Coronavírus: Defensoria de Minas quer que medicamento apontado para tratamento seja vendido apenas com receita

Após estudos preliminares apontarem que Hidroxicloroquina pode ter eficácia no tratamento do coronavírus, a substância sumiu das farmácias em MG. ‘Estudos preliminares, que não apontam eficácia na prevenção’, alerta reumatologista.

A Defensoria Pública de Minas Gerais ajuizou, nesta sexta-feira(20), pedido de tutela antecipada para que farmácias de todo o estado passem a exigir e reter receita médica na compra do medicamento Hidroxicloroquina, como já é feito com antibióticos. Utilizado especialmente por pacientes que têm lúpus, o medicamento desapareceu das farmácias após divulgação de pesquisas preliminares que o associaram a tratamento do coronavírus.

Hidroxicloroquina é medicamento fundamental para controle da doença autoimune conhecida como lúpus — Foto: Franciele Martins/Arquivo Pessoal

Hoje, este remédio é vendido sem receita médica. A medida cautelar, que cita o Governo do Estado e os Conselhos Regionais de Farmácia e de Medicina, tem como argumentos o risco de desabastecimento ou o aumento abusivo dos preços, prejudicando a população que necessita do medicamento.

A professora de reumatologia da Faculdade de Medicina da UFMG e membro da Comissão de Infecção da Sociedade Brasileira de Reumatologia Gilda Aparecida Ferreira vê com preocupação o desabastecimento do Hidroxicloroquina, essencial para o controle do lúpus, uma doença autoimune, que não tem cura.

“Sem o medicamento, estes pacientes correm o risco de reativação da doença, que acomete vários órgãos e sistemas, como o sistema nervoso central, pulmão, rins, causando inflamação. O tratamento é a única forma de controle da doença”, disse.

Gilda explicou que o estudo feito do uso do medicamento no controle da Covid-19 é preliminar e com problemas metodológicos, como número de pacientes estudado muito pequeno e uma resposta que não ficou bem definida.

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s