Professor Aldo transita com desenvoltura por vários tipos de administração

Há menos de três meses para a defesa de sua tese de doutorado na área dealdo Administração na Universidad de La Empresa, de Montevidéu, Uruguai, o diretor financeiro e professor da FAI, Aldo Ambrósio Morelli, alia suas atividades acadêmicas com a de presidente da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí e a de representante do CRA-MG na seccional do Conselho Regional de Administração, em Pouso Alegre.

Natural de São Paulo, Aldo veio para o sul de Minas junto com a empresa Sigra que se instalou em Pouso Alegre no final da década de 1970 e onde trabalhou durante anos. Em 1986, concluiu o curso de Administração na FAI e no ano seguinte foi contratado como professor. E a partir daí fortaleceu seus laços profissionais com a Instituição que continua até hoje. Foi diretor por duas gestões consecutivas [2003/2011].

O professor concedeu recentemente entrevista para o jornal “Adm notícias”, informativo do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais. A seguir alguns trechos desta entrevista entremeada com entrevista elaborada pela Ascom/FAI.

Para o senhor que transita com desenvoltura por tipos diferentes de administração, quais as principais diferenças entre elas?

Na administração pública os processos são complexos e burocráticos o que ocasiona uma lentidão nas ações e nos prazos. Mas a burocracia é importante, pois disciplina, de maneira mais adequada, a utilização do dinheiro público.

Na administração privada os processos acontecem mais rapidamente com menos burocracia e de forma mais estratégica.

Quanto à administração nas instituições de ensino, os processos são ágeis como nas empresas, mas o olhar é mais humanizado, pois o ser humano é colocado no contexto das decisões de forma relevante.

Em qual o senhor se encaixa melhor?

A experiência ao longo da vida quer seja na indústria, na instituição ou no poder público acaba se complementando para a solução dos problemas onde quer que eu esteja, pois o conhecimento é transversal.

Quais os principais desafios da gestão pública atual?

O principal desafio na gestão pública é a falta de planejamento a médio e a longo prazos, o que acaba atrapalhando o processo administrativo. Se tivéssemos uma visão que não fosse imediatista ou, no mais tardar, voltada para o mandato, acredito que teríamos um Brasil melhor em termos de administração pública.

Como o gestor público deve integrar as instâncias municipal, estadual e federal no planejamento, sem se render às políticas partidárias?

A cidade deve ter um projeto que atenda às necessidades de seus cidadãos. A verba deve ser solicitada às esferas estadual e federal, basta colocar os projetos nos lugares certos. A questão partidária conta, mas é preciso encontrar um caminho para conseguir uma união, apesar da acirrada disputa durante o pleito eleitoral. Deve haver uma conversa entre as esferas, mesmo que o caminho seja difícil. Acho que falta um pouco de vontade.

Como o senhor vê os inúmeros casos de improbidade administrativa na gestão pública?

Quando estamos falando de coisa pública, estamos falando do dinheiro de todos. Acredito que se tivéssemos no país leis mais severas para os desvios de dinheiro público e um judiciário mais rápido no julgamento e nas sentenças, a população e o país ganhariam muito. Hoje, as leis são brandas e o judiciário permite inúmeros recursos. Isso faz com que as pessoas fiquem menos temerosas em relação à punição para os crimes.

O senhor irá defender sua tese de doutorado fora do Brasil, mas o contexto geográfico de sua pesquisa é o Sul de Minas?

O título do meu trabalho é: “A influência dos investimentos e da cultura organizacional no processo de inovação das empresas de um ‘cluster’ de base tecnológica” que é Santa Rita do Sapucaí, a cidade que me acolheu e que eu amo.

luciano ofere

Esse post foi publicado em INFORMATIVO FAI. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Professor Aldo transita com desenvoltura por vários tipos de administração

  1. MARIO FANZ LOBON RUIZ disse:

    Gostaria tem um contato com o professor Aldo Ambrósio Morelli, para poder apresentar
    um trabalho na área de administração que elaborarei na forma de 16 lições.
    Aguardo
    Atentamente
    Mario

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s