Corpo de Bombeiros terá a primeira brigada municipal no estado

Astolfo Dutra, na Zona da Mata, será o primeiro município mineiro a receber uma brigada municipal do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) no estado. A informação é da corporação,  que deu início na sexta-feira (29/5) aos procedimentos para implementação da unidade. 

A iniciativa, ainda inédita, cumpre a prerrogativa de valorizar e padronizar as ações desenvolvidas por profissionais e instituições civis em atividades de prevenção e combate a incêndio, conforme previsto em lei, e pode ser uma boa solução para pequenos municípios que não são contemplados pela legislação vigente.

Assinaram o convênio o comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, o prefeito de Astolfo Dutra, Bruno Ribeiro, e autoridades do município. O coronel Estevo destacou que agora a comunidade de Astolfo Dutra tem a garantia de que o CBMMG irá treinar e coordenar a brigada municipal, garantindo à comunidade proteção pública nos combates a incêndio e ações de defesa civil. 

Conquista

A brigada será a primeira de Minas a ser instalada seguindo a Portaria nº 33/2018, que regula as atividades auxiliares do Corpo de Bombeiros no estado. A iniciativa cumpre o objetivo estratégico da corporação em buscar a excelência no atendimento, reduzindo o tempo de resposta a chamados e garantindo a expansão da atividade nos municípios com menos de 30 mil habitantes e que não contam com uma unidade do CBMMG.

Atuarão na unidade profissionais civis, brigadistas contratados pela prefeitura, sob a coordenação e supervisão do Corpo de Bombeiros. Ficará a cargo deles o serviço de combate a incêndios e salvamento formado, garantindo assim qualidade, competência e agilidade no atendimento à cidade. A assinatura do convênio abre precedente para que outras cidades com características semelhantes a Astolfo Dutra possam implementar brigadas municipais.

A parceria visa o fortalecimento da Gestão do Risco de Desastres na região, e envolve o CBMMG − órgão que já tem desenvolvido na região ações de Proteção e Defesa Civil, por meio da 2ª Cia/4º Batalhão de Bombeiros Militar −, e o município de Astolfo Dutra.

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s