Plano de Manejo da Reserva Biológica e Parque Municipal de Santa Rita

Realizada a Primeira Oficina de Iniciação para a Elaboração do Plano de Manejo da Reserva Biológica e Parque Municipal de Santa Rita do Sapucaí.

Conduzida pelo pesquisador Felipe Bello Nogueira Simas, integrante da OSCIP Ambiente Brasil Centro de Estudos (Viçosa-MG), realizou-se, no dia 26 de junho, no auditório da Incubadora Municipal de Empresas, a primeira de uma série de oficinas com instituições e sociedade para a elaboração do Plano de Manejo da Reserva Municipal de Santa Rita do Sapucaí.

O projeto faz parte do “Programa de Apoio à Competitividade das Empresas de Santa Rita do Sapucaí e Região”, iniciativa do Governo de Minas com apoio do SINDVEL, SEBRAE-MG, IEL-FIEMG e recursos financeiros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Nesta oficina a equipe da Ambiente Brasil estabeleceu os primeiros contatos com os participantes das diversas instituições e cidadãos dispostos a colaborar com o plano, levantou as principais forças e vulnerabilidades da Unidade de Conservação e identificou outros agentes que podem contribuir para o melhor andamento do projeto.

 

 Conheça o que é o plano de manejo:

O plano de manejo é o documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade. Este documento elaborado por profissionais altamente especializados em diversas áreas, tanto de ciências naturais como de ciências gerenciais, deve ser entregue ao gestor da unidade contendo todas as informações sobre o meio natural, a relação com o entorno, as estruturas físicas e principalmente sobre sua administração em si, para que ele consiga direcionar melhor suas ações e gastos na gestão da unidade de conservação.

Sobre Giácomo Costanti

Email: contato@valeindependente.com.br
Esse post foi publicado em Meio Ambiente. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Plano de Manejo da Reserva Biológica e Parque Municipal de Santa Rita

  1. Patrícia disse:

    Giácomo, por favor quais foram os critérios para os convites a essas pessoas? Minha entidade não recebeu convite e muito menos foi informada dessa reunião. É lamentável essa situação, sempre se convidam as mesmas pessoas.
    A Novo Estilo de Vida gostaria de ter sido convidada!!! Percebe se pelas fotos que só chamaram quem intere$$a a eles.

    • Giácomo Costanti disse:

      Olá Patrícia, não sei te responder, pois o CONSEP-SRS também não recebeu convite. Mas creio que não houve nenhum interesse fora do foco de meio ambiente não!

  2. Takehara disse:

    Bom dia Patrícia.
    A divulgação e convites para esta oficina foram de iniciativa do SINDVEL, o CODEMA também retransmitiu o convite aos seus conselheiros e inúmeras instituições foram convidadas, embora a presença tenha sido modesta como de costume.
    Estive presente tanto como membro do CODEMA como também da AARSA (Associação de Amigos do Rio Sapucaí) e posso lhe afirmar que o desejo dos consultores e de todos os presentes era de que todos os representantes de classes ligadas ao tema estivessem presentes e, vale destacar, uma das atividades foi justamente elencar quais deveriam ser convidados além dos que ali estavam.
    Independentemente de qualquer convite, sugiro que a “Novo Estilo de Vida” entre em contato com o SINDVEL (3471 2055) e solicite sua inclusão no mailing list do projeto e, particularmente, gostaria que a Novo Estilo de Vida e a AARSA se aproximassem pois sinto que temos muito o que fazer juntos.

  3. Ali Rahal disse:

    Este é um assunto eminentemente técnico, portanto deve ser tratado por pessoas que tenham o conhecimento necessário para tal.

  4. Acredito que todos, entidades e cidadãos, devem estar antenados a qualquer iniciativa cidadã como essa. De que adianta enviar convites personalizados, a não ser para inserir evidencias de participação? O Sindvel convidou e muitos, como nós, repassaram o convite mas o que se viu foi que estavam presentes “as mesmas pessoas” que sempre participam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s