Acordo vai aumentar investimentos em infraestruturas sustentáveis em MG

Termo firmado entre Governo do Reino Unido e BDMG faz parte da parceria britânica com o Estado para zerar as emissões líquidas de carbono

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, e o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Sergio Gusmão, assinaram nesta segunda-feira (28/6) um memorando de entendimento para atrair capital privado para investimentos verdes no estado.

2021-06-28 BDMG

Foto: BDMG / Divulgação

A partir do acordo, o Reino Unido apoiará o desenvolvimento de ferramentas e metodologias que permitirão ao BMDG aperfeiçoar os seus instrumentos de financiamento a infraestruturas de baixo carbono no estado de Minas Gerais.

O memorando faz parte do compromisso britânico com o Estado na área de clima e meio ambiente assumido em dezembro de 2020, por meio de acordo com o Governo de Minas para acelerar a descarbonização de sua economia e aumentar os fluxos de investimentos internacionais. Como parte dessa parceria, no início do mês, Minas Gerais aderiu à campanha das Nações Unidas, Race to Zero, e se comprometeu a zerar as suas emissões líquidas de carbono até 2050, se tornando assim o primeiro estado da América Latina e do Caribe a fazer parte desta campanha internacional.

“A adesão de Minas Gerais à campanha Race to Zero foi um sinal claro sobre a direção da descarbonização de sua economia. Alcançar este objetivo irá requerer níveis sem precedentes de investimentos em tecnologias, serviços e, sobretudo, infraestrutura verde e de baixo carbono. O Reino Unido é uma liderança no setor de serviços financeiros verdes e um parceiro ideal para mobilizar os fluxos de capitais necessários. Por meio da robusta experiência técnica do BDMG, que vem se destacando na agenda climática no Brasil, queremos apoiar os mineiros no desenvolvimento de seu mercado de finanças verdes”, afirma Peter Wilson, embaixador britânico no Brasil.

O BDMG tem fortalecido continuamente sua atuação em prol do financiamento sustentável. Desde 2020, cerca de 50% dos desembolsos do banco estiveram sintonizados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com destaque para projetos relacionados à transição energética.

“Em linha com as diretrizes e compromissos firmados pelo Governo de Minas, a assinatura deste memorando abre novas possibilidades para o BDMG ampliar o financiamento climático, em apoio a uma transição econômica sustentável em Minas Gerais. Agradecemos a confiança depositada pelo Governo do Reino Unido nesta parceria e esperamos criar, em conjunto, instrumentos financeiros capazes de gerar impacto socioeconômico ainda mais efetivo e com capilaridade em todo o território mineiro”, afirma Sergio Gusmão, presidente do BDMG.

Parceria inédita

A parceria é a primeira com um banco subnacional e faz parte das iniciativas do Governo Britânico junto a bancos de desenvolvimento do país para viabilizar um fluxo de investimento mais eficiente e efetivo para o direcionamento de recursos do governo para infraestrutura sustentável, a fim de ampliar o volume e o acesso do financiamento privado para investimentos no setor e o número de projetos qualificados, impulsionando a transição do país para uma economia de baixo carbono.

A ideia é que a parceria apoie o desenvolvimento econômico do Estado de Minas apoiando o compromisso assumido pelo estado de neutralizar as suas emissões de carbono até meados do século.

A assistência técnica prevista no acordo apoiará o desenvolvimento de análise de riscos e benefícios e na estruturação de instrumentos financeiros e de projetos, com a integração de critérios ASG (Ambiental, Social e Governança), incluindo considerações climáticas. A parceria ainda tem o objetivo de apoiar e desenvolver iniciativas para promover a equidade de gênero, a inclusão social e a redução da pobreza no estado.

helen ofere

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s