Biblioteca Municipal realiza roda de conversa sobre literatura escrita por pessoas negras durante a semana da Consciência Negra

Em Santa Rita do Sapucaí, aconteceu na noite do dia 17 de novembro, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Henrique Del Castillo, a roda de conversa “Escrevivência” – A importância da literatura escrita e protagonizada por pessoas negras.

A ação foi conduzida pela historiadora Patrícia Vigilato, que trouxe aos presentes reflexões sobre o tema, apresentando aos presentes as fontes do racismo, desde Machado de Assis, até os escritores da contemporaneidade, como Conceição Evaristo.

O racismo estrutural perdura até hoje, não só no âmbito social, econômico, bem como na literatura. Os escritores negros, atualmente ainda enfrentam dificuldades imensas para adentrar espaços literatos. Observa-se isso não só em acervos de bibliotecas, bem como no mercado editorial, onde uma parcela mínima das publicações são de autoria destes.

Trazer esta reflexão para dentro do ambiente da Biblioteca, fez os presentes repensarem estas questões, bem como questões envolvidas com o racismo de forma geral. Patricia indagou os presentes, a maioria de leitores assíduos, de forma cirúrgica, “Dos livros que você leu, ou está lendo, ou dos que você tem em casa, quantos destes são de escritores negros? Quantos destes escritores estão presentes, por exemplo, na Academia Brasileira de Letras?”.

A Biblioteca Municipal agradece imensamente a Patricia Vigilato pela disponibilidade e pela incrível condução do evento, bem como os demais presentes.

ASCOM PMSRS

Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s