Um dos grandes desafios da modernidade é a conquista de uma vida saudável e melhor qualidade de vida.
Considerando os resultados do Programa de Saúde Médico Ocupacional (PSOPM), a 17ª Gerência Regional de Saúde, preocupada com o Perfil de Saúde da Tropa, orientou a realização de um ciclo de palestras voltadas para prevenção da obesidade, hipertensão e tabagismo, que deverá ser realizado por um período de três meses, visando a melhoria de qualidade de vida de seus militares.
O cuidado com a saúde é um investimento, porque reduz substancialmente os índices de absenteísmo e representa um importante fator motivacional. Neste primeiro momento foi realizada a palestra Promoção x prevenção: um perfil de saúde da tropa com enfoque no perfil de saúde da tropa do 56 BPM, importância da prevenção, além da necessidade de mudança de hábitos para uma vida saudável.
A palestra foi ministrada pela 3º Sgt QPE Josilene Cavalcante, auxiliar de saúde do NAIS/17 RPM, especialista em Nutrição Clínica e Hospitalar, que ressaltou que o principal objetivo da palestra foi trabalhar a conscientização dos militares sobre a necessidade de cuidar da saúde, praticar exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação equilibrada. Tais práticas, quando devidamente associadas, contribuem de forma direta para a prevenção de doenças, repercutindo em uma melhor qualidade de vida. Contudo, é necessário que cada policial militar volte o olhar para si e comece a adotar medidas para modificar seu perfil atual, afirma a profissional.