Invenções de alunos da escola ETE FMC, do Vale da Eletrônica, estarão na Mostra Algar Inovação

Em São Paulo Robô que interage com crianças hospitalizadas, por meio de jogos educativos; aplicativo para tablet (por meio de touch-screen) com sistema operacional Android, que controla a liberação de medicamentos em hospitais; e equipamento que monitora a postura do paciente durante sessões de fisioterapia. Estes são os projetos criados por alunos da ETE FMC – Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa”, de Santa Rita do Sapucaí/Minas Gerais, que estarão na 13ª edição da Mostra Algar Inovação, nos dias 10 e 11 de junho, no campus da UniAlgar – Algar Universidade de Negócios (avenida Floriano Peixoto, 6495 ─ Granja Marileusa) em Uberlândia/Minas Gerais.

 Aberto ao público e com entrada franca, o evento apresentará cerca de 50 projetos inovadores de todas as empresas do Grupo Algar, além de palestras e oficinas, que incentivam investimentos na inovação como forma de aumento da competitividade e resultados nas organizações. Este é o primeiro ano que a ETE FMC participa da Mostra de Inovação Algar. “Profissionais do Grupo Algar, em visita a ProJETE (Feira de Projetos Futuristas da ETE FMC) no ano passado, ficaram empolgados com as soluções desenvolvidas pelos alunos e com todo o trabalho que a ETE faz para estimular a inovação e o empreendedorismo. Os objetivos da visita são apresentar nossos talentos e estreitar relações entre as instituições”, explica o professor Fábio Teixeira, coordenador da ProjETE.

Dezesseis alunos da ETE FMC (relação abaixo) levarão para Uberlândia três projetos vencedores da ProjETE 2013, que também estiveram na 12ª Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia de 2014 (grande mostra realizada na Universidade de São Paulo/USP) – abaixo relação dos projetos. A ETE FMC terá um espaço dedicado nessa edição da Mostra Algar Inovação para apresentação de seus projetos e de sua história. Para a ETE FMC e seus alunos, a importância de sua participação é a integração empresa-escola. “Os alunos terão a oportunidade de conversar e apresentar seus projetos para profissionais e e executivos de diversos setores e trarão novos conhecimentos e ideias para si e para a escola”, finaliza o coordenador Teixeira.

A escola também estará representada institucionalmente. “A ETE apresentará o pioneirismo e a inovação que marcam sua história, bem como toda a inovação desenvolvida no Vale da Eletrônica”, complementa Wanderson Saldanha, coordenador do Centro de Desenvolvimento e Negócios da ETE, que acompanhará os alunos na Mostra.  

 Projetos da ETE FMC na 13ª Mostra de Inovação Algar: 

Druggist Dispenser

Alunos: Elen Cristina de Oliveira Salustiano, Francine Cássia Machado Fonseca, Giovana Floriano da Costa, Guilherme da Silva Vilela de Almeida

Aplicativo para tablet (por meio de touch-screen) com sistema operacional Android, que controla a liberação de medicamentos em hospitais.   

Avaliador Postural

Alunos: Adriene Zilda Corrêa Magalhães, Ana Beatriz Simoes Fontana, Luís Guilherme de Freitas Sousa e Pedro Paulo de Sousa Lima

Equipamento que monitora a postura do paciente durante sessões de fisioterapia.

Robô de Educação Hospitalar

Alunos: Alessandra Carolina Domiciano, Ingrid Alves de Paiva Barbosa, Jaíne Cássia Fonseca Amaral e Pedro Manoel César Moreira.

Robô que interage com crianças hospitalizadas, por meio de jogos educativos. 

Mostra Algar Inovação — é uma iniciativa do Grupo Algar, em que associados das empresas desenvolvem projetos para melhorar processos internos, otimizar tempo e promover a satisfação dos clientes. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de pesquisas e a busca de parcerias com escolas, universidades e entidades de fomento. O Grupo Algar é uma multinacional brasileira presente em diversos segmentos da economia, como telecomunicações, agropecuária, serviços, turismo e educação. 

 ETE FMC – Desde a fundação em 1959, a ETE FMC (www.etefmc.com.br) passou a ser referência em educação, por abrigar a primeira escola de eletrônica de nível médio da América Latina e a sétima no mundo, que atrai estudantes de todo o País. Atualmente, com cerca de 750alunos, nos períodos diurno e noturno, oferece os cursos de Automação Industrial, Telecomunicações e Equipamentos Biomédicos, além de Ensino Médio Regular. A região é conhecida como o “Vale da Eletrônica” – referência ao Vale do Silício na Califórnia (EUA) – de onde muitos produtos e sistemas tecnológicos inovadores são lançados para o mercado nacional e internacional. Boa parte deles nasce dentro da escola.

Serviço

13ª Mostra Algar Inovação

10 de junho, a partir das 17h30 e 11 de junho, a partir das 15h

Campus da UniAlgar – Algar Universidade de Negócios (avenida Floriano Peixoto, 6495, Granja Marileusa), Uberlândia/Minas Gerais)

Entrada francaOferecimento sos-bebidas

 

Esse post foi publicado em Informativo ETE - FMC. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s