Rede Brasil do Pacto Global da ONU lança o HUB ODS em Minas Gerais

Iniciativa, inédita no mundo, busca regionalizar as ações do
Pacto e tem parceria com a Rede Desafio 2030, que já atua no estado

A Rede Brasil do Pacto Global da ONU anuncia o lançamento do HUB ODS, inciativa que busca acelerar, por meio de parcerias regionais, a busca pelo cumprimento da Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O primeiro HUB ODS será o de Minas Gerais, que será lançado no dia 11 de novembro, em evento que será online, por meio do Zoom .O Paraná será o segundo estado a participar da iniciativa.

Para Minas Gerais, o Pacto Global firmou parceria com a Desafio 2030, rede de organizações do setor privado sediadas em Minas Gerais, comprometidas em avançar com as práticas de sustentabilidade e conscientes da responsabilidade do mundo dos negócios para a promoção de desenvolvimento econômico e redução das desigualdades sociais.

Com os HUB ODS, a primeira iniciativa com esse modelo no mundo, a Rede Brasil do Pacto Global busca ampliar ainda mais a sua rede, que em 2020 passou dos mil membros, e regionalizar o trabalho, entendendo melhor as necessidades de cada parte do país.

O setor empresarial, cada vez mais, entende que é fundamental atuar em alinhamento com os ODS e que a sustentabilidade deve fazer parte das estratégias de negócios. Mas sabemos também que cada empresa, estado e cidade tem suas particularidades e necessidades. Com essas parcerias e atuação mais regional, o Pacto Global e seus parceiros poderão agir ainda mais conectados a essas realidades e fazer a diferença em cada lugar”, afirmou Rodolfo Sirol, presidente do Conselho da Rede Brasil do Pacto Global.

No programa, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU firmará parcerias com organizações ou redes já existentes, em acordos exclusivos de atuação em cada estado. Com isso, serão feitos diagnósticos e estudos sobre os ODS mais relevantes nas regiões, chegando até em níveis municipais.

“Esta é uma nova forma de atuação do Pacto Global, única no mundo. O Brasil tem atualmente a terceira maior rede e a que mais cresceu em 2020 e entendemos que a localização dos ODS em cada região será fundamental para avançarmos ainda mais nessa agenda”, afirmou Sirol.

As parcerias regionais terão apoio operacional do Pacto Global, que já tem mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade corporativa, e os membros do HUB ODS terão acesso a programas, treinamentos, capacitações e eventos organizados pelo hub.

“A criação do HUB ODS é uma estratégia fundamental para acelerar o alcance dos ODS. Entramos na Década da Ação e precisamos mobilizar cada vez mais empresas e lideranças para cumprir sua responsabilidade com a humanidade. Minas Gerais será a pioneira na iniciativa, fazendo jus à história do Estado que possui lideranças de todos os setores comprometidas com o desenvolvimento econômico e a prosperidade social. Minas tem tradição em vários setores

econômicos e temos a certeza de que podemos fazer ainda melhor”, afirmou Marina Spínola, diretora da Fundação Dom Cabral e representante da Rede Desafio 2030.

O HUB ODS Minas Gerais conta com a participação da FIEMG, CEMIG, Copasa, SEBRAE, MRV, Banco Inter, Grupo Algar, CBMM, CNH, FCA, Unimed-BH, Localiza, Patrus Transportes, MGS, BDMG e Pif Paf.

ASCOM FIEMG

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s