Helicóptero dos Bombeiros transporta órgão doado em Alfenas

Aeronave desceu nas proximidades do HUAV com equipe do MG Transplantes

Equipe do MG Transplante decolou do aeroporto local, no fim da tarde, para Belo Horizonte (Fotos: Soloni Viana/capa e José Carlos Santana/interna)

Utilizando o helicóptero do Corpo de Bombeiros, a equipe do MG Transplantes, de Belo Horizonte, aterrissou em Alfenas na tarde desta sexta-feira, 26 de fevereiro. Os médicos captaram no Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV) órgãos de uma doadora que teve morte cerebral constatada.

A lavradora M.R.F., de Paraguaçu, estava internada no HUAV por causa de um aneurisma cerebral. Com 30 anos e grávida, ela foi internada com o problema na cabeça no dia 3 de fevereiro, quando foi induzida ao parto prematuro e submetida a uma cirurgia no cérebro. Desde então ela estava no CTI (Centro de Tratamento Intensivo), mas na noite de quinta-feira, 25 de fevereiro, acabou falecendo. Com a morte cerebral confirmada, a família optou pela doação de seus órgãos. Foram retirados rins, fígado, córneas e pâncreas.

Segundo o cirurgião Dr. Marcelo Sanches, o fígado foi levado para Belo Horizonte na aeronave dos Bombeiros que pousou por volta das 13h num pasto nas proximidades do hospital para que os profissionais de saúde desembarcassem. O embarque, por volta das 16h30, aconteceu já no Aeroporto de Alfenas. Ainda de acordo com o médico, o órgão já tem destino e será transplantado ainda hoje.

Os rins seguiram numa UTI móvel para Pouso Alegre e as córneas e pâncreas ficam em Alfenas. De acordo com Soloni Viana, assessora de marketing do HUAV, logo que desceu em solo alfenense, a equipe do MG Transplante foi levada imediatamente para o hospital pelo conhecido taxista “Vitinho”.

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s