1º Concurso de Arte Fotográfica da FDSM será sobre Direitos Humanos

A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), através do seu Programa de Pós-Graduação em Direito, promoverá neste segundo semestre o seu 1º Concurso de Arte Fotográfica sobre Direitos Humanos, que traz como temática o Direito do Trabalho. O projeto conta com a parceria do Foto Clube de Pouso Alegre.

Segundo o Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, um dos responsáveis pelo concurso, a escolha da temática sobre o Direito do Trabalho está inserida em todo contexto do concurso. “Direito do Trabalho é um dos direitos humanos. E é um direito cujo exercício pode ser registrado fotograficamente, tanto no aspecto da sua importância para a realização das condições necessárias a uma vida plena, quanto no aspecto das suas violações e do sofrimento presente nas relações de exploração”, explicou.           

Ele destaca que a linguagem e as formas de comunicação da sociedade contemporânea têm sofrido grandes transformações. Do mesmo modo que a linguagem escrita ou falada, cada vez mais as imagens adquirem uma importância narrativa. “As imagens hoje não se limitam às formas de comunicação da arte. Elas constituem também narrativas sobre a realidade e suas hipérboles no mundo social”,disse.                                                                                                                                                                 

Além da disputa entre os participantes, o concurso tem como objetivo a constituição de um acervo de imagens sobre Direitos Humanos sob o formato de Fototeca, para auxiliar, inspirar e ilustrar as pesquisas jurídicas da FDSM, especialmente no âmbito do Programa de Mestrado em Direito, cuja área de concentração é Constitucionalismo e Democracia.   

As inscrições para o Concurso Fotográfico da FDSM são gratuitas e a participação é aberta a estudantes, fotógrafos e amantes da fotografia que possuam materiais de ensaios ou imagens independentes que atendam as regras especificadas no edital publicado no site www.fdsm.edu.br                            

As fotografias devem ser enviadas ou entregues pessoalmente, junto com a ficha de inscrição, até o dia 09 de outubro na FDSM – Av. Dr. João Beraldo,1075 – Centro – CEP 37.550-00 – Pouso Alegre/MG – aos cuidados da Coordenadoria Científica e de Pós-Graduação – 5º Andar do Prédio Anexo. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 14 de novembro, às 9h, no Salão Nobre da instituição. Na ocasião ocorrerá a exposição das fotografias finalistas e será fundada a Fototeca de Direitos Humanos do PPGD. Informações: 35 3449-8106 / ppgd@fdsm.edu.br .1Oferecimento-insel

 

 

 

Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s