Romeu Zema entrega 181 títulos de Regularização Fundiária Urbana a moradores de Veríssimo

Medida garante direito social à moradia e incentiva desenvolvimento econômico local

O governador Romeu Zema entregou, na manhã desta sexta-feira (30/10), em Veríssimo, no Triângulo Mineiro, 181 títulos de Regularização Fundiária Urbana. Essa é a segunda entrega de títulos feita pela atual gestão. Há seis anos o Governo do Estado não concedia esse benefício a moradores de Minas Gerais. 

O objetivo da ação, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), é formalizar imóveis irregulares e a titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia e incentivar o desenvolvimento econômico local. “O título de propriedade que estamos entregando aqui hoje garante dignidade, segurança e desenvolvimento econômico. Agora, qualquer morador pode, por exemplo, planejar se mudar e vender o imóvel com o valor real, pois o documento existe e é registrado em cartório. O meu governo pensa nas pessoas, pensa na devolução de serviço à população. Nós estamos caminhando de forma correta e fazendo o melhor para os mineiros”, destacou o governador Romeu Zema.

A cerimônia, realizada na Praça João Rosa, no Centro de Veríssimo, recebeu dez beneficiários representando todas as famílias que foram contempladas com o documento do imóvel. O morador José Geraldo da Silva ficou emocionado ao receber o título de regularização fundiária urbana. “Esse documento é uma grande vitória para o município. Nossa população esperava há décadas para regularizar suas casas. Queremos agradecer ao Governo de Minas pela dedicação e cuidado com a nossa comunidade”, disse José Geraldo.  
Minas Reurb

Todos as iniciativas de regularização fundiária urbana desenvolvidas pelo Governo de Minas Gerais fazem parte do Minas Reurb, Programa de Integração e Regularização Territorial, desenvolvido pela Sede. 

O projeto estratégico busca formalizar os imóveis, iniciando no mapeamento territorial até a efetiva entrega dos documentos de propriedades. No município de Veríssimo foi realizado o cronograma de ações, a pesquisa de terras devolutas, a análise e levantamento topográfico e de moradores. A parceria entre o governo estadual, o município e os Cartórios de Registros de Imóveis de Uberaba foi hoje essencial para a finalização do processo. 

“Nosso objetivo é ver a satisfação nos olhos da população. Hoje, não entregamos apenas um documento, estamos fazendo aqui a formalização de um legado que será deixado para todas as famílias. Estávamos há seis anos sem entregar títulos, mas certamente seremos o governo que mais irá formalizar moradias. A política pública do Governo de Minas é valorizar a propriedade e garantir a dignidade das pessoas. Nossa equipe técnica está focada no recado dado pelo governador Zema. Em breve, teremos, em todo o estado, inúmeras outras entregas. Estamos felizes com o resultado”, destacou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Fotos: Pedro Gontijo / Imprensa MG
Histórico

Em Veríssimo, os imóveis que agora serão regulamentados estão ocupados desde 1938. A regularização fundiária traz segurança para população, que passa a ter, juridicamente, direito sobre o imóvel em que vive, e, consequentemente, pode investir com tranquilidade neste bem. 
A partir disso, é possível buscar financiamento junto às instituições bancárias, segurança jurídica da posse, desenvolvimento econômico para a cidade, além de melhorias urbanísticas, proporcionando melhor qualidade de vida às famílias. 

O projeto é voltado a núcleos urbanos informais com a população predominantemente de baixa renda, sendo feito gratuitamente.

Em agosto, o governador Romeu Zema entregou títulos do Minas Reurb a 893 famílias de Governador Valadares. Somando as duas entregas, 1.074 títulos foram entregues pelo governador em pouco mais de dois meses.

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s