4º SeBIM será realizado no Minascon

O Seminário BIM irá reunir especialistas, lideranças, técnicos e outros
profissionais que atuam no setor da construção civil

unnamed

Uma das atrações do Minascon 2021 é a 4ª edição do Seminário BIM (SeBIM), que será realizada no dia 22 de novembro. Com o tema “Implementando o BIM, a hora é agora”, o SeBIM terá em sua programação apresentações de cases de sucesso como o projeto da Arena MRV, futuro estádio do Atlético Mineiro, onde serão apresentados os usos, ferramentas e benefícios que o BIM trouxe ao projeto. Dentre os palestrantes confirmados estão: Diego Pontes e Bernardo Farkasvölgyi, da MRV, Jader Rios, Grupo Toctao, Carla Macedo e Ronaldo Bartholo, Câmara BIM-MG e OHB, e Vinícius Lott e Lucas Silva, da Direcional.

“Além disso, o evento vai demonstrar como algumas prefeituras de Minas Gerais estão em relação ao conhecimento do BIM e mostrar que é possível utilizar o BIM em pequenas obras, como por exemplo escaneamento de redes, infraestrutura e criação de projetos”, explica João Cruz Reis Filho, diretor técnico do Sebrae Minas. Estão confirmadas as participações das prefeituras de Belo Horizonte, Santa Luzia, Uberlândia, São Luís e Governador Valadares.

O evento abordará também o IFC, que é um formato de dados que tem a finalidade de permitir o intercâmbio de um modelo informativo sem perda ou distorção de dados ou informações, realidade aumentada nos canteiros de obras e em projetos para discutir sobre os principais benefícios e desafios para implementação do BIM.

O Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem de Informações da Construção do país é uma metodologia que possibilita a simulação de uma edificação, entendendo os aspectos associados à sua execução, otimização da gestão dos recursos e a garantia do cumprimento do prazo de finalização. A técnica permite ainda gerenciar todas as informações relacionadas a uma obra, favorecendo um planejamento eficaz e um monitoramento preciso.

O SeBIM é idealizado pelo Sebrae Minas, Sinduscon-MG, Câmara BIM-MG, Seinfra e DER-MG em Minas Gerais. Seu intuito é levar informações aos pequenos negócios ligados aos segmentos da engenharia e arquitetura, além de discutir estratégias do BIM que passarão a ser exigidas em licitações de obras públicas a partir de 2021.

Sobre o Minascon – Considerado o maior evento da cadeia produtiva da construção mineira, o Minascon chega a sua 18ª edição em 2021 investindo na inovação para o setor. A iniciativa da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e do Sebrae Minas será realizada entre os dias 22 e 25 de novembro. A programação é gratuita e on-line, e reúne conteúdos técnicos, seminários e congressos segmentados.

4ª edição do Seminário BIM (SeBIM)
Data: 22/11
Horário: 8h às 18h20

Minascon 2021
Data: 22 a 25/11

ASCOM FIEMG

auge ofere

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s