Museu Histórico de Caxambu recebe exposição ‘Antiga Terra dos Faraós’ até o próximo mês

O Museu Histórico e Genealógico de Caxambu recebe até o dia 31 de dezembro a exposição “Antiga Terra dos Faraós”. A exposição foi cedida pelo Museu Egípcio e Rosa Cruz de Curitiba (PR), que tem o maior acervo de egiptologia nacional.

A exposição é composta de 80 réplicas executadas por artistas plásticos da cidade de Curitiba e que fazem parte do acervo daquele museu. São imagens que representam quatro segmentos da vida cotidiana do Egito Antigo: o poder faraônico, a sociedade egípcia, a religião e os aspectos da mumificação dos reis.

Entre as peças disponíveis estão réplicas das máscaras funerárias de Tuya e do Faraó Psusennes I, utilizadas entre os períodos de 1.550 a 992 a.C. As peças originais se encontram no Museu Nacional Egípcio no Cairo.

Outras peças remontam a rituais funerários e o “julgamento da alma”, praticado no Egito antigo. Miniaturas também representam o que seriam a face do Faraó Akhenaton, que viveu no período de 1353 a 1335 a.C e o busto do Faraó Amenhotep III, que viveu entre 1391 e 1353 a.C. Essas peças originais se encontram hoje no Museu do Louvre, na França e no Museu Egípcio de Berlim, na Alemanha.

Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s