Giácomo Costanti é candidato a Deputado Estadual

VALE ELEIÇÕES 2014 B

O candidato a Deputado Estadual Giácomo Costanti (PSD/MG), fala pela primeira vez sobre a sua candidatura.

santinhoA necessidade de ter um representante na Assembleia Legislativa para defender e lutar pelos interesses de Santa Rita do Sapucaí  leva o santa ritense, Giácomo Costanti, 47 anos, a buscar um espaço em seu partido, o PSD, para conquistar uma vaga a candidato a Deputado Estadual nas eleições deste ano.

Por que a candidatura e qual a expectativa?

Entusiasmado com o potencial que juntas possuem Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, São Sebastião da Bela Vista, Careaçu, São José do Alegre, Natércia, Conceição das Pedras e Pedralva, ele vê a união destas cidades em torno de uma candidatura como o início para a solução dos graves problemas que a região enfrenta há mais de vinte anos. 

Proprietário do Jornal Eletrônico Vale Independente é grande conhecedor dos problemas que afetam a nossa cidade de Santa Rita do Sapucaí e as cidades circunvizinhas.

Esta semana o candidato a deputado estadual pelo PSD Giácomo Costanti irá aglutinar os interesses desta região de Santa Rita do Sapucaí em torno de um projeto que pretende impulsionar o seu desenvolvimento, concedeu uma entrevista exclusiva ao JORNAL ELETRÔNICO VALE INDEPENDENTE. Homem de ideias claras e objetivo, além de revelar-se um profundo conhecedor dos principais problemas que afligem a Santa Rita do Sapucaí e região, Giácomo Costanti analisou a realidade “de abandono” da região.

Antes de falarmos em nomes, precisamos entender o processo político que Santa Rita do Sapucaí passa.

Estamos falando da cidade mundialmente conhecida como o Vale da Eletrônica e que não assume o protagonismo que deve ter neste processo político de representação estadual. Acho Santa Rita do Sapucaí se fragmentou interna e politicamente e isto impede que tenhamos um projeto político mais abrangente e consistente para nossa cidade. Hoje vemos Santa Rita do Sapucaí vivendo de migalhas de deputados que aqui aparecem a cada quatro anos com finalidade puramente eleitoral. E a gente percebe a necessidade de Santa Rita do Sapucaí ter projetos políticos mais consistentes. Ou seja: cabe sonhar e efetivamente realizar um deputado estadual que seja sensível as suas necessidades, que são muito próximas e com vocações distintas e complementares. Enquanto uma é industrial a outra é agropecuária e voltada para a prestação de serviços.

As necessidades do ponto de vista estrutural são muito semelhantes. Santa Rita do Sapucaí retrata aquilo que de pior encontramos na falta de modelo econômico no Sul de Minas. Além do equivocado modelo tributário, que nos impede de competir com as cidades de Pouso Alegre, Extrema entre outras, isso só em nossa região, fora as demais cidades em outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

Santa Rita do Sapucaí, convive de uma forma geral com uma malha logística totalmente deficiente, apesar de termos importantes rodovias como a BR 381 que está a cerca de 20km e até a mesma a BR 459 que corta a nossa cidade, mas apesar disso só nossas estradas são insuficientes para o desenvolvimento econômico. Nós temos problemas pontuais de formação de mão de obra muito importantes e não temos um projeto de deputado estadual que encampe essas diversas lutas estruturais que precisamos ter para alcançar este crescimento econômico.

A criação de um modelo de desenvolvimento econômico é essencial para a região. Veja que a partir do momento que os municípios recebem valores menores do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, compromete suas obrigações básicas que deixam de ser realizadas. Sem atividade econômica, estes municípios estão ficando sem recursos porque a maior parte do dinheiro vem do FPM. Como não tem este recurso, cria-se a dependência pelas verbas paroquiais dos deputados, que é a forma como estamos sendo tratados aqui: como curral de votos sendo irrigados de quatro em quatro anos por estas emendas. Então o desenvolvimento econômico é a chave para a gente resolver todos os nossos problemas.

Aqui em Santa Rita do Sapucaí temos um problema crucial, em função da nossa estrutura que são as pequenas comunidades rurais. Lá não tem um sistema de água, não tem estradas, serviços de telefonia celular, internet regular, ambulância nem policiamento. Ou seja: elas estão esquecidas. Pois nem na cidade, quando se abre um buraco na porta da sua casa você consegue com que o arrumem rapidamente, imagine então nas comunidades rurais. Santa Rita e região não conseguiu surfar esta onda de desenvolvimento que o Brasil teve recentemente.

 Na área da segurança Pública, é necessário cobrar a implantação de câmeras de monitoramento nos principais pontos de violência, fazer o mapeamento da violência, onde ela mais se aflora e com isso, implantar sistemas de segurança nas principais vias consideradas mais violentas, buscar junto ao Comando das polícias mineiras o aumento do contingente a nível militar e civil; buscar a implementação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em nosso município.

Na verdade, entendemos que antes de achar o candidato, a gente pretende capitanear um projeto que faça com que Santa Rita do Sapucaí e cidades circunvizinhas percebam quais são as nossas reais necessidades, que são idênticas. Se juntarmos as comarcas reunidas teremos mais de 50 mil votos, o suficiente para eleger com folga um deputado estadual e contribuir muito para a eleição de um deputado federal. E nós não assumimos que temos que trabalhar juntos. A necessidade de colocar uma candidatura própria busca discutir com as sociedades de Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, São Sebastião da Bela Vista, Careaçu, São José do Alegre, Natércia, Conceição das Pedras e Pedralva, obrigatoriamente, a necessidade de todos terem a consciência de que somos complementares e partir pra luta com um projeto que configure as condições que tem nos faltado para liderar nosso desenvolvimento.

Nós precisamos de um candidato com comprometimento com a nossa região. Por isso colocamos a nossa candidatura e iremos percorrer a nossa região e conversando com as lideranças e estimulando este debate. Estamos convencidos de que o caminho que temos que seguir é este: conseguir êxito como deputado estadual e daqui a dois quatro anos conseguir outro nome para ser lançado a prefeito municipal para que esta região volte a ter representatividade política como historicamente sempre teve. Ou seja: não pode continuar se assumindo como cidades de menor importância, como, infelizmente, têm feito atualmente. E, neste sentido, a gente sente que o povo está percebendo esta realidade também. Vejo, inclusive, na população, uma consciência de que é preciso lutar bravamente para termos um projeto político comum, que contemple todas as forças desta região e, desta forma, possamos avançar.

A gente tem um desafio que é transmitir a seriedade do projeto que defendemos. Nossa candidatura está sendo construída de maneira sólida. Não estamos buscando um meio de vida na política. Temos um projeto sério. Hoje as pessoas de bem tem se afastado da Política e quanto mais as pessoas sérias se afastam, mais os desqualificados ocupam o espaço. Acho que está mais do que na hora de nós, cidadãos, que pagamos impostos e levamos esta região nas costas, de assumir nossa responsabilidade. Então, neste momento temos que passar para a opinião pública esta seriedade, e mostrar que estamos trabalhando de uma forma convicta para que o projeto seja viável. A partir do momento que estivermos conversando olho no olho com as pessoas, lideranças e a comunidade em geral, não tenho dúvida de que nossa proposta será muito bem recebida.

ofere rei canecas

 

Esse post foi publicado em Eleições 2014. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Giácomo Costanti é candidato a Deputado Estadual

  1. Fernanda disse:

    Boa sorte amigo Giacomo!
    Espero que vença e faça a diferença que esperamos há anos….só um detalhe Deus permitindo sua vitória por favor não apareça só de 4 em 4 anos como fazem por ai…..bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s