Escola Municipal Cel. Joaquim Inácio adere ao Projeto Água Limpa

Na manhã desta segunda-feira, em Santa Rita do Sapucaí, uma equipe da empresa Minas Bioenergia proferiu às primeiras palestras de sensibilização aos alunos da E. M. Cel. Joaquim Inácio para a criação do Eco Ponto de coleta de óleo comestível usado.

As crianças receberam informações sobre os riscos ambientais que o material oferece caso jogado no ralo, no solo e nos cursos d’água. Aprenderam também que o mesmo óleo não deve ser reaproveitado por mais de três frituras por representar riscos ao coração e que o melhor a fazer com o óleo velho é levá-lo até um Eco Ponto para ser transformado em Biodiesel, um novo conceito de combustível que diminui as emissões atmosféricas dos veículos ao mesmo tempo que evita, pelo reaproveitamento, a contaminação das águas e do solo.

Além de todas essas vantagens, a escola ganhará um ponto a cada quatro litros de óleo fornecido e, dependendo do número de pontos acumulados, pode trocá-los por prêmios que vão de bolas de vôlei a mesas de pingue-pongue, além de livros, computadores e muito mais.

A Minas Bioenergia já está conseguindo capturar mais de 7000 litros de óleo por mês na região que, na sua grande maioria, teriam como seu destino os rios e o solo de nossas cidades e, ciente da importância da educação neste processo, a Diretora Maria Cleusa da Silva, torna a E.M. Cel. Joaquim Inácio pioneira nesta nova abordagem da prática ecológica.

 

AARSA

Acompanhando os trabalhos da Minas Bioenergia desde o início do convênio com a empresa Metagal, a AARSA, Associação dos Amigos do Rio Sapucaí, iniciou negociações para ser entidade parceira da empresa e pretende capacitar-se para atuar como multiplicadora do conceito, promovendo a criação de outros Eco Pontos e de estabelecimentos comprometidos com o conceito da recuperação do óleo comestível usado.

A AARSA reconhece a correta destinação do óleo usado como uma maneira inteligente de despoluir o Rio Sapucaí e seus afluentes e pretende aproveitar as futuras oportunidades de relacionamento com a sociedade para difundir seus princípios e objetivos de educar para o convívio amistoso do ser humano com a natureza.

FONTE: TAKEHARA

Sobre Giácomo Costanti

Email: contato@valeindependente.com.br
Esse post foi publicado em Meio Ambiente. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Escola Municipal Cel. Joaquim Inácio adere ao Projeto Água Limpa

  1. Takehara disse:

    Muitíssimo obrigado pelo apoio Giácomo!
    O reaproveitamento do óleo velho é um antigo sonho nosso para reduzir a poluição das nossas águas e nossa meta é que nenhuma gota de tal poluente seja mais despejada na água nem no chão contamos com a colaboração de todos e outras escolas já estão em contato.
    Aproveito para informar que existem outras modalidades de convênios, com empresas e também com igrejas.
    Mais uma vez, obrigado.

  2. Marco Túlio disse:

    Obrigado Giácomo pela divulgação, é muito importante a conscientização dos alunos, por exemplo:
    que 1 litro de óleo polui 1.000.000 de litros de água já imaginaram o que ocorre se jogar na pia da cozinha.?

  3. Cleusa disse:

    Giácomo,
    como você viu nossa escola aderiu ao PROJETO ÁGUA LIMPA, onde poderemos contribuir com a preservação e defesa ao meio ambiente. Contamos com sua ajuda nessa divulgação para que quem quiser,possa estar trazendo para escola o óleo de cozinha usado em uma garrafa PET. Isso ajudará nossa escola a ganhar prêmios que será revertido em benefício da aprendizagem e desenvolvimento do nossos alunos.
    Estaremos recebendo esse óleo usado a partir de amanhã já. Seremos o ECOPONTO da comunidade.
    Obrigada.
    Cleusa

  4. CLARISBELA disse:

    parabéns as crianças ,que hj ja começaram a entregar o óleo na escola.isso quer dizer que as crianças estão levando a sério um gde trabalho para manter nossas aguas limpas.

  5. nt disse:

    isso mesmo vamos economizar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s