Robô de telepresença é um dos destaques da 13ª Febrace, na USP

O projeto é uma das inovações de estudantes da ETE FMC, escola de Santa Rita do Sapucaí, conhecida como o Vale da Eletrônica

Com mobilidade e capacidade de interagir, um robô controlado pela internet é acionado a distância para, por exemplo, fazer a vigilância de uma fábrica ou caminhar pela filial de uma empresa, comandado por um executivo que se encontra em outra cidade. Esse é o robô cibernético, uma das três invenções que os alunos da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa — ETE FMC irão apresentar na 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace 2015, na Universidade de São Paulo – USP, de 17 a 19 de março.

Os outros dois projetos também são criativos e úteis: um sistema para residências que gera energia por meio do fluxo de água e monitora a quantidade de água utilizada pelos usuários, permitindo que eles controlem o consumo; e uma manta térmica que funciona automaticamente de acordo com a temperatura do corpo humano, aquecendo conforme a necessidade e mantendo o ideal de 36ºC.

Os três projetos, criados por grupos de em média seis alunos cada, foram selecionados para a Febrace ao vencerem a 34ª Feira de Projetos Futuristas (ProjETE), promovida pela ETE FMC, localizada na cidade de Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas Gerais, conhecida como o Vale da Eletrônica, celeiro de ideias inovadoras e tecnológicas do Brasil, da onde saem diversas criações que facilitam o dia a dia dos cidadãos. Estes competirão com outros 332 projetos de escolas de todo o Brasil. Os premiados serão anunciados no último dia da Feira.

Em edições anteriores, os alunos da ETE conquistaram 66 prêmios, nacionais e internacionais, por suas inovações. “Pretendemoscontinuar a desenvolver o projeto do Robô Cibernético, pois acreditamos em sua utilidade. A participação na Febrace nos trará novas experiências, ajudando em nosso crescimento na área tecnológica. Estamos ansiosos para mostrar o projeto na feira”, diz aluno Otávio E. Rodrigue, um dos responsáveis pelo Robô.

“Depois de tanto trabalho, o grupo está muito empolgado e com as melhores expectativas. Estamos adaptando o projeto para que fique ainda melhor”, conta o aluno Fernando Iemini, um dos integrantes do grupo que desenvolveu o projeto de geração de energia por meio da circulação de água.

“Os alunos terão uma experiência de extrema importância para a vida profissional. Conhecerão melhor o mercado nacional e concorrerão, de igual para igual, com outras escolas do País”, afirma o professor da ETE, Fábio Carli Rodrigues Teixeira. “A expectativa deles é alta. Tiveram boas ideias e desenvolveram muito bem os projetos. Acreditamos que a Febrace incentivará o lado empreendedor dos alunos, que vão apresentar as inovações não só para jurados, mas também para curiosos e investidores”, concluí.

OS PROJETOS:

Manta Térmica AutomáticaMantém a pessoa aquecida, controlando a temperatura do corpo. Um sensor identifica a temperatura por meio de contato com um fio de níquel e a regula de acordo com a necessidade. Grupo: (Autores) João Gabriel da Silva, Jonatas Joabe de Oliveira e Pedro Henrique Santos Luzia; (Colaboradora) Yara Letícia de Almeida.

Recurso Cibernético numa Proposta de Telepresença com mobilidade – Robô de telepresença, com mobilidade, capacidade de interagir e auxiliar em decisões específicas e importantes. Pode fazer, por exemplo, a vigilância de uma fábrica sem a presença de uma pessoa no local.  Robô e controlador devem estar conectados em Rede.

Grupo: (Autores) Otávio E. Rodrigues, Eugênio dos Santos Silva e Millena Carolina Costa; (Colaboradora) Bruna Gabriella Baldoni de Almeida.

Sistema Residencial de Geração de Energia Através do Fluxo de água com Hidrômetro Digital – Gera energia elétrica por meio do fluxo de água residencial, juntamente com um hidrômetro digital. A água vinda da caixa circula em uma turbina geradora de energia elétrica. A energia é armazenada em baterias e pode ser utilizada para alimentar cargas externas. O projeto ainda monitora a quantidade de água utilizada pelos usuários, permitindo que eles controlem o consumo e aproveitem melhor o recurso hídrico. Grupo: (Autores) Guilherme Costa de Oliveira, Luis Gabriel Carvalho e Fernando Iemini; (Colaboradores) Costa Renan Tavares Santos e Isabella Bianchetti Sirça.

SERVIÇO:

13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace 2015

Dias:  17 a 19 de março

Horário: 14h às 19h

Local: Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3, Cidade Universitária).

A entrada é franca.

Mais informações: www.febrace.org.br.

ETE FMC – Desde a fundação em 1959, a ETE FMC (www.etefmc.com.br) passou a ser referência em educação, por abrigar a primeira escola de eletrônica de nível médio da América Latina e a sétima no mundo, que atrai estudantes de todo o País.

A ETE faz parte da Rede Jesuíta de Educação. Sua pedagogia inaciana (de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus), de excelência acadêmica e humana, é um principio de educação a partir de valores cristãos, que desenvolve no aluno um olhar crítico e autônomo e, de forma harmoniosa, as dimensões cognitiva, afetiva, ética, comunitária, social e espiritual, em um ambiente comprometido com a justiça.

Atualmente, com cerca de 750 alunos, nos períodos diurno e noturno, oferece os cursos de Automação Industrial, Telecomunicações e Equipamentos Biomédicos, além de Ensino Médio Regular. A região é conhecida como o “Vale da Eletrônica” – referência ao Vale do Silício na Califórnia (EUA) – de onde muitos produtos e sistemas tecnológicos inovadores são lançados para o mercado nacional e internacional. Boa parte deles nasce dentro da escola.helen ofere

Esse post foi publicado em Informativo ETE - FMC. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s