Tribuna Popular – Lixão da Rua Farid Abraão

Na reunião ordinária do dia 21, na Câmara Municipal, a Tribuna Popular, foi usada pelo senhor Maicon Roberto Soares Pereira, que fez um longo pronunciamento sobre o descaso do Poder Executivo para com os problemas enfrentados pelos moradores da Rua Farid Abraão. O senhor Maicon informou que formalizou uma denúncia junto ao Ministério Público mas, segundo o senhor Maicon, o Ministério Público não mostrou interesse em ajudá-lo na solução dos problemas relatados, por isto recorre à esta Casa. De acordo com seu relato, existe um terreno baldio na Rua Farid Abraão, no Bairro Maristela, que é conhecido por receber parquinhos de diversão com qualidades suspeitas. Afirmou que este terreno vem servindo de depósito de lixo doméstico, animais mortos, entulho de construção e móveis usados, “situação essa que vem ocorrendo há anos, não sendo, portanto, nenhuma novidade para os órgãos públicos desta cidade”, afirma o senhor Maicon, junto com a ressalva de que, esse problema envolve várias Secretarias do Município que não estão exercendo sua função nesse caso, como por exemplo da Educação, da Saúde, da Segurança. Diante disso o senhor Maicon fez os seguintes questionamentos aos senhores Vereadores: “1- Por que o Ministério Público não atendeu meu pedido? 2- Quem é o dono do terreno? 3- Os parquinhos que se instalam naquele local recebem vistoria do Município? 4- Quem recebe dos parquinhos ou eles ficam de graça? 5- Por que o terreno não foi murado e os demais sim? 6- Por que a Prefeitura faz limpeza neste terreno usando seu maquinário e funcionários, ao invés do morador, uma vez que ele é particular?  7- Está sendo cobrada multa? Pois na resposta da Prefeitura disse que será cobrada. 8- Por que os carroceiros são orientados pela própria Prefeitura para jogar lixo naquele local? Após os questionamentos do senhor Maicon, o assunto em questão foi exaustivamente debatido entre os senhores Vereadores e o senhor Maicon, culminando com o Presidente da Câmara, Domásio Roque da Fonseca nomeando as Comissões de Viação e Obras Públicas e a Comissão de Educação e Saúde para irem até a Prefeitura marcarem uma reunião com o senhor Prefeito na tentativa de solucionar esse problema o mais rápido possível.

É preciso deixar registrado que todo o pronunciamentos proferido pelo senhor Maicom e  Vereadores, ficaram gravados fonograficamente em mídia digital, que passará a fazer parte integrante da ata conforme resolução que rege o assunto.

Sobre Giácomo Costanti

Email: danieli@valeindependente.com.br
Esse post foi publicado em Cidade, Justiça, Meio Ambiente. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Tribuna Popular – Lixão da Rua Farid Abraão

  1. Santarritense decepcionado disse:

    Faz quase 35 anos que resido em aqui em Santa Rita, e este terreno já tinha estes problemas…..o que precisa é a prefeitura notificar o dono, que tirando um ficha espelho verá quem é o dono e, murar e mandar para o mesmo. Tem também um terreno ao lado da guarda municipal que não tem muro, não tem passeio, obra inacabada, sem contar o matão que tem lá!! Os donos é do Chico do Supermercado Gomes e de sua ex-esposa, pronto prefeitura, só tomar providências, por favor!

  2. Capitão Caverna disse:

    Art.5,II da nossa carta magma,”Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.,Entrementes,para a Administração Pública,a legalidade passa a ter feições peculiares,pois,sua atuação resta condicionada ao que a lei determina,sendo permitido ao administrador público realizar somente aquelas condutas legalmente previstas.Vale observar que nesse sentido a acepção lei não é restrita limitando-se a esta ou aquela norma.seu significado é muito mais abrangente,pois revela não só a lei em si,mas todo o arcabouço legal e constitucional em que esta inserida. Lei 8429,02 de junho de1992.Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo,mandato,função,emprego ou atividades mencionadas no art.1 desta lei,e notadamente.IV-Utilizar,em obra ou serviço particular,veículos,máquinas,equipamentos ou material de qualquer natureza,de propriedade ou a disposição de qualquer das entidades referidas no artigo 1 desta lei,bem como o trabalho de servidores públicos,empregados ou terceiros contratados por essas entidades.

  3. Maicon disse:

    Olá meu nome é Maicon e sou o cidadão da denuncia; notificar o dono do terreno éo que a lei pede( mas o que o CIDADÃO IMPLORA é o seu DIREITO em PRIMEIRO LUGAR, afinal por causa de UM todos PAGAM), mas não resolve o PROBLEMA, o LIXO continuara lá e os PROBLEMAS TODOS que descrevi em meu DEPOIMENTO ao MINISTERIO PUBLICO continuaram tambem, FATALIDADES não tem hora pra acontecer, e depois que acontecem ai é que não aparece um RESPONSAVEL mesmo.
    A SITUAÇÃO amigo Santarritense Decepcionado é que há PROBLEMAS SERIOS que ja existem ha MUITO TEMPO em SANTA RITA, e eles são PASSADOS de MANDATO em MANDATO, toda vez que mudamos de PREFEITO, só que o CIDADÃO continua o mesmo, e de GERAÇÃO em GERAÇÃO o CIDADÃO convive com o PROBLEMA, se ACOSTUMA com o PROBLEMA, e ouve tanta CONVERSA e MENTIRA que chega a ACREDITAR realmente que o PROBLEMA não tem SOLUÇÃO, muito dos moradores desse BAIRRO acham isso, PROBLEMA SEM SOLUÇÃO, ELES foram DESACREDITADOS, EU NÃO. O caso desse BAIRRO não é ISOLADO na CIDADE, temos muitos PROBLEMAS na CIDADE TODA, e muitos realmente são DIFICEIS da PREFEITURA e seus FUNCIONARIOS resolverem, só que tratar todos os PROBLEMAS dessa forma NÃO DA CERTO, se tive que ir para na CAMARA DE VERADORES foi por que essa foi a OPÇÃO me dada, e deveria ser a POSIÇÃO de TODO SANTARRITENSE. LEMBREM-SE aqui é o VALE DA ELETRONICA, isso que dizer algo, uma CIDADE com um POLO INDUSTRIAL TECNOLOGICO grande, FACULDADES e ESCOLAS CONCEITUADAS e RESPEITADAS, e tem que o CIDADÃO ir brigar para resolver PROBLEMAS DE LIXÃO NA CIDADE, RECLAMAR POR VACAS SOLTAS NAS RUAS, MUROS CAINDO, são PROBLEMAS PEQUENOS, BUROCRATICOS mas PEQUENOS, será que o VALE DA ELETRONICA só vale dos PORTÕES DAS FABRICAS e das ESCOLAS DE TECNOLOGIA para dentro, e a CIDADE como fica, PRECISAMOS DE UM PLANO DIRETOR URGENTE E BEM ELABORADO, SANTA RITA NÃO É MAIS A CIDADE QUE ERA NOS TEMPOS DOS NOSSOS PAIS E AVOS ELA CRESCEU É ADULTA AGORA, VIROU GENTE GRANDE.
    Fico imaginando quantas PESSOAS ja correram atras de SOLUÇÕES para seus PROBLEMAS e tiveram que ouvir RESPOSTAS que só se da para um IDIOTA… EU NÃO SOU… e EXIJO o mesmo RESPEITO que OUTROS exigem.
    O PROBLEMA ja esta na CAMARA DOS VEREADORES, se o que que RELATEI em meus DEPOIMEMTOS não forem VALIDOS e o PROBLEMA NÃO FOR RESOLVIDO , ai é cai de joelhos e implorar por JESUS CRISTO. OU PRATICAR AUTO EXILIO.
    PARA OS SENHORES POLITICOS E POLITIQUEIROS REFLETIREM:
    Quem passou PASSOU, o que se tem a FAZER tem que ser FEITO HOJE. Para que mais TEMPO CULTIVANDO OS MESMOS PROBLEMAS.
    Os que estão HOJE no PODER, ocupam esse CARGO exatamente para CORRIGIR os ERROS PASSADOS, VIVER é isso, CORRIGIR ERROS, não JUSTIFICA-LOS ou não FAZE-LOS por que OUTROS não o FIZERAM.
    SE O CIDADÃO NÃO TOMAR UMA POSIÇÃO E ASSUMIR OS SEUS DEVERES E SUAS RESPONSABILIDADES DENTRO DA SOCIEDADE NÃO IREMOS A LUGAR ALGUM, SÓ IREMOS DAR RE EM NOSSA HISTORIA…

    • Giácomo Costanti disse:

      É isso ai Maicom, está na hora de nosso povo saber o PODER que tem em suas mãos!!
      É hora da população começar a cobrar seus direitos, EXIGIR respostas e COBRAR SOLUÇÕES, afinal se eles estão no poder, foi graças ao povo que lá os colocou!!
      Grande abraço e Parabéns pelo exemplo de CIDADANIA que vem nos dando!!

    • Takehara disse:

      Maicon, o local é famoso por ser objeto de especulação imobiliária. Todo o Fernandes e Maristela foram ocupados e construídos, menos estas áreas.

      Você mencionou o Plano Diretor e ele está lá, dentro da Câmara, esperando para ser lido e votado e sabe porque não anda? Nem eu.

      Mas tenho a suspeita de que não anda justamente por causa de situações como esta que você está sofrendo.

      Acontece que o Nosso Plano Diretor Participativo possui vários artigos que ajudam a diminuir a especulação, um deles trata do IPTU Progressivo que vai aumentando ano a ano enquanto o dono da área não controi no local. Como os especuladores não querem isso acho que estão mexendo os pauzinhos para melar o PDP.

  4. Patrícia disse:

    Não sou moradora do bairro mas cidadã e fico indignada com a situação daquele terreno. Parabéns Maicon pela iniciativa. Vamos aguardar e confiar que providências sejam tomadas.

  5. Maicon disse:

    Obrigado, mas é preciso que mais pessoas façam isso, precisamos de mais manifestações por parte dos cidadãos, para que a “prefeitura” pare de tratar a nós cidadãos como se fossemos ignorantes, e para os vereadores entrarem em atividade.
    Só o fato das pessoas comparecerem as reuniões da camara ja ajuda muito a todos, a camara fica praticamente vazia da precensa do cidadão santarritense. Fica aqui um convite para que todo santarritense interesado no bem estar da cidade compareça as reuniões na CAMARA MUNICIPAL. Todas as mudanças ocorridas em sistemas de governo teve que ter a participação do povo.

  6. Maicon disse:

    Giacomo ajude a divulgar este convite e a necessidade da presença do cidadão na camara.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s