Senac treinou mais de 5 mil servidores municipais da educação para volta às aulas presenciais em todo o estado

Prefeituras realizaram parecerias com o Senac para se prepararem melhor para receber os alunos nas escolas em 2021

As transformações causadas pela pandemia impactaram várias áreas que precisaram buscar novas rotas para garantir um retorno seguro. Para a educação, não foi diferente. Após muito tempo sem o encontro presencial e o ensino feito por meio de telas, professores e funcionários tiveram que integrar alunos de todas as idades às novas normas de segurança e hábitos e encontrar novos caminhos.

Para ajudar nesse processo, municípios mineiros realizaram parcerias com o Senac, que ministrou cursos e workshops de preparação para os servidores da educação. Ao longo de 2021, mais de 70 turmas foram realizadas, impactando 5.732 profissionais, entre professores, pedagogos e diretores de escola por meio de contratos firmados em cidades como Barbacena, Governador Valadares, Itajubá, Lavras, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Patos de Minas, entre outras.

“O Senac vive a educação e foi muito importante podermos trabalhar com esses profissionais, contribuindo para um retorno seguro às aulas presenciais e com qualidade em todo o estado. Além disso, é importante potencializar resultados e a permanência de públicos sensíveis na escola, configurando um espaço para inserir novas tecnologias e novos métodos no ambiente escolar”, pontua o Superintendente de Negócios do Senac, Daniel Pires.

Treinamentos adaptados às necessidades locais

Os municípios demandaram os treinamentos de acordo com as respectivas especificidades da rede de educação, mas também foi preocupação durante a execução das turmas levar aos participantes práticas comuns e de referência para todo estado.

Entre os temas dos workshops e palestras, estiveram habilidades técnicas do dia a dia, que são vitais para o bom funcionamento das escolas, como Práticas de Limpeza, Desinfecção e Esterilização dos Ambientes Escolar e Técnicas de Atendimento Seguro em Tempos de Pandemia, mas também temas ligados a pessoas, como Inclusão Escolar voltada à Pessoas com Deficiência, Inteligência Emocional para Educadores, bem como lições ligadas a novas técnicas de ensino, como Uso de Ferramentas Digitais e Metodologias Ativas na Sala de Aula.

Foram mais de 400 horas aulas executadas nos treinamentos, que ocorreram tanto presencialmente nos municípios, quanto de forma remota, contando com a estrutura já adaptada do Senac para o ensino híbrido.

Sobre o Senac em Minas

Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 41 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.

Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestãosaúdegastronomiacomércioidiomastecnologia da informaçãomodasegurançabelezameio ambienteturismodesignprodução de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.

oferecimento impact

Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s