Construção de estação de tratamento gera polêmica em Cambuquira

Obra está sendo feita atrás do Parque das Águas, cartão postal da cidade.
ONG fez denúncia ao Ministério Público alegando riscos ambientais.

A construção de uma estação de tratamento de esgoto tem gerado polêmica em Cambuquira. A obra está sendo feita atrás do Parque das Águas, cartão postal da cidade, e, por isso, algumas pessoas estão com medo do mau cheiro atrapalhar o turismo do município.

Além disso, a ONG Nova Cambuquira também é contra a construção e fez uma denúncia ao Ministério Público alegando riscos ambientais. Para a ONG, a construção oferece risco de contaminação dos lençóis freáticos.

O promotor Cristiano Gasal incluiu a construção da ETE em um inquérito civil público. O documento questiona o local onde a estação está sendo construída e possíveis impactos ambientais. Segundo o promotor, existe a possibilidade de um pedido de embargo da obra.

A construção da ETE é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), a mesma que administra o Parque das Águas. As obras, orçadas em quase R$ 2 milhões, começaram em junho deste ano e devem ser concluídas em até oito meses. A construção foi autorizada pela prefeitura, mas o prefeito da cidade, Evanderson Xavier, afirmou que vai estar de acordo com o que for decidido pela promotoria.

A Codemig informou que vai dar uma resposta oficial aos questionamentos sobre a construção da ETE na próxima quinta-feira (29). A estação de tratamento vai atender mais de 300 famílias no bairro Figueira.

Estação de tratamento está sendo construída atrás do Parque das Águas de Cambuquira (Foto: Reprodução EPTV / Tarciso Silva)

Sobre Giácomo Costanti

Email: contato@valeindependente.com.br
Esse post foi publicado em Meio Ambiente. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s