Pesquisador da Fundação João Pinheiro falará sobre o desafio de gerar emprego e renda na era tecnológica no IV Seminário de Economia da Cultura em MG

O especialista em Políticas Públicas, professor doutor e autor do primeiro livro sobre economia da cultura escrito no Brasil, José Lasmar, fará a abertura do evento, no dia 12 de junho em Ouro Fino, e estará no dia 19 de junho na cidade de Uberlândia. O evento é gratuito.

A Fundação João Pinheiro – instituição de pesquisa e ensino vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais – enviará para o IV Seminário de Economia da Cultura, que será realizado entre os dias 12 e 14 de junho, em Ouro Fino-MG, e 17 e 20 de junho, em Uberlândia-MG, o especialista em Políticas Públicas e pesquisador, professor doutor José Lasmar. A participação do profissional está confirmada na abertura do evento, em Ouro Fino, e no dia 19, em Uberlândia, com uma palestra sobre “Economia Criativa”.

A contribuição do pesquisador será importante. Lasmar participou da primeira edição do Seminário, em 2009, e retorna ao IV Seminário com a proposta de apresentar o desenvolvimento da economia criativa na sociedade atual. “Quando eu participei da primeira edição do Seminário, o tema economia da cultura ainda era embrionário no Brasil. De lá para cá, o assunto evoluiu. Acredito que o grande desafio daqui para frente é a geração de emprego, porque as novas tecnologias causam o desemprego estrutural e o emprego entrou em outro ritmo. Nesse cenário percebemos o potencial de desenvolvimento trazido pela cultura. Grandes cidades europeias e americanas estão investindo em geração de emprego e renda vinculado à cadeia produtiva dos bens culturais e inovação criativa. Essa será a tendência em nosso país e no mundo”, destaca o especialista.

Escritor do primeiro livro sobre economia da cultura no Brasil

Lasmar é escritor do livro: “Economia da Cultura – Reflexões sobre a indústria cultural no Brasil”. Essa é a primeira obra sobre economia criativa produzida no país. “Ela foi resultado do trabalho que a Fundação João Pinheiro desenvolveu para o Ministério da Cultura, na década de 1980, representado pelo ministro Celso Furtado, que prefaciou e editou o livro. Foi a primeira pesquisa encomendada pelo governo sobre o assunto”, explica o pesquisador.

Segundo Lasmar, o livro relata que a cultura no Brasil até então foi tratada como esgotando a sua importância em si mesma. Todavia, as atividades criativas e artísticas também geram emprego e renda. “Por isso foi importante pesquisar a base produtiva: o que a cultura “vende”, o que está por trás de uma produção artística, como por exemplo a formação de recursos humanos, treinamentos, estrutura etc. É importante deixar claro o seguinte: o que é experimental segue sendo experimental; o que é cultura de mercado tem que ser apoiado como cultura de mercado”, comenta.

Além do Livro, a Fundação João Pinheiro continua realizando trabalhos sobre o assunto. No segundo semestre do ano passado, a instituição lançou um estudo sobre economia criativa, que inclusive será objetivo de pesquisa do IV Seminário de Economia da Cultura.

O Seminário

As cidades de Ouro Fino-MG e Uberlândia-MG foram escolhidas para sediarem a XI Semana da Cultura Popular e o IV Seminário de Economia da Cultura. O evento reunirá profissionais, empreendedores, representantes do governo, estudantes, artistas e pessoas envolvidas com a arte e a cultura em uma programação diversificada com debates, palestras, talks-shows e apresentações artísticas.

O evento é gratuito e as inscrições poderão ser feitas, na internet, por meio das páginas dos respectivos eventos no Facebook (@seminariodaeconomiadaculturauberlandia e @seminariodaeconomiadaculturaourofino).

O tema escolhido para sustentar a programação foi: “O futuro, o emprego e a cultura”. “A proposta é debater o papel da cultura num momento em que o emprego da forma como conhecemos está ameaçado.

Anúncios
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s