Prevenção à Criminalidade forma nova turma em curso profissionalizante

Programa conta com tem previsão de capacitar 150 jovens e adolescentes da RMBH

A falta de experiência e de capacitação são critérios que, muitas vezes, não favorecem a conquista do primeiro emprego. Buscando formas de facilitar o acesso de jovens ao mercado de trabalho, a Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), capacitará, ao todo, 150 adolescentes de comunidades carentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Nesta semana, doze jovens da primeira turma do curso de Montagem e Manutenção de Celulares finalizam a primeira turma de capacitação, que teve duração de dez dias e foi realizada na escola de qualificação profissional Treinar Minas.

O projeto de Qualificação e Empreendedorismo de Jovens Atendidos pelos Programas da Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade é financiado com recursos de emenda parlamentar.

A subsecretária de Prevenção a Criminalidade, Andreza Gomes Meneghin, destaca a importância de iniciativas como essa para o futuro. “Os cursos profissionalizantes são uma grande oportunidade para que esses jovens enxerguem outras possibilidades de vida. Dessa forma, a capacitação pode contribuir nas escolhas deles. Esse tem sido um foco da política de prevenção, disponibilizar cursos, capacitações e mais oportunidades para essa juventude trilhar outros caminhos”.

Fotos: Divulgação / Sejusp

Formação

Os jovens e adolescentes que participam do projeto são atendidos e acompanhados por um dos cinco programas da Supec, são eles: Fica Vivo!, Se Liga, Mediação de Conflitos, Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa).

Além da capacitação, os participantes recebem auxílio transporte para que possam frequentar as aulas e vale alimentação.

Os alunos desta primeira turma são moradores de comunidades de Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano.

Oportunidade

Para Jackson Pereira Carvalho, 17 anos, atendido pela Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC) Morro Alto, em Vespasiano, o curso é uma chance de conseguir uma profissão e de ampliar seus aprendizados.

“Estou gostando muito das aulas. É sempre bom aprender mais, conhecimento nunca é demais. E hoje em dia a manutenção de celulares é algo que todo mundo precisa. Pretendo continuar a consertar os aparelhos, seja começando por conta própria ou conseguindo um emprego em alguma loja. Considero muito bom o aprendizado e a oportunidade, que abre com novas possibilidades de trabalho para mim”, conta Jackson Carvalho.

Cursos

Os outros cursos a serem ministrados serão: barbearia e barboterapia, depilação, manicure e pedicure, garçom, padeiro e salgadeiro. As próximas turmas iniciarão as aulas ainda no primeiro semestre de 2022.

ofere-rodel-novo

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s