SEF unifica atendimento on-line sobre IPVA e Taxa de Licenciamento em todo o estado

Contribuintes com veículos emplacados em todos os municípios poderão usar plataforma para acessar serviços e tirar dúvidas

A partir de quarta-feira (14/4), contribuintes de todo o estado poderão acessar os serviços e resolver questões relacionadas ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e à Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) usando a internet, pelo canal virtual “Fale com a AF – IPVA e TRLAV“. A novidade é a inclusão da opção para os contribuintes de Belo Horizonte, que até então tinham que utilizar canal específico.

O “Fale com a AF – IPVA e TRLAV”, em funcionamento desde dezembro de 2020, presta atendimento via formulário digital, que pode ser acessado pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), contemplando serviços e demandas – como orientações e esclarecimento de dúvidas – que anteriormente precisavam de atendimento presencial.

“Inicialmente, o ‘Fale com a AF – IPVA e TRLAV’ estava disponível somente para os contribuintes com veículos emplacados nos municípios do interior. Os contribuintes da capital recebiam atendimento destes mesmos serviços no canal ‘Fale com a AF – BH e Contagem’. Agora, todo o atendimento de IPVA e Taxa de Licenciamento será prestado em um mesmo local de acesso e pela mesma equipe de servidores”, explica a coordenadora da Divisão de Atendimento e Orientação da SEF, Mariana Godinho.

Confira os serviços/assuntos atendidos pelo “Fale com a AF – IPVA e TRLAV”:

  • IPVA – Acerto Autuação/Impedimento/Parcelamento/Protesto
  • IPVA – Acerto de Pagamento Guia /Duplicidade
  • IPVA – Cadastro de Locadora – Dúvidas
  • IPVA – Isenção – Dúvidas
  • IPVA – Leilão Impedimento (exceto leilão judicial)
  • IPVA – Parcelamento Indisponível na Internet
  • IPVA – Programa Bom Pagador
  • IPVA – Restituição – Dúvidas
  • TRLAV – Regularização – Taxa de Licenciamento

Vantagens

O canal possui uma equipe de servidores especialistas, selecionada especificamente para tratamento dos serviços relacionados a IPVA e TRLAV, o que traz mais agilidade e qualidade na solução das demandas. Além disso, facilita a vida dos contribuintes, que não precisam mais sair de casa para resolver as questões relativas aos dois tributos, sobretudo em prevenção à covid-19.

Outros serviços

A Secretaria de Fazenda oferece mais de 130 opções de serviços voltados ao cidadão/contribuinte pelo atendimento virtual. Basta acessar o “Catálogo de Serviços“, encontrado no site da SEF. Neste espaço, o usuário tem acesso aos manuais, legislação e todas as informações sobre como e o espaço em que deverá fazer sua solicitação.

Atualmente, a maior parte dos serviços é prestada pela SEF por meio digital, utilizando sistemas como o Siare, DAE on-line e os canais virtuais de atendimento “Fale com a AF” e “Fale com a AF – IPVA e TRLAV”.

clinica popular ofere

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s