundo a prefeitura de Recife, o alerta de fortes chuvas neste final de semana continua. A orientação da Defesa Civil de Pernambuco é que moradores de áreas de risco deixem morros e encostas e busquem abrigos seguros.

Referência

Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) apoiaram, em fevereiro e março deste ano, operação de apoio às buscas pelas vítimas do desastre provocado pelas fortes chuvas em Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro. Ao todo, foram 28 profissionais mineiros empenhados durante 14 dias de trabalho.

Ainda, neste início de ano, com as intensas chuvas que atingiram o estado, o trabalho do CBMMG foi fundamental para suporte a mais da metade dos 853 municípios mineiros que tiveram situação de emergência declarada.

Vale lembrar, também, que os bombeiros de Minas Gerais atuaram de forma decisiva em buscas de desastres como o rompimento de barragens em Mariana e Brumadinho.

auge ofere

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s