Abrigo Provisório realiza busca ativa de pessoas em situação de rua e Secretaria de Saúde promove vacinação

O serviço de acolhimento e atendimento da pessoa em situação de rua é um dos muitos serviços prestados pela assistência social, uma política pública essencial para garantir os direitos às pessoas que se encontram hoje nessa situação.

Conforme definição da Secretaria Nacional de Assistência Social, a população em situação de rua se caracteriza por ser um grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular, sendo compelida a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento, por caráter temporário ou de forma permanente.

Nesse período foram mais de 500 atendimentos e cerca de 286 acolhimentos, além de campanhas de conscientização e incentivo ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários rompidos, por meio da atuação da equipe técnica do CREAS e da Coordenação do Abrigo.

Neste ano, os trabalhos foram intensificados, especialmente, com a chegada do inverno. Assim, a coordenadora do Abrigo Sandra Lemes e o servidor Lucas Fechio tem realizado busca ativas durante a noite pela cidade incentivando quem ainda se encontra na rua a aderir aos serviços ofertados pelo Abrigo.

Outra importante ação foi a vacinação dessa população contra a COVID 19, visto que são pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Além dessas e outras ações, a coordenação do Abrigo também faz, rotineiramente, a entrega de EPI’s (máscaras, álcool gel) àqueles que ainda estão não rua e que por muitos motivos se recusam a aderir as propostas do serviço. Nosso trabalho é o de resgatar a dignidade dessas pessoas, contribuir para que possam reescrever sua própria história. Acolher e transformar.

Informações à população sobre o serviço do Abrigo podem ser obtidas pelos telefones: 3471-0718- CREAS e 3471-4309 – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

“NÃO DÊ ESMOLA, OFEREÇA ATENDIMENTO!”

ASCOM PMSRS

ofere flavia certo

Esse post foi publicado em De Olho na Cidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s