Biblioteca Municipal recebe lançamento de escritor santa-ritense

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Henrique Del Castillo recebeu no dia 30 de dezembro, pelas mãos do próprio autor santa-ritense, Cristianos Flávios, 05 exemplares da obra do Na Companhia do Monstro: Incursões subterrâneas no vale dos parasitas.

Cristianos Flávios é um autor sul-mineiro de Santa Rita do Sapucaí que tem se especializado desde 2017 em produzir uma literatura periférica autoral, empregando preferencialmente a estética punk “faça você mesmo” dos zines e usando colagens de elementos da cultura pop como estratégia de enriquecimento simbólico para a crítica social feita na forma do aforismo filosófico.

O autor foi contemplado com o Edital 005/2021 do Movimento Cidade Criativa, Cidade Feliz 2021, no setor literatura, categoria criação literária, que proporcionou então, o desenvolvimento da obra Na Companhia do Monstro: Incursões subterrâneas no vale dos parasitas (2021).

Foi a partir do uso do aforismo que alguns poetas antigos chegaram a experimentar pela primeira vez o que poderia ser a prosa, enquanto modo de expressão cultural escrito.

E é esse mesmo frescor próprio do aforismo que caracteriza a prosa poética e filosófica de Cristianos Flávios. Bem versado em sua formação filosófica, o autor também é reconhecido pelo uso perspicaz e provocador do diálogo filosófico junto aos que convivem mais proximamente a ele.

Não é incomum encontrá-lo caminhando pela cidade, imerso com algum interlocutor em conversas profundas sobre o conteúdo da tradição filosófica ocidental e sobre os problemas mais diversos da existência humana, como uma espécie de Sócrates saído da periferia santa-ritense.

E é justamente essa espontaneidade do discurso oral e o esforço de observação e reflexão a respeito do cotidiano que o autor busca habilmente imprimir em sua literatura aforismática.

Em Na Companhia do Monstro: Incursões subterrâneas no vale dos parasitas, Cristianos Flávios pretende fazer jus a essa vocação espinhosa do aforismo, ao fazer o leitor compreender quase que a marretadas as minúcias percebidas pelo seu olhar arguto.

ASCOM PMSRS

pepita ofere certo

Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s