Estado abre consulta pública para ouvir empresas de telefonia interessadas em participar do Alô, Minas!

Ao todo, 305 distritos e localidades serão contemplados com telefonia móvel e internet

Governo de Minas Gerais recebe, até as 17h de sexta-feira (19/6), manifestações, sugestões e críticas de empresas de telefonia interessadas em participar do Alô, Minas!. O programa vai contemplar, com telefonia móvel e internet 3G, os 305 distritos e localidades anunciados no último mês, beneficiando cerca de 210 mil pessoas que ainda não têm acesso a estes serviços. Para conferir a lista completa dos selecionados, clique aqui

A etapa atual é de consulta pública e antecede a publicação do edital de seleção para as empresas prestadoras do serviço. É o que explica a gestora técnica do programa na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Izabela Rodrigues. “Esse é o momento de ampliar a discussão para além da administração pública, permitindo que os interessados contribuam com melhorias para o edital e identifiquem problemas que possam surgir no decorrer do processo”, explica.

As manifestações podem ser enviadas até 19/6 para o e-mail do programa: alominas@planejamento.mg.gov.br. É preciso informar nome, RG, CPF ou CNPJ, endereço, e-mail e telefone. A minuta do edital pode ser acessada neste link

Alô, Minas!

Por meio do Alô, Minas!, o Estado leva telefonia móvel para distritos e localidades. A empresa vencedora do edital de seleção pública, que deverá ser publicado em agosto deste ano, será responsável pela instalação de antenas de conectividade mínima 3G para ampliar a cobertura nos locais ainda sem infraestrutura. 

O programa vai ampliar a cobertura alcançada pelo Minas Comunica II, que, em fevereiro deste ano, levou telefonia móvel a 707 distritos mineiros e beneficiou 1,17 milhão de pessoas.

Minas Atende

O Alô, Minas! é um programa da Seplag, com apoio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), e integra o Projeto Estratégico Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos. O Minas Atende foi lançado em 2019, com o objetivo de aproximar o cidadão dos serviços públicos, simplificar a prestação de serviços e torná-la mais dinâmica e ágil. 

O projeto atua em cinco frentes: simplificação de procedimentos; inovação nos serviços públicos, com foco na transformação digital de processos; melhoria do relacionamento com o cidadão, aprimorando canais de atendimento e disponibilizando novas plataformas; ampliação da cobertura de telefonia móvel para acessar os serviços on-line do Governo; e incentivo aos servidores dos órgãos e entidades para prestarem melhores serviços para os usuários.

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