A intenção é utilizar competência do APL do Vale da Eletrônica para gerar independência na fabricação, reposição e manutenção de peças para utilização na área militar.
Em recente evento realizado na sede da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico foi assinado protocolo de intenções que prevê o estabelecimento em Santa Rita do Sapucaí de um núcleo do setor de desenvolvimento tecnológico da FMCE, uma das Unidades de Produção da IMBEL® localizada na cidade do Rio de Janeiro, que se junta à Fábrica de Itajubá (FI) no esforço integrado do Município, Academia e Indústria para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa nacional.
O acordo marca a intenção da IMBEL® de incrementar a sua participação no Ecossistema da Rota da Inovação a partir de Santa Rita do Sapucaí, agregando a esse esforço conjunto mais uma de suas fábricas, a FMCE, especializada no desenvolvimento e produção de sistemas e equipamentos eletrônicos de emprego dual.
A iniciativa tem o potencial de trazer grandes benefícios às atividades de fabricação, reposição e manutenção de partes e peças daquela UP, valendo-se da competência do APL – Arranjo Produtivo Local do Vale da Eletrônica.
Segundo Públio Teles, secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Santa Rita do Sapucaí, o momento agora é de validação do acordo com as visitas técnicas à cidade.
“Já assinamos o protocolo de intenções em cooperação e estamos agora caminhando para efetivação da transferência dos setores de desenvolvimento tecnológico destas importantes empresas da área militar para Santa Rita do Sapucaí”, comenta.
