Inep publica edital do Encceja 2022 e inscrições começam em 24/5

As inscrições para as provas de conclusão do ensino fundamental e médio vão até 4/6/2022. O exame será aplicado em agosto, em todo o território nacional

content_inscricoesencceja

Quem não conseguiu concluir os ensinos fundamental ou médio na idade adequada poderá participar da edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições começam em 24/5 e vão até 4/6. Todas as informações estão no edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Diário Oficial da União.

As provas para a conclusão do ensino fundamental e médio serão aplicadas em 28/8 em todo o Brasil. As cidades de aplicação do Encceja 2022 serão disponibilizadas no sistema do exame e no portal do Inep. As solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social também devem ser feitas entre 24/5 e 4/6/2022.

O exame visa medir as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio no tempo habitual. A participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária e gratuita para pessoas que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

Novidades na justificativa de ausência

Neste ano, não será necessário justificar a ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020. Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente. Segundo o Inep, a medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia que envolveu a realização da última edição.

Porém, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar a ausência, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição do exame.

Com informações do Inep/MEC

pepita ofere certo

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s