Criação de nova Rede Mineira vai fortalecer atuação conjunta dos poderes no fomento à integridade

Protocolo de Intenções para instituição da rede será assinado pelos três poderes de Minas e órgãos autônomos no 1º seminário mineiro sobre o tema

 Os gestores dos Poderes do Estado de Minas Gerais se reunirão, na próxima segunda-feira (28/9), no 1º Seminário Mineiro de Integridade, para criação da Rede Mineira de IntegridadeA rede representará junção de esforços para a consolidação de uma cultura de integridade nas relações públicas e privadas no Estado.

Formada inicialmente pelo Governo de Minas Gerais, Assembleia Legislativa (ALMG), Tribunal de Justiça (TJMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública (DPMG) e Tribunal de Contas (TCE-MG), a Rede Mineira de Integridade tem como objetivo principal o fortalecimento da atuação conjunta nas ações de fomento à integridade, prevenção e combate à corrupção, promoção da integridade e da ética pública, respeitadas as competências e atribuições de cada membro integrante.

“A Rede Mineira de Integridade busca o trabalho colaborativo e a ação coletiva para difusão da cultura íntegra e ética tanto na administração pública, quanto nas relações entre o setor público e toda a sociedade”, explica o controlador-geral do Estado de MG, Rodrigo Fontenelle.

Vanguarda

“Uma iniciativa dessa magnitude coloca as instituições públicas de Minas Gerais na vanguarda da gestão pública e, consequentemente, na prestação dos serviços aos cidadãos com excelência, o que é nossa obrigação. Essa união de esforços só vem fortalecer ainda mais as instituições mineiras. A Rede Mineira da Integridade será um marco na administração pública em nosso estado e servirá de exemplo para todo o país”, afirma Gério Patrocínio Soares, defensor público-geral de MG.

Com objetivo de envolver outras entidades do setor público e do setor privado após a sua institucionalização, incluindo universidades e organizações da sociedade civil, a criação da rede estabelece uma agenda positiva na valorização do setor público mineiro e na busca por uma sociedade mais íntegra, justa e sustentável.

Seminário

Será aberto, no dia 28/9, às 14h, o 1º Seminário Mineiro de Integridade, que vai reunir, on-line, especialistas em integridade e autoridades de todas as esferas de poder de Minas para debater temáticas relativas à integridade e prevenção à corrupção. Durante o evento, aberto ao público, será assinado o Protocolo de Intenções para a instituição da Rede Mineira de Integridade.

Estarão presentes na abertura o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, o presidente da ALMG, Agostinho Patrus, o presidente do TJMG, Gilson Soares Lemes, o  procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, o presidente do TCE- MG, Mauri José Torres Duarte e o defensor público-geral de MG, Gério Patrocínio Soares.

O seminário tem como objetivo articular e fortalecer a interação dos agentes que atuam nos órgãos e entidades a partir da realização de debates com temáticas relevantes para a promoção e fomento da integridade pública.

O evento é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado, por meio da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça do Estado, Ministério Público de Minas Gerais, Defensoria Pública do Estado e Tribunal de Contas e conta com apoio da Transparência Internacional Brasil (TIBr).

Serviço:

1º Seminário Mineiro de Integridade

Assinatura Protocolo de Intenções para a criação da Rede Mineira de Integridade (Abertura)
Abertura: 28/9/2020 (segunda-feira)
Horário: 14h às 15h
Transmissão: Canal do 1º Seminário Mineiro de Integridade, no YouTube
Mais informações: clique aqui
Contato Imprensa: ascom@cge.mg.gov.br ou 99776-1683 (WhatsApp)
Inscrições para o seminário: neste link

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s