Escritor Cyro de Luna Dias é lembrado no “Painel de Literatura

O acadêmico Cyro de Luna Dias foi lembrado no Painel de Literatura da Alca – Academia de Letras, Ciências a Artes, realizado na última quarta-feira(27) em Santa Rita do Sapucaí. O juiz de direito Cyro de Luna Dias completaria 100 anos no mês de dezembro último. Ele foi um dos fundadores da então Academia Santarritense de Letras, criada a 28 de setembro de 1985. Ele é patrono da cadeira de número 33 da Academia.

A carreira literária do acadêmico começou tardiamente, depois que este se aposentou na função de juiz. Seu livro mais conhecido é “Crônica das Casas Demolidas”, uma coletânea de contos com 20 capítulos. Um deles, “A estrada de ferro”, conta a história da estação ferroviária de Santa Rita do Sapucaí, que no começo chamava-se “Afonso Pena” e que causava confusão a passageiros desavisados que visitavam Santa Rita pela primeira vez. Durante o Painel, um trecho deste conto foi lido para os presentes.

​Alguns dos participantes do primeiro Painel de Literatura de 2016. (Foto: Evandro Carvalho/Alca).

​Alguns dos participantes do primeiro Painel de Literatura de 2016. (Foto: Evandro Carvalho/Alca).

O Painel foi o primeiro evento da Alca em 2016. Durante a sessão, o público também pode conhecer os escritores João do Rio e Jorge Luís Borges, outros que foram lembrados na ocasião. De João do Rio (grande cronista, jornalista e escritor brasileiro do princípio do século passado) foi lido um trecho do livro de crônicas “A Alma Encantadora das Ruas”. De Jorge Luis Borges – escritor argentino e grande expoente da literatura latino-americana, foi lido o conto “O fim”, da afamada coletânea “Ficções”.

“Os painéis de literatura são ocasiões especiais. Podemos trocar ideias sobre livros e autores e ao mesmo tempo apresentá-los ao público, especialmente aos mais jovens. Os painéis são momentos agradáveis, aqueles momentos em que fazemos uma pausa na correria do nosso dia a dia. Quem participa não se arrepende e sai de lá revigorado”, diz Evandro Carvalho, que ocupa atualmente o cargo de presidente da Academia.

O próximo evento da Alca será em fevereiro, com a sessão “Cinema Alca”. O filme a ser apresentado ainda será selecionado.oferecimento-canaã

Esse post foi publicado em Cidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s