Cadastro Único de Mídia agiliza negociações sobre ações de publicidade do Estado

Novo sistema do Governo de Minas Gerais vai beneficiar agências e veículos, além de contribuir para a otimização dos recursos públicos

Secretaria de Estado de Governo (Segov) acaba de disponibilizar, no Diário Oficial Minas Gerais, as resoluções nº 497 e nº 498 (de 29 de março de 2016), que tratam da implantação do Cadastro Único de Mídia da Subsecretaria de Comunicação Social (Subsecom). O sistema, semelhante ao utilizado pelo Governo Federal, abre um novo caminho entre veículos e agências e a gestão estadual para a troca de informações e negociações sobre as ações de publicidade.

O Cadastro surge como instrumento para aprimorar a eficiência da administração pública, além de contribuir para a otimização dos recursos públicos. Como conjunto formal de dados cadastrais, comerciais e negociais de veículos dos diversos meios de divulgação utilizados nas ações de publicidade do Executivo Estadual, a ferramenta será compartilhada entre as esferas de governo para garantir a uniformidade das informações.

“Este será um sistema com maior rapidez e agilidade, mais eficiente que o utilizado até então, ainda de forma manual”, destaca a assessora de Publicidade da Subsecom, Renata Pereira. “O Cadastro Único também vai beneficiar diretamente os veículos e facilitar as negociações, além de garantir maior segurança e transparência no processo, aberto a todos os veículos”, acrescenta.

Rádios

Neste primeiro momento de implantação, ainda em fase experimental, o Cadastro Único de Mídia está apto a receber os dados das cerca de 800 rádios mineiras, que representam o maior volume entre os veículos.  “Vamos montar uma força tarefa para a conclusão do sistema e, assim, seguir com o cadastro para todos os veículos. Pretendemos terminar a implantação até o fim do ano”, aponta a assessora.

Segundo Renata, é importante que os veículos se cadastrem e fiquem atentos ao novo processo, tendo em vista que “as novas agências, que serão licitadas e estão em processo de concorrência, já vão entrar com o sistema dentro do novo contrato”, orienta.

Os veículos que tiverem dúvidas sobre a implantação do Cadastro Único de Mídia podem entrar em contato pelo e-mail cadmidia@governo.mg.gov.br, pelo telefone (31) 3915-9178 (Renata Pereira) ou, ainda, acessar o site www.cadmidia.mg.gov.br.

Regras validadas

Com a aprovação do manual de uso (resolução nº 498), o Cadastro Único torna-se requisito fundamental para garantir maior segurança na elaboração, execução e faturamento dos planos de mídia, e a consequente melhoria nos processos de planejamento das ações de publicidade.

O sistema será utilizado tanto pelos órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado, como também para agências que são licitadas pelo Governo no que diz respeito às ações de publicidade. Será possível consultar todos os veículos cadastrados, negociações e preços praticados, entre outras informações.

Procedimentos

Conforme o manual de uso do Cadastro Único, para efetuar seu registro os veículos devem fazer a solicitação por e-mail, junto ao Núcleo de Cadastramento –cadmidia@governo.mg.gov.br. Tão logo obtenha o retorno do Núcleo, o responsável receberá a lista de documentos necessários e as etapas para entrar na plataforma. Já nesta primeira entrada no sistema, os veículos poderão anexar a documentação exigida e submetê-la à análise do Núcleo de Cadastramento.

Após a validação das informações, o usuário do veículo estará liberado para incluir e atualizar dados referentes aos veículos que estão sob sua responsabilidade. Os aprovados farão parte do banco de dados e estarão aptos a serem programados e utilizados pelo Governo nas ações de comunicação dos órgãos e dos entes da administração indireta.

O acesso ao Cadastro Único de Mídia será realizado em www.cadmidia.mg.gov.br. Todos os detalhes do cadastramento e do manual, além das atribuições de cada usuário do sistema, podem ser consultados nesta página do Diário Oficial Minas Gerais.

Gerenciamento

A Subsecretaria de Comunicação Social assume a competência de gestora do Cadastro Único de Mídia. Por meio do Núcleo de Cadastramento, será conduzido o processo de cadastramento, controle de qualidade das informações inseridas, autorizar acesso, oferecer orientações para o cadastramento, entre outras atribuições.

Somente terão acesso ao Cadastro Único de Mídia os componentes do Núcleo de Cadastramento da Subsecretaria de Comunicação Social da Segov; usuários da Gerência de Mídia da Subsecom, dos Núcleos de Mídia dos órgãos e dos entes da administração indireta do Estado; usuários de agências de propaganda contratadas; e usuários de veículos de comunicação (com os  cadastros validados).

Cabe ressaltar que não haverá divulgação ou disponibilização dos dados fornecidos pelos usuários e veículos de comunicação, sendo assegurada a confidencialidade das informações e a sua utilização apenas entre aqueles autorizados dentro do grupo de acesso.luciano ofere

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