Hub MG supera expectativa e conecta 46 empresas com mais de 150 soluções tecnológicas

Mesmo com os desafios do segundo ano de pandemia, o programa mais que triplicou o número de empresas mineiras impactadas diretamente com soluções tecnológicas

O Hub MG é um programa de inovação aberta que apoia instituições públicas, médias e grandes empresas a se manterem inovadoras e competitivas a médio e longo prazos. Isso é feito por meio da conexão de seus desafios a soluções tecnológicas.

Desde 2020, o Hub MG adequa processos de operacionalização das ações de conexão e inovação para, assim, conseguir manter a entrega de resultados positivos. Mas foi só em 2021 que o formato on-line realmente se consolidou. Por isso, os números de ações mais que triplicaram neste ano. Consequentemente, agora, o programa se destaca pelo aumento no número de empresas impactadas diretamente por suas ações.

Outro ponto de destaque do ano foram as verticais do Hub MG – Agro e Hub MG – Energia. O primeiro surgiu a partir da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com intuito de apoiar cooperativas, produtores e empresários do setor do agronegócio a se manterem competitivos e inovadores nos seus negócios. O segundo partiu da necessidade de impulsionar o setor de energias renováveis no estado, principalmente a energia fotovoltaica no Norte de Minas Gerais.

Só em 2021, o Hub MG já conectou 46 empresas mineiras de médio e grande porte a mais de 150 soluções tecnológicas, que variam entre soluções de startups e pesquisas acadêmicas. Esses números são resultados da junção de duas ações que estão em plena atividade dentro do Hub MG. São elas o “Hub MG Conecta” e o “Ciclo Hub MG de Inovação Aberta”.

Hub Conecta

O Hub MG Conecta é uma rodada de negócios que promove conexões entre empresas de médio e grande porte às soluções tecnológicas. Tem o intuito de promover inovação e abrir oportunidades para geração de novos negócios a partir de rodadas de conversas, que atualmente acontecem on-line. Por isso, é considerado uma ação de contato inicial, tanto com empresas, quanto com startups.

Já o Ciclo Hub MG de Inovação Aberta é uma ação completa e robusta, dividida em diversas etapas, com duração média de seis meses. Empresas privadas e instituições públicas entram em contato com o Hub MG com intuito de encontrar soluções tecnológicas para desafios complexos. Por meio do ciclo a equipe do Hub MG analisa com profundidade as dores da empresa, ou instituição pública, para então conectá-la com as melhores soluções tecnológicas disponíveis no mercado.

Ao total, foram realizados, até o momento, sete Hub MG Conecta e iniciados nove Ciclos Hub MG de Inovação Aberta. Além disso, seis Ciclos de Inovação já estão previstos para o ano que vem.

O ano 2022 promete ainda mais conexão entre empresas e soluções tecnológicas e inovação para economia mineira. Por isso, as instituições públicas e empresas de médio e grande porte de Minas Gerais, que têm interesse em conhecer as ações do Hub MG, podem entrar em contato pelo e-mail: hubmg@desenvolvimento.mg.gob.br

ofere sapataria do pingo

Esse post foi publicado em Informativo da Prefeitura Municipal. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s