Através da SEE de MG e da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre o novo modelo de Ensino Médio Integral e Integrado começa a ser implantado em Santa Rita do Sapucaí

A semana de 05 a 09 de agosto foi marcante para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Sanico Teles em Santa Rita do Sapucaí.

O Ensino Médio Integral e Integrado (EMII), implantado na escola terá um novo modelo a partir deste segundo semestre de 2019, proposto pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o ICE (Instituto de Corresponsabilidade pela Educação). E para implementar este novo modelo a escola recebeu a visita de Jovens Protagonistas egressos da Escola da Escolha de Pernambuco, que realizaram diversas atividades com os estudantes das turmas do EMII.

Durante a semana os Jovens Protagonistas realizaram diversas atividades, dentre elas:
diálogos, rodas de conversa acerca dos projetos de vida dos alunos, sonhos e como estes poderiam ser protagonistas da própria vida dentro da escola e fora dela. Além destas atividades foi apresentado para os responsáveis pelos alunos, estudantes e equipe escolar o projeto “Escola da Escolha”, projeto que tem como base os quatros Pilares da educação, são eles: ser, conviver, conhecer e fazer. Estes pilares juntos formam um ciclo para a vivência da comunidade escolar dentro e fora dos muros da escola.

 

O momento final das atividades foi marcado pela culminância, onde os estudantes apresentaram por meio de poesia, teatro e desenhos informativos, tudo que foi aprendido com a presença dos Jovens Protagonistas.

E este momento final foi o ponto forte da semana de acolhimento para o aluno João Pedro, do 2º ano. “A apresentação final foi bastante legal pois envolveu tudo que aprendemos durante a semana. A atividade perguntando “Quem sou eu” foi bastante difícil, porque a gente não costuma olhar pra gente assim, a gente olha mais para a qualidade das outras pessoas e nunca olha para as nossas qualidades, e isso foi muito interessante.”

“A impressão que passa é que com essa proposta os alunos tem mais opções e eles vão se perceber mais acolhidos na escola e mais esperançosos perante a vida deles. Foi realmente surpreendente a semana do acolhimento aqui na escola, alguns alunos revelaram-se muito mais interessados nas atividades lúdicas com os jovens protagonistas.” destaca a professora Érica Pereira, de Biologia.

Formação para os Professores:

O novo modelo de Ensino Médio Integral e Integrado está sendo implantado neste segundo semestre a partir de formações com os profissionais envolvidos. Em julho, os diretores, inspetores escolares e analistas das Superintendências Regionais de Ensino participaram do lançamento e primeira formação sobre o modelo. Na semana de 30/07 a 02/08 foi realizada em Belo Horizonte a primeira formação voltada diretamente para uma parte dos professores que atuam no EMII. Na próxima semana (12 a 16/08) será realizada a formação para os demais professores, atingindo assim 100% dos docentes que atuam no ensino médio integral de 77 escolas da rede estadual de ensino que possuem EMII.

Anúncios
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s