Campanha recolhe lixo eletrônico em Santa Rita do Sapucaí

Nos dois primeiros anos, campanha recolheu 5 toneladas de sucata

Peças de computadores, baterias, celulares e aparelhos eletrônicos estragados foram coletados neste sábado (25), em Santa Rita do Sapucaí. A campanha que acontece pelo terceiro ano. Nos dois primeiros, foi responsável pelo recolhimento de cinco toneladas de material.

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância de dar uma destinação correta a materiais eletrônicos que podem causar a contaminação do meio ambiente se não forem descartados de forma correta.

Uma tenda foi montada em uma praça no Centro da cidade. Alunos de um projeto social fizeram uma passeata chamando a população para participar.

O destino correto do lixo eletrônico está na Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, publicada em agosto deste ano. O artigo 33 prevê que fabricantes, importadores, distribuidores de pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, produtos eletroeletrônicos e componentes “são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor. A lei deve ser regulamentada até o fim do ano.

O material recolhido é enviado a uma empresa de São Paulo autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Quase todo material pode ser reaproveitado, mas se jogado na natureza pode contaminar o solo e os lençóis freáticos com substâncias tóxicas. Uma pilha, por exemplo, demora de 100 a 500 anos para se decompor. O monitor de computador demora 300.

FONTE EPTV

Esse post foi publicado em Cidade, Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s