Novo ônibus-cela chega ao Comando de Operações Especiais do Sistema Prisional

Investimento da ordem de R$ 1 mil é essencial para realização de transferências complexas de número maior de detentos

O Comando de Operações Especiais do Sistema Prisional de Minas (Cope-MG) recebeu um novo ônibus-cela adaptado para o transporte de detentos, que será utilizado durante as operações mais complexas de transferências ou demais atividades que envolvam deslocamento de maior número de presos, como grandes audiências. A aquisição do novo veículo era uma demanda antiga dos policiais penais.

O ônibus, já plotado com a nova identidade visual do sistema prisional mineiro, foi adquirido com recursos do Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e valores próprios da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O veículo tem capacidade para acomodar 41 detentos.

O novo meio de transporte pode ser utilizado, também, para atuar em várias regiões do estado, inclusive em transferências interestaduais, e não somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além de todas as adaptações necessárias, exigidas pela legislação, ele possui quatro compartimentos individualizados com assentos sanitários, a fim de garantir maior conforto durante viagens longas.

Fotos: Bernardo Carneiro / Sejusp

Investimento 

Uma das metas da nova gestão da Sejusp é o investimento efetivo na Polícia Penal. Na prática, já é possível ver os resultados deste empenho. Treinamentos para toda a tropa estão sendo realizados de forma expressiva. Um exemplo é o nivelamento voltado para policiais penais que atuam no Grupamento de Intervenção Rápida (GIR). Ao todo, 777 policiais serão treinados em todo o estado. Além disso, já foram realizadas instruções de defesa pessoal; combate com lâminas a curta distância – chamado de Silent Blade; retenção e contra-retenção; entre outras capacitações.

Temas como Lei Orgânica, vacinação da tropa e concurso para a carreira são assuntos tratados pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e pelo diretor-geral do Depen-MG, Rodrigo Machado. Até o momento, 61,5% dos policiais penais já foram vacinados com pelo menos uma dose da imunização contra a covid-19. As carteiras funcionais, por sua vez, estão sendo expedidas, depois de um longo tempo paralisadas.

ofere barb novo

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s