5 tendências para carreira e gestão de pessoas em 2022

Docente do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas do Senac elenca as características que os gestores empresariais devem se atentar no próximo ano

A pandemia exigiu de muitos negócios o isolamento social e muitas das soluções que surgiram em virtude desse obstáculo vieram para ficar. Hoje, o chamado home office é uma realidade nas organizações brasileiras e, com isso, as antigas métricas de desempenho e organização de pessoas e equipes que existiam no mundo pré-pandemia mudaram.

Para o docente do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas do Senac, especialista em Recursos Humanos, Rodrigo Sávio, todas essas transformações no ambiente organizacional proporcionaram o surgimento de novas formas de monitoramento de resultados, comunicação entre pessoas e equipes, e logística de produção. Essas mudanças foram facilitadas (e aceleradas) devido à tecnologia que temos hoje à disposição. Assim, para 2022, ele elenca cinco fatores principais na área:

  • Processos seletivos cada vez mais tecnológicos e on-line: aplicativos para inscrição de candidatos; testes on-line; entrevistas remotas;
  • Treinamento, desenvolvimento, mentoria e coaching on-line;
  • Avaliações de desempenho feitas remotamente, com foco mais em resultado do que em produção;
  • Desenvolvimento e profissionalização de feedback on-line e comunicação não-violenta;
  • Sistemas de remuneração e de carreira mais dinâmicos, respondendo às tendências de mudança que o trabalho remoto trouxe.

“O perfil dos profissionais, principalmente de liderança, mudou. É dada preferência a líderes que consigam engajar as pessoas e equipes, ainda que não estejam trabalhando juntos, com capacidade de focar em resultados e estabelecer prioridades, criando para isso, um ambiente harmônico onde as pessoas se sintam engajadas com os objetivos da empresa. O Brasil já atravessa, há anos, o que chamamos de crise de lideranças. Uma empresa de médio porte, independente do segmento em que atua, leva em média 90 dias para a reposição de uma vaga de liderança, e muitas vezes não consegue contratar um profissional com os requisitos que precisa. Por isso é vital a qualificação desses profissionais para atender essa demanda existente no mercado”, explica do especialista Rodrigo Sávio.

O docente ainda afirma que a saúde mental das pessoas é um dos fatores principais para essa mudança, fator que foi colocado à prova neste período de pandemia. A OPAS, órgão da OMS, estima que de 33% a 50% da população da América Latina irá passar por algum tipo de sofrimento mental em decorrência da pandemia. Por isso, Rodrigo destaca a necessidade de líderes mais comprometidos com as pessoas nas organizações.

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas do Senac

Para o docente do MBA do Senac Rodrigo Sávio, a gestão das empresas está cada vez mais complexa, com processos mais profissionais e tecnológicos e demanda o conhecimento de ferramentas do mercado, sustentabilidade do negócio, posicionamento mercadológico e promoção de resultados por meio das pessoas.

Para quem busca aproveitar o início de um novo ano para se atualizar na área e dar esse passo na carreira, o Senac oferta o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, focado em formar profissionais aptos a exercerem posições estratégicas nas empresas.

Com turma do curso confirmada para janeiro de 2022, as matrículas estão abertas e podem ser feitas no site do Senac (https://mg.senac.br/). As aulas se iniciam no dia 19/01/2022 e acontecem semanalmente, às quartas e quintas, no turno da noite.

No curso, o profissional tem acesso às ferramentas mais utilizadas nessa área, desde a seleção profissional às medidas de desempenho da performance de pessoas e equipes, organização do capital intelectual do negócio, estratégias de planejamento, posicionamento de mercado, diagnóstico de clima, KPIs (indicadores de performance), dentre outras assuntos intrínsecos à gestão.  O curso é desenhado para acontecer de forma interativa e aplicada, por meio de metodologias ativas, desenvolvidas por professores que são profissionais de mercado e trazem a visão prática dos processos que envolvem as pessoas nas empresas.

Mais informações podem ser acessadas no site do Senac ou diretamente com a unidade em Pouso Alegre, pelo telefone/whatsapp (35) 2103-2450.

Sobre o Senac em Pouso Alegre 

Presente na região desde 2008 e atendendo cerca de 30 municípios no Sul de Minas, o Senac em Pouso Alegre é referência em ensino e qualificação profissional e possui amplo portfólio de cursos livres, técnicos, workshops e palestras, com opções nas áreas de Artes, Beleza, Comércio, Informática, Turismo, Gestão, Moda, Idioma e Saúde. A unidade oferece, também, turmas do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial, pós-graduação (MBA) atua também como polo de Educação a Distância (EAD).

A unidade tem atuação forte com a comunidade e oferece serviços como Senac na Escola, SenacMóvel (carreta-escola) e atendimentos na área de estética corporal e facial. Com uma infraestrutura completa, o Centro de Educação Profissional do Senac em Pouso Alegre tem atuação forte junto à comunidade e possui laboratórios de informática, hardware, empreendedorismo, saúde e estética, além de salas de aula bem equipadas e atualizadas, buscando sempre o aprimoramento dos alunos e do aprendizado.

ASCOM SENAC

oferecimento impact

Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s