Festival Cultural da Linguiça Curada de Varal Artesanal de Santa Rita do Sapucaí

Em Santa Rita do Sapucaí, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC) realizou neste final de semana, uma ação do movimento Cidade Criativa Cidade Feliz, de salvaguarda do bem cultural imaterial de um dos quitutes mais requisitados nas festas e grandes comemorações da cidade: a lingüiça curada de varal artesanal da cidade.

Esta iguaria gastronômica é muito apreciada pelos santa-ritenses e turistas, a linguiça curada de varal artesanal, após ser fabricada, fica pendurada no varal, onde o processo de maturação acontece de forma natural, deixando a mesma com um sabor diferenciado.

Pela valorosa contribuição que esta iguaria trás para o município nas áreas históricas de gastronomia, cultura, turismo e lazer, e o registro da evolução gastronômica e cultural da cidade de Santa Rita do Sapucaí, o registro do modo de fazer da linguiça curada de varal artesanal é dotado de valor histórico, simbólico cultural lhe distingue positivamente, revelando seu caráter de excepcionalidade consagrando-o como patrimônio intangível da cidade.

Parabéns a todos os parceiros, açougueiros, conselheiros e servidores municipais que participaram da realização do evento!

Para o próximo ano, a organização planeja novidades!

Fique de olho!

ASCOM PMSRS

auge ofere

Esse post foi publicado em Cidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s