Equipamento está sendo instalado em todos os 140 veículos da frota do município e permitirá a coleta de dados para maior controle de movimentação, economia de combustível e manutenção.
A Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí iniciou na manhã desta segunda-feira, 16 de maio de 2022, a instalação de equipamento de monitoramento via GPS em toda a frota do município. O objetivo desta nova ferramenta é a coleta de dados permitindo maior controle de movimentação, economia e manutenção dos 140 veículos disponíveis.
A iniciativa faz parte do Projeto Cidades Inteligentes – Smart Cities, do qual fazem parte o Inatel, o BNDES e a Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí. “Estamos realizando a segunda entrega desse projeto com a instalação dos equipamentos de rastreamento da frota composta por carros, motos, vans, caminhões, retroescavadeiras, ônibus, máquinas e tratores.
Em sua primeira fase o projeto disponibilizou o aplicativo Cidadão Online que é um canal de acesso aos serviços da Prefeitura através da Zeladoria, Ouvidoria e Botão de Pânico”, comenta Públio Teles, secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.
De acordo com Lucas Rocha, coordenador técnico do projeto pelo Inatel, nessa fase se agrega mais inteligência à cidade com o subsídio de dados. “A ideia do projeto é transformar dados em informação, como a comparação dos gastos com combustível com o perfil do trajeto de cada veículo”, conta.
Ainda, segundo o secretário Públio, esse sistema de rastreamento irá aperfeiçoar o uso da frota e gerar economia nos gastos públicos. “Esse sistema de monitoramento nos permitirá verificar qual o perímetro que os veículos fazem quando estão rodando ou não. Pretendemos como isso maior controle da frota e otimização dos recursos públicos utilizados”, destaca.
ASCOM PMSRS
Com toda certeza que agora irão ter menos gastos com combustíveis,bom que sobra mais verba pra investir em outras áreas.