Pesquisadores da UNIFAL-MG testam composto que poderá controlar a infecção causada pela Covid-19; agentes de múltipla ação em estudo apresentam potencial para combater o vírus no organismo

Encontrar um tratamento que seja eficaz para reduzir a infecção causada pela Covid-19 e, consequentemente, controlar os sintomas da doença no corpo humano, é o objetivo de um estudo que está sendo desenvolvido por pesquisadores da UNIFAL-MG em colaboração com a UFSJ e a UFMG. A pesquisa consiste na busca de um medicamento de múltipla ação contra a doença, tendo em vista que há casos complexos que requerem várias drogas, o que impacta diretamente na dificuldade populacional de acesso ao tratamento.

O tratamento da Covid-19, especialmente para aqueles casos de síndrome aguda respiratória grave, deve contemplar além do controle dos sintomas, o controle da resposta imune do hospedeiro, o controle da replicação do vírus – impedindo que o vírus infecte novas células no organismo -, a prevenção de infecções secundárias, por exemplo, novas pneumonias bacterianas, além do controle dos danos do organismo causado pelo vírus”, explica a professora Marina Quádrio Raposo Branco Rodrigues, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UNIFAL-MG, coordenadora da pesquisa.

O projeto de pesquisa foi aprovado na Chamada de Projetos e Ações de Pesquisa e Inovação para o Enfrentamento à Covid-19, lançada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UNIFAL-MG e conta aproximadamente com R$ 150 mil para desenvolvimento.

O plano de trabalho da equipe envolve três etapas. Na primeira, as moléculas são produzidas na UFSJ, a partir de proteínas isoladas da semente de duas plantas e substâncias bioativas das bactérias. Em seguida, são encaminhadas para a UNIFAL-MG, onde são caracterizadas quanto ao efeito sob células pulmonares e ao efeito sob membranas que mimetizam o vírus. “A melhor combinação de biomoléculas será então enviada para a UFMG para o último teste sobre a infectividade do coronavírus”, afirma Profa. Marina sobre a terceira etapa, informando que parte das moléculas a serem testadas já foram produzidas na UFSJ e estão em fase inicial de testes na UNIFAL-MG.

Segundo a pesquisadora, o projeto tem expectativa de indicar um medicamento para testes em animais em 12 meses. Com os resultados positivos, será mais uma alternativa de tratamento para Covid-19.

Projeto de pesquisa: Desenvolvimento de candidato a medicamento de múltipla ação composto por nanopartículas de biossurfactante e inibidor de proteases para tratamento de Covid-19
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Chamada:  Chamada de Projetos e Ações de Pesquisa e Inovação para o Enfrentamento à Covid-19 da UNIFAL-MG
Valor: R$ 148.844,29
Parcerias: Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Grupo de pesquisadores:

UNIFAL-MG:

• Profa. Marina Quádrio Raposo Branco Rodrigues (Instituto de Ciências Biomédicas) – coordenadora do projeto
  • Prof. José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva (Instituto de Ciências Biomédicas);
  • Prof. Eduardo de Figueiredo Peloso (Instituto de Ciências Biomédicas);
  • Profa. Marília Gabriella Alves Goulart Pereira (Instituto de Ciências Biomédicas);
  • Prof. Plínio Rodrigues dos Santos Filho (Instituto de Ciências Biomédicas);
  • Prof. Gabriel Gerber Hornink (Instituto de Ciências Biomédicas);
  • Prof. Daniel Bonoto Gonçalves (UFSJ – atualmente em colaboração técnica na UNIFAL-MG)
  • TAE Kris Simone Tranches Dias (Instituto de Ciências Biomédicas);
  • TAE George Augusto Veloso de Oliveira (Instituto de Ciências Biomédicas) (doutorando);
  • Acadêmica Marina Prado Rubinho (doutoranda da UNIFAL-MG)
  • Acadêmica Natália Cristina de Melo Santos (Iniciação Tecnológica e Inovação UNIFAL-MG)
  • Acadêmica Beatriz Moreira Rodrigues (Iniciação Científica UNIFAL-MG)
  • Acadêmica Mariana Santos Melo (Iniciação Científica UNIFAL-MG)

UFSJ

• Prof. Paulo Afonso Granjeiro;
  • Prof. José Antônio da Silva;
  • Diego Fernandes Livio (doutorando);
  • Klédna Constância Portes Reis (doutoranda).

UFMG

• Prof. Mauro Martins Teixeira.

ASCOM UNIFAL

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.