Quatro cidades do Sul de Minas são finalistas da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Santa Rita está entre elas

Boa Esperança, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí e Varginha estão na final da premiação. Os vencedores de Minas Gerais serão conhecidos no dia 29 de abril

Quatro municípios do Sul de Minas concorrem à etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). Boa Esperança, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí e Varginha estão entre as 29 finalistas mineiras da premiação. Os vencedores serão conhecidos no dia 29 de abril.

As cidades do Sul de Minas estão na disputa de quatro categorias: ‘Marketing territorial e setores econômicos’, ‘Cidade empreendedora’, ’Inovação e sustentabilidade’ e ‘Empreendedorismo na escola’. Até o dia 8 de abril, equipes do Sebrae Minas visitarão os municípios finalistas para avaliar os projetos. Após essa etapa, os trabalhos seguem para a análise do comitê julgador.

“O prêmio pretende reconhecer boas práticas de gestores públicos em prol do desenvolvimento econômico dos municípios e da melhoria do ambiente empresarial para os pequenos negócios. Nesta edição, o Sul de Minas teve 22 projetos inscritos de 18 cidades e agora seguimos com quatro cidades representando nossa região”, conta o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Pereira.

Iniciativas

 O prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva disputa a categoria ‘Marketing territorial e setores econômicos’ com o projeto ‘Transformação de Boa Esperança em um destino turístico consolidado’. O município tem investido no desenvolvimento do turismo nos últimos anos. Uma das primeiras providências tomadas foi o levantamento do potencial turístico da região. O primeiro resultado desse trabalho foi a criação da Praia do Bicano, com areia branca, quadras de vôlei e uma estrutura de alimentação.

Poços de Caldas concorre na categoria ‘Cidade empreendedora’. O prefeito Sérgio Antônio Carvalho de Azevedo inscreveu o projeto ‘Recupera Poços’. Em consequência da pandemia, a prefeitura iniciou, ainda em 2020, projetos e ações para a retomada da economia a curto, médio e longo prazo integrando quatro eixos: turismo, agronegócio, indústria e comércio. Entre as medidas tomadas estão: auxílio emergencial municipal, vale merenda, apoio ao empresariado, por meio da desburocratização de processos e o ‘Poços Juro Zero’.

 A cidade de Santa Rita do Sapucaí disputa a categoria ‘Inovação e sustentabilidade’. O prefeito Wander Wilson Chaves concorre com o projeto ‘A criatividade como meio para a felicidade em Santa Rita do Sapucaí’.  O projeto inclui o movimento ‘Cidade criativa, cidade feliz’, que trabalha a imagem mais harmoniosa do município, com iniciativas de colaboração que favoreçam  o encontro de pessoas, mistura de culturas, geração de ideias, criação de soluções, negócios e empresas.

Já Varginha concorre na categoria ‘Empreendedorismo na escola’. O prefeito Vérdi Lúcio Melo inscreveu o projeto ‘ODS na primeira infância: experiências lúdicas digitais’. O trabalho consiste na criação de duas plataformas digitais para a educação infantil (‘Bebeteca ODS primeiros passos’ e ‘Ludoteca ODS criança’, que disponibilizam recursos pedagógicos que vão de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da ONU.

ASCOM SEBRAE MINAS

helen ofere

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s