Programa Cidade Empreendedora chega a Pouso Alegre

Sebrae Minas e Prefeitura assinaram o protocolo de intenções para a implantação do programa, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico local

Pouso Alegre, no Sul de Minas, registrou a abertura de mais de 3 mil empresas em 2020, entre Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), de acordo com levantamento realizado pelo Sebrae Minas, com base nos dados da Receita Federal. Para apoiar os novos empreendimentos, além de auxiliar os negócios locais a minimizarem os impactos da pandemia da covid-19, o Sebrae Minas e a Prefeitura de Pouso Alegre assinaram, no dia 22 de julho, um protocolo de intenções para a implantação do programa Cidade Empreendedora.

A iniciativa inclui mais de 100 soluções, organizadas em 10 eixos de atuação e voltadas para direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local. A adesão dos municípios ao programa é feita por meio de um protocolo de intenções, com duração de curto, médio ou longo prazo, dependendo das intervenções selecionadas pela administração municipal.

“Estão previstas ações imediatas para facilitar a abertura de novas empresas e capacitar lideranças e governantes locais. O objetivo é fortalecer a cultura empreendedora na cidade”, comenta o analista do Sebrae Minas Anderson Faria.

Em Pouso Alegre, o programa prevê ações como: capacitação de gestores públicos e de lideranças locais; desburocratização do ambiente de negócios; implantação do programa de educação empreendedora na rede pública municipal de ensino; fortalecimento de entidades empresariais; auxílio emergencial aos pequenos negócios; estímulo à inovação por meio do apoio a startups, micro e pequenas empresas e universidades, entre outras atividades.

“Pouso Alegre é uma cidade empreendedora e, com a assessoria do Sebrae, acredito que os empreendedores vão conseguir alavancar seus negócios. Esse apoio vai gerar um incremento na economia local, aumentar a oferta de empregos e a renda da população,” afirma o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões.

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora facilita a transformação econômica dos municípios por meio da implantação de um conjunto de ações estratégicas vinculadas à abordagem de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) do Sebrae Minas. As ações têm como foco a melhoria do ambiente de negócios, a criação e o fortalecimento de políticas públicas, o fomento ao empreendedorismo e a promoção da competitividade empresarial.

O programa é direcionado a prefeitos, secretários municipais e demais gestores públicos, entidades empresariais, cooperativas, instituições financeiras, institutos de ciência e tecnologia, consórcios públicos, associações microrregionais, professores, empresários e lideranças locais.

Os interessados em conhecer e aderir ao programa podem procurar uma das 58 Agências de Atendimento do Sebrae em todo o estado. Mais informações pelo 0800 570 0800.

ASCOM SEBRAE MINAS

ofere sapataria do pingo

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s