PET segue como principal ferramenta para atividades do ensino híbrido na rede estadual

Mesmo com o retorno presencial, que é facultativo às famílias, o Plano de Estudo Tutorado também é usado para contar a carga horária dos estudantes

A retomada das atividades presenciais em boa parte das escolas da rede estadual de Minas tem proporcionado aos alunos o ensino híbrido. Nele, a possibilidade da presença em sala de aula se junta às ferramentas já utilizadas durante o Regime de Estudo não Presencial: o site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br, o aplicativo Conexão Escola 2.0, as teleaulas do Se Liga na Educação e, a principal delas, os Planos de Estudo Tutorados (PETs).

Mesmo com a nova etapa, o PET continua a ser elemento-chave para trabalhar os conteúdos nos anos escolares e também para a contagem da carga horária dos estudantes, juntamente com atividades complementares desenvolvidas pelos professores.

Assim como no ano passado, para os estudantes que não têm acesso à internet, o material é entregue impresso pela escola. A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à covid-19.

De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Martins, o material segue sendo usado tanto pelos alunos que optaram por frequentar as atividades presenciais, como por aqueles que, por preferência das famílias, seguiram apenas com o ensino remoto.

“É importante lembrar que o retorno às atividades presenciais é facultativo aos estudantes. Por esse motivo, o Plano de Estudo Tutorado permanece como ferramenta oficial de orientação do trabalho pedagógico e de registro da carga horária obrigatória a ser cumprida pelo estudante. As escolas devem orientar as famílias e os professores devem apoiar os estudantes na realização das atividades do material, que deve ser devolvido para correção dos professores e registro da frequência”, afirma.

Plano de Estudos

O Plano de Estudo Tutorado (PET) é um conjunto de atividades de todos os componentes curriculares de cada etapa de ensino que os estudantes devem realizar em casa para dar continuidade ao seu processo de ensino e aprendizagem. O material é a principal ferramenta e o instrumento estruturante desenvolvido para o Regime de Estudo não Presencial, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Para este ano letivo, o PET, com os conteúdos trabalhados em cada ano de escolaridade, está sendo disponibilizado de forma bimestral, ou seja, a cada dois meses o estudante tem acesso a um novo material, totalizando quatro PETs no ano.

Ações da SEE/MG

Em 2021, para que o estudante possa recuperar conteúdo e habilidades não consolidados, estão sendo realizados programas individualizados de recuperação e reforço escolar. Os estudantes são convidados a participar do programa de Reforço Escolar e estão contemplados em ações de intervenção pedagógica.

Reforço Escolar

A SEE/MG também tem desenvolvido outras ações para garantir o aprendizado dos alunos, como o Reforço Escolar. Neste segundo semestre de 2021, a iniciativa vem sendo direcionada aos alunos da rede pública estadual de ensino: que estão no 6º ou 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio, e também àqueles que estão em progressão continuada; que apresentaram aproveitamento inferior a 60% em língua portuguesa e matemática no primeiro bimestre; ou alunos que desistiram da escolarização ano passado, mas voltaram este ano na campanha de Busca Ativa.

No programa, são ministradas aulas voltadas para os conteúdos de língua portuguesa e matemática. Cada escola poderá organizar a melhor forma de oferta das aulas. Os encontros virtuais poderão acontecer no 6º horário ou no contraturno. As aulas acontecerão pelo aplicativo Conexão Escola 2.0 e, nos casos em que o estudante não tiver acesso à internet, a escola deverá disponibilizar as atividades preparadas pelo professor de forma impressa.

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