O dia 24 de junho é uma data especial. É dia de São João, de fogueiras acesas, de alegria, de encontros e de celebração.
Mas para Santa Rita do Sapucaí, esta data também guarda uma lembrança muito especial.
Foi em 24 de junho de 1902 que nasceu uma menina destinada a deixar sua marca na história de nossa cidade: Lupércia Martínez Morón, carinhosamente conhecida por muitos como Madame.
Hoje, se estivesse entre nós, Dona Lupércia completaria 124 anos. No entanto, existem pessoas cuja passagem pela vida é tão intensa, tão significativa e tão cheia de amor, que o tempo jamais consegue apagar suas lembranças.
Filha dos espanhóis Antonio Morón e Maria Morón Martinez, Dona Lupércia foi uma mulher muito à frente de sua época. Elegante, determinada e apaixonada pela vida, construiu uma linda história ao lado de seu esposo, Dante de Marchi, formando uma família que teve como frutos seus filhos Lívia e Rossio de Marchi.
Amante da natureza, encantava-se com a beleza das flores, das árvores e das paisagens. Na culinária, encontrava uma forma de expressar carinho, especialmente através dos doces que preparava com dedicação. Mas uma de suas maiores paixões era, sem dúvida, a fotografia.
Ao lado de Dante e, posteriormente, de seu filho Rossio, registrou milhares de momentos que hoje ajudam a contar a história de Santa Rita do Sapucaí. Graças ao olhar sensível dessa família, muitas memórias foram preservadas e atravessaram gerações, permitindo que o passado continue vivo em cada imagem.
Dona Lupércia também era uma torcedora apaixonada do tradicional Ride Palhaço, vivendo intensamente as manifestações culturais da cidade. Juntamente com sua irmã mais velha, Maria Hespanha Martinez del Castillo, esteve à frente de grandes festas, eventos sociais e memoráveis desfiles carnavalescos, contribuindo para a alegria e a cultura de toda uma comunidade.
Hoje, ao recordarmos sua trajetória, celebramos não apenas a data de seu nascimento, mas o legado de uma mulher extraordinária. Uma mulher que amou sua família, sua cidade, suas tradições e seu povo. Uma mulher que ajudou a construir a memória afetiva de Santa Rita do Sapucaí e que permanece viva no coração daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la e nas páginas da história que ajudou a registrar.
Neste dia de São João, que as fogueiras iluminem também a lembrança de Dona Lupércia. Que sua história continue inspirando novas gerações e que seu legado jamais seja esquecido.
Parabéns, Dona Lupércia. Sua luz continua brilhando entre nós.



















