Foi com profundo pesar que recebemos a notícia o falecimento ocorrido em Niterói, do nosso amigo e conterrâneo Eloi de Souza Garcia, ocorrido no dia 8 de julho de 2026, aos 81 anos.
Nascido em 1º de dezembro de 1944, em Santa Rita do Sapucaí (MG), filho do saudoso casal Jandyra (D. Jandyra Doceira)e Geraldo Pinho Garcia.
Eloi construiu uma trajetória de grande relevância para a ciência brasileira. Cientista e pesquisador reconhecido, dedicou décadas à pesquisa biomédica e à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição que presidiu entre 1997 e 2000, deixando uma contribuição marcante para a ciência e a saúde pública do país.
Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, reconhecimento por uma vida dedicada à pesquisa, à produção do conhecimento e à formação de novas gerações de cientistas.
Mineiro e apaixonado pelo Botafogo, Eloi foi, acima de tudo, um homem de família, pai de três filhas e avô de uma neta. Deixa um legado que ultrapassa os laboratórios e as instituições que ajudou a fortalecer, permanecendo vivo na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e em sua imensa contribuição para o Brasil.
Neste momento de dor, manifestamos nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos, desejando que encontrem conforto nas lembranças, no exemplo de vida e no legado deixado por Eloi de Souza Garcia.
Descanse em paz. 🖤





















